início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais

Editora Vozes Ltda*

Autor(es): Lupicinio Iñiquez (coord.)
Assunto: Letras e Literatura


Este livro tem a intenção de oferecer aos leitores e leitoras que se queiram familiarizar com o debate sobre o papel da linguagem nas ciências sociais uma introdução à Análise do Discurso como perspectiva teórico-metodológica e como ferramenta de investigação.

É interessante apontar sumariamente o contexto histórico e disciplinar no qual este livro foi escrito: a interface (ou lugar de encontro) da filosofia, da psicologia social, da ciência social crítica, dos estudos do discurso e da lingüística, da etnologia e da análise da conservação. Com tal enfoque, este manual representa uma relevante contribuição para uma visão crítica e discursiva da psicologia social e para uma análise aprofundada da sociedade com seus problemas fundamentais sociais, políticos e econômicos, permeados muitas vezes, pela reconstrução ideológica da realidade cotidiana com conseqüentes práticas de dominação e exclusão.

Os sete capítulos do manual aprofundam os temas centrais pertinentes à relação entre Análise do Discurso e ciências sociais: o primeiro capítulo elucida, teórica e epistemilogicamente, o papel da linguagem nas ciências sociais. O segundo apresenta os fundamentos que legitimam o papel da linguagem nas ciências, sobretudo, através dos conceitos de linguisticidade e linguístico. O terceiro analisa o discurso como método e como perspectivas nas ciências sociais, abordando práticas como sociolinguística internacional, a etnografia da comunicação, a análise crítica etc. os quatro últimos capítulos abordam, através de exemplos, a delicadeza, a importância e as conseqüências que a prática da Análise do Discurso pode ter na vida cotidiana, e a revolução que é possível fazer quando a conceitualização teórica é abordada de um ponto de vista discursivo.

Qual o alcance - e quais os limites - da incorporação da linguagem, seu papel, seus fundamentos teóricos, suas dimensões epistemológicas, metodológicas e políticas nas Ciências Sociais? Se, por um lado, é notório o interesse despertado pela linguagem e suas implicações nas ciências, por outro lado, falta estabelecer um consenso sobre questões. A abordagem deste livro descortina ao leitor as perspectivas do debate e as críticas que importa fazer à Análise do Discurso. Para formas uma opinião bem fundamentada é preciso não somente conhecer os procedimentos básicos desse tipo de análise, mas também evitar os jargões, as imposições ou os dogmatismos, respeitando a pluralidade de perspectivas e de pontos de vista, de modo que a reflexão sobre o papel das ciências sociais mantenha-se significativo no processo de construção da realidade.

Sumário

Prefácio – O giro discursivo (Teun A. van Dijk), 7
Introdução, 15

1. O “giro lingüístico” (Tomás Ibáñez Gracia), 19

2. Os fundamentos da Análise do Discurso (Lupicinio Iñiguez), 50

3. Prática da Análise do Discurso (Lupicinio Iñiguez), 105

4. A Análise da Conversação e o Estudo da Interação Social (Charles Antaki e Félix Díaz), 161

5. Psicologia Discursiva: Teoria da Ligação e método com um exemplo (Derek Edwards), 181

6. A fronteira interior – Análise crítica do discurso: um exemplo sobre racismo (Luisa Martín Rojo), 206

7. Práticas discursivas (Mary Jane P. Spink e Vera Mincoff Menegon), 258

--------------------------------------------------------------------------------

Sobre o Autor

Editora Vozes Ltda: Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Geografia da alma humana,  por Ronaldo Cagiano.
Embate desesperado contra a solidão, a alienação, a loucura e outros fantasmas
Nos dez contos que enfeixam o livro, Chico Lopes labora dentro de uma unidade temática, sem ser repetitivo no encadeamento das tramas.  Leia mais
Último Gerente,  por Izabel Pavesi.
Livro de IZABEL PAVESI, que nos proporciona uma leitura agradável e prazerosa, pois faz interessante a vida e as relações dentro de uma engrenagem selvagem e avassaladora de uma instituição financeira.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página