início da navegação

VERDES TRIGOS é inspirado na obra de Van Gogh,  especialmente na obra em "The Green Wheat Fields". Está disponível um protetor de telas com obras de Gogh e músicas de Vivald: um brinde especialmente para você

LIVROS RECEBIDOS

Pupilas Ovais
Rosângela Vieira Rocha
Recebido em 11/09/2005

Rosângela Vieira Rocha, discípula de Tolstoi, em seu último livro de contos, Pupilas ovais, recém-lançado pela LGE, de Brasília, entoa sua experiente voz para discorrer sobre uma comunidade que coincidentemente é a sua: a das mulheres.


Senhoras do Santíssimo Feminino
Márcia Frazão
Recebido em 10/09/2005

SENHORAS DO SANTÍSSIMO FEMININO conta a história de Virgínia, uma imigrante portuguesa estabelecida no morro de São Carlos, localizado no bairro carioca do Estácio, na década de 1930. Um mulher devota e corajosa, capaz de fugir de uma vida segura, mas sem amor, na distante aldeia lusitana de Mangualde. Numa mão, o filho, na outra, uma sacola com várias imagens de santas. Companheiras de décadas de alegrias, sofrimentos e muitas aventuras. Símbolos da fé em um futuro melhor e que mais tarde lhe valeram a fama de milagreira.

Recebido da Editora Record


Gaiola Aberta
Domingos Pellegrini
Recebido em 10/09/2005

Duas vezes ganhador do Prêmio Jabuti, primeiro por um livro de contos e mais tarde por um romance, Domingos Pellegrini se consagrou como um grande prosador. A poesia, em sua carreira de três décadas, havia aparecido apenas em uma ou outra antologia. Porém, aos 55 anos, Pellegrini resolveu surpreender os leitores ao lançar o seu primeiro livro dedicado inteiramente aos versos. Gaiola aberta é uma coleção de sonetos que respeitam a forma rígida desse tipo de poema, sem deixar de lado o estilo do autor e a sua visão do mundo atual. Sempre fiel a essa estrutura clássica e centenária, o escritor imprime nos versos, com muita propriedade, recortes do seu cotidiano. Nos 150 sonetos que compõem o livro, Pellegrini escreve tanto sobre o caos urbano quanto sobre o cenário bucólico da chácara onde mora há vários anos.


Areias Movediças e outras histórias de inquietação
Adelina Velho da Palma
Recebido em 29/07/2005

De Portugal, recebo "Areias Movediças....". Leio devagar, são contos repletos de inquietações, como propõe o título deste livro da lisboeta Adelina. Raro prazer proporcionou-me sua leitura. Tiago é o nome do conto, onde verifica que em nada difere a alma feminina de outro continente. "Chamavas-te Tiago. Tiago. O nome assentava-te como uma luva. Como Iago, Iacobus ou Jacob, aquele que vence, que dá segurança e em quem se pode confiar. O que se seguiu não foi uma paixão súbita, repentina, mas um amor lenta e solidamente construído."

Dez histórias onde Adelina Velho da Palma explora com mestria a natureza misteriosa e desconcertante da alma humana. Comédia e drama convivem lado a lado, num estilo narrativo intenso e directo que prende o leitor desde a primeira página. Dez enredos onde a imaginação é a nota dominante e o inopinado constante. Dez frisos de personagens multifacetadas, impregnadas de incoerência e subjectividade — em suma — presas das paixões e vicissitudes comuns a todo o género humano. Dez epílogos surpreendentes.


A arte de escrever cartas
Editora Unicamp
Recebido em 17/07/2005

Anônimo de Bolonha, Erasmo de Rotterdam, Justo Lípsio
Organização: Emerson Tin


A arte de escrever cartas traz ao leitor a tradução de três tratados sobre o tema, escritos em períodos de grande importância para o desenvolvimento do gênero epistolar. Três obras fundamentais para o conhecimento das regras de escrita de cartas, que até então tinham pequena circulação, restritas a poucos estudiosos, e que se encontram agora traduzidas para o português e disponíveis ao público brasileiro.

Recebido da Editora Unicamp


Bakhtin, dialogismo e construção do sentido
Editora Unicamp
Recebido em 17/07/2005

Organização: Beth Brait

Importante contribuição para o conhecimento da obra de Mikhail Bakhtin. Mostra o percurso de sua reflexão sobre a linguagem, desde os círculos de estudos na União Soviética, na primeira metade do século XX, até sua introdução e divulgação no Brasil, a partir da década de 1960.

Recebido da Editora Unicamp


Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira
Editora Unicamp
Recebido em 17/07/2005

Este livro, agora traduzido para o português, demonstra que a biomassa, rica fonte energética de origem vegetal, pode contribuir de maneira significativa para suprir nossas necessidades de energia. Os artigos analisam a situação brasileira, as novas tecnologias de conversão energética de biomassa e as alternativas disponíveis, fornecendo também uma visão global do uso da energia e indicando novas direções.

Recebido da Editora Unicamp


Getúlio Vargas e a economia contemporânea
Tamás Szmrecsányi
Recebido em 17/07/2005

Preparados por eminentes historiadores, economistas e cientistas sociais, os 13 textos reunidos neste livro reconstituem a trajetória política de Getúlio Vargas, desde antes da Revolução de 1930 até o ano de sua morte. Neles são examinados o contexto em que se deu essa trajetória, o seu impacto sobre a economia brasileira e o legado que ela deixou para as gerações posteriores. Nesta reedição, foram acrescentados dois textos — um sobre o início da trajetória política de Getúlio e outro relativo ao significado atual de suas realizações e aspirações.


Tradução manifesta
Paulo Ottoni
Recebido em 17/07/2005

Este livro reúne dez textos cujo principal objetivo é refletir sobre a relação entre tradução e desconstrução. Ao final, traz um artigo de Jacques Derrida, traduzido pelo próprio autor. A afirmação de Jacques Derrida, “Não se fala nunca de tradução numa linguagem universal, fora de uma língua natural (intraduzível – a traduzir)”, resume de modo exemplar os enigmas da tradução de que trata esta coletânea.

Recebido da Editora Unicamp.


Elogio da Leitura
Gabriel Perissé
Recebido em 17/07/2005

Gabriel Perissé esteve em Presidente Prudente/SP proferindo a palestra de abertura do XV Congresso de Educação e me trouxe um exemplar do seu último livro "Elogio da Leitura". Honrou-me com uma dedicatória que me responsabiliza, chama-me de "semeador de leituras".

A leitura é a habilidade básica para o acesso à informação, à cultura, às tradições, às idéias e aos valores que circulam entre as pessoas, e a loucura atual é que esta habilidade nem sempre tem sido elogiada com toda a desmedida que merece! Autor de vários artigos e ensaios sobre o problema da leitura, Gabriel Perissé reúne nesta obra argumentos sensatos (ou nem tanto) a favor de um radical elogio desta atividade, cujos limites transbordam a leitura dos livros, neles encontrando, porém, seu privilegiado objeto de interesse e de prazer. Como D. Quixote em delírio, o "Elogio da Leitura" propõe a todos esta lúcida alucinação. O bom fanatismo da leitura. A leitura compulsiva e obsessiva. Inoculados pela loucura da leitura, sentiremos a febre aumentar toda vez que passarmos perto de uma biblioteca, de uma livraria ou de um sebo.


Anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] Próxima

Ir ao início da página

Recomendado
 

... Todo dia tem