- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Cartas a Cassandra
Ely Vieitez Lanes*
Ely Vieitez Lanes é mineira e vive em Ribeirão Preto desde a infância. Na alma ficou a ânsia telúrica de quem nasce entre montanhas: salva-se somente pela arte ou pela loucura. Deve ser por isso que sentiu a necessidade ingente de escrever: Tem dez livros publicados: ensaios, contos e poemas. Ousou até escrever um livro de estórias para adolescentes. Seu livro A Senhora das Sombras , contos, Massao Ohno Editor (1994), foi indicado para o prêmio Jabuti; receberam também as indicações os livros Paixão Desmedida e Cântico de Amor ao Amado, ambos de poemas, Editora Mania de Livro - SP (1996). Participou de várias Antologias Poéticas. Premiada no Concurso Nacional de Contos da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (1978), respectivamente com os contos Na Travessia das Hortênsias, número 13 e Pigmalião. Os dois contos premiados integraram a coletânea do livro Os Girassóis de Girona, publicado em 1999, também pela Editora mania de Livro.
As lambadas da vida foram em vão: ela continua lírica, otimista, acreditando na ousadia de sonhar. Educadora famosa, Ribeirão Preto acabou por oficializar a paixão clandestina que a escritora sempre nutriu pela cidade de adoção: em 1996 recebeu o título de cidadã ribeirão-pretana. Fundou e orienta o Grupo Flamboyant, desde Março de 1990.
É mestre em Letras e Semiótica pela Unesp (Araraquara), escreve artigos em jornais de Ribeirão Preto, cidades da região e da Capital. Participou de vários congressos em Portugal (Coimbra e Évora). Pertence à Academia Ribeirãopretana de Letras e a União Brasileira de Escritoras.
A autora acredita em verdades insofismáveis: quem lê, cresce, enriquece o seu mundo interior, o vocabulário e a capacidade de redigir. Escrever, ler não são tarefas fáceis. É uma luta com as palavras que são traiçoeiras, polissêmicas e, às vezes, colocam autor e leitor diante de enigmas, perguntando-lhes como no poema de Carlos Drummond de Andrade: Trouxeste a chave?
Aceite o repto e penetre no mundo complexo do romance epistolar Cartas a Cassandra.
Cartas a Cassandra, de Ely Vieitez Lanes, é um romance epistolar, primeiro no gênero na literatura brasileira. Possui um fio narrativo que perpassa por toda a obra: a tese de que toda mulher é Cassandra. São cartas que se permitem ler como pequenos contos. A partir da tese, Ely cria uma personagem narradora e outra interlocutora. Do relacionamento cada vez mais intenso entre as duas, a autora desenvolve um questionamento de fundo existencialista que aborda problemas da juventude à velhice ao longo de mais de sessenta cartas.
Cartas a Cassandra é um romance de expiação e redenção pelo sofrimento. (Waldomiro Waldevino Peixoto)
Sobre o Autor
Ely Vieitez Lanes:
Ely Vieitez Lanes é mineira e vive em Ribeirão Preto, desde 1948. Lecionou Língua Portuguesa, Professor III, na Rede Estadual, efetivada, em 1964, por concurso, obtendo o primeiro lugar no Estado de São Paulo.
• É professora de Literatura Brasileira, Mestre em Semiótica e Estudos Literários pela UNESP, fundou e orienta o "Laboratório de Redação de Ribeirão Preto", e o Grupo Flamboyant. Contista premiada em Concurso Nacional promovido pela Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais.
• É membro de uma dezena de Academias de Letras e Associações culturais em todo o país. Tem realizado palestras em inúmeras cidades brasileiras, participou do I Encontro de Escritores de Pernambuco (1995) e do II Encontro Internacional de Poetas, em Coimbra (1995).
LEIA MAIS
A comunhão da palavra, por Whisner Fraga.Um amor anarquista retrata a imigração de italianos, capitaneada por Giovani Rossi, sua instalação em terras paranaenses, com a ajuda dos brasileiros, a criação de uma fazenda anarquista e finalmente o dia-a-dia desta sociedade. Leia mais
Dez conversas: Diálogos pertinentes, por José Aloise Bahia.
Uma obra valiosa e ágil, plural e revigorante, pautada pela qualidade de discernimento e esforço jornalístico em compreender o atual panorama da poesia brasileira: Dez conversas: diálogos com poetas contemporâneos (Gutenberg Editora, 2004), de autoria do jornalista, professor e poeta mineiro Fabrício Marques Leia mais