início da navegação

VERDES TRIGOS é inspirado na obra de Van Gogh,  especialmente na obra em "The Green Wheat Fields". Está disponível um protetor de telas com obras de Gogh e músicas de Vivald: um brinde especialmente para você

LIVROS RECEBIDOS

Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta
Tom Lisboa
Recebido em 15/11/2004

O objetivo desta pesquisa, Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta, é traçar uma linha evolutiva da imagem do Oscar desde sua fase ornamental até a constituição de seu próprio simulacro. Neste percurso, se pretende também identificar a formação do imaginário que circunda a estatueta, estudar a importância dos meios de comunicação de massa na transformação da estatueta em seu próprio simulacro e analisar o caráter espetacular da cerimônia do Oscar em consonância com os tempos atuais. O referencial teórico condutor é a teoria das quatro fases sucessivas da imagem proposta por Jean Baudrillard, teoria essa que permeia a trajetória proposta por este estudo. Também servirão de referência, para fundamentar este estudo e dialogar com as idéias propostas por Baudrillard, as teorias de cultura de massa e imaginário de Edgar Morin, as reflexões de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo e os conceitos de Marshall McLuhan a respeito dos meios de comunicação. O objeto de pesquisa escolhido se insere no campo específico do Mestrado de Comunicação e Linguagens por se tratar de estudo sobre um ícone da comunicação de massa, um objeto que sintetiza o poder e o papel da mídia e de suas interfaces com a indústria cinematográfica. Como interesse acadêmico, o estudo procura colaborar na construção de referências teóricas acerca do tema e estimular o aprofundamento de pesquisas sobre o Oscar, um dos principais símbolos da cultura de massa, que mesmo após 75 anos de existência, ainda é submetido a um tipo de literatura que aborda apenas aspectos sensacionalistas ou curiosidades de bastidores.


Nossa Vida Animal
Geraldo Simas
Recebido em 30/10/2004

Quais os objetivos que temos na vida? Existem muitas conjecturas a respeito, mas nada que se possa chamar de verdade absoluta. Entretanto, ao longo da existência, nossas ações estão sempre relacionadas a dois únicos objetivos verdadeiramente concretos: a sobrevivência e a procriação. Nada de surpreendente, exatamente como qualquer outro animal. Trazer a tona esta realidade simples, porém muitas vezes desapercebida, pode nos esclarecer muitos aspectos do comportamento humano, desmistificando teorias e melhorando significativamente o entendimento do que se passa na cabeça de cada um de nós. O confronto do que aqui expomos, com as mais diversas situações do dia a dia, é um exercício fácil, porém com desdobramentos certamente construtivos. Apesar de ser uma obra de ficção, os conceitos expressos são reais e quem sabe, contundentes. Cabe a cada um, avaliá-los, e tirar a suas próprias conclusões. Este é desafio.


O Último Gerente
Izabel Pavesi
Recebido em 30/10/2004

O romance de ficção passa-se entre S.Paulo e Florianópolis, e descreve um gerente de banco às voltas com seus romances e seus conflitos internos; e tambem apresenta os desafios e questões do cotidiano de uma instituição financeira.

Livro enviado pela autora IZABEL PAVESI, que nos proporciona uma leitura agradável e prazerosa, pois faz interessante a vida e as relações dentro de uma engrenagem selvagem e avassaladora de uma instituição financeira.


Contra-usos da cidade
Rogerio Proença Leite
Recebido em 30/10/2004

Com base em pesquisa realizada no histórico Bairro do Recife, analisa em que medida as políticas de enobrecimento urbano — que transformam o patrimônio cultural em mercadoria e moldam as cidades históricas para práticas de consumo globais — esvaziam o sentido público dos espaços urbanos.

Lançamento da Editora Unicamp


Globalização, democracia e ordem internacional
Sebastião C. Velasco e Cruz
Recebido em 30/10/2004

Reúne ensaios que analisam, sob diferentes ângulos, um conjunto de questões de vasto alcance teórico e de candente atualidade — da política externa brasileira à guerra do Iraque, das reformas econômicas à ordem internacional.

Lançamento da Editora Unicamp


Transformando os deuses. Vol. II: Igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil
Robin M. Wright
Recebido em 26/10/2004

Organização: Robin M. Wright

Focaliza as missões evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil. Examina os múltiplos sentidos da conversão e as diversas maneiras pelas quais os povos indígenas têm absorvido, rejeitado, transformado ou ressignificado as doutrinas e práticas cristãs introduzidas entre eles por missionários. Diferentemente do volume I, inclui povos que vivem em regiões não-amazônicas, além de povos da região amazônica não considerados naquele volume.

Lançamento da Editora Unicamp


Esquerda em Processo
Tarso Genro
Recebido em 26/10/2004

Há muitos anos escrevendo a respeito dos dilemas que envolvem as ideologias da esquerda contemporânea e as amargas heranças das experiências socialistas do nosso tempo, o autor aprofunda no livro as grandes transformações e conquistas sociais por que passa a sociedade de nossa época, analisando a estrutura e a qualidade do processo de redefinição estratégica e política que ocorre nas esquerdas no Brasil e no mundo.

Recebido da Editora Vozes


Poesia Pois É Poesia
Décio Pignatari
Recebido em 25/10/2004

Poesia Pois É Poesia inclui praticamente toda a obra poética de Décio Pignatari, criada ao longo de cinco décadas, além de traduções e inéditos. Divide-se em três partes: a primeira, “Poesia Pois É”, reúne a base de sua formação poética, em versos. A segunda, “Pois É Poesia”, apresenta o momento de mutação representado pela poesia concreta, no qual o autor tem papel destacado. A terceira parte, “Poetc.”, depois dos chamados “poemas semióticos” ou “sem palavras”, significa uma retomada de quase tudo o que fez, incluindo-se aí o antes desprezado verso.

Recebido da Editora UNICAMP


E QUANDO EU ME FORMAR?
Juliana Teresa Hannichel
Recebido em 21/10/2004

Este livro é uma espécie de manual de sobrevivência para o estudante universitário e aborda questão práticas sobre profissão carreira, mercado de trabalho e emprego, além de trazer experiências de vida e profissão de homens e mulheres que, de uma forma pró-ativa e corajosa, encontraram seus caminhos. Um texto com jeito de conversa, reunindo dicas, depoimentos e histórias e apresentando algumas alternativas e soluções que podem ajudar você a responder à grande questão: E quando eu me formar?


Por que os homens não voam?
Pablo Morenno
Recebido em 06/10/2004

Pablo Morenno surge como um cronista consumado, neste seu livro de estréia. Suas crônicas dão a impressão de terem sido escritas para livro, e não para jornal. Como os bons cronistas, Morenno extrai do cotidiano e da atualidade os aspectos que, por demasiado humanos, não perdem o interesse com a passagem do tempo.


Anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] Próxima

Ir ao início da página

Recomendado
 

... Todo dia tem