- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais
Editora Vozes Ltda*
Autor(es): Lupicinio Iñiquez (coord.)
Assunto: Letras e Literatura
Este livro tem a intenção de oferecer aos leitores e leitoras que se queiram familiarizar com o debate sobre o papel da linguagem nas ciências sociais uma introdução à Análise do Discurso como perspectiva teórico-metodológica e como ferramenta de investigação.
É interessante apontar sumariamente o contexto histórico e disciplinar no qual este livro foi escrito: a interface (ou lugar de encontro) da filosofia, da psicologia social, da ciência social crítica, dos estudos do discurso e da lingüística, da etnologia e da análise da conservação. Com tal enfoque, este manual representa uma relevante contribuição para uma visão crítica e discursiva da psicologia social e para uma análise aprofundada da sociedade com seus problemas fundamentais sociais, políticos e econômicos, permeados muitas vezes, pela reconstrução ideológica da realidade cotidiana com conseqüentes práticas de dominação e exclusão.
Os sete capítulos do manual aprofundam os temas centrais pertinentes à relação entre Análise do Discurso e ciências sociais: o primeiro capítulo elucida, teórica e epistemilogicamente, o papel da linguagem nas ciências sociais. O segundo apresenta os fundamentos que legitimam o papel da linguagem nas ciências, sobretudo, através dos conceitos de linguisticidade e linguístico. O terceiro analisa o discurso como método e como perspectivas nas ciências sociais, abordando práticas como sociolinguística internacional, a etnografia da comunicação, a análise crítica etc. os quatro últimos capítulos abordam, através de exemplos, a delicadeza, a importância e as conseqüências que a prática da Análise do Discurso pode ter na vida cotidiana, e a revolução que é possível fazer quando a conceitualização teórica é abordada de um ponto de vista discursivo.
Qual o alcance - e quais os limites - da incorporação da linguagem, seu papel, seus fundamentos teóricos, suas dimensões epistemológicas, metodológicas e políticas nas Ciências Sociais? Se, por um lado, é notório o interesse despertado pela linguagem e suas implicações nas ciências, por outro lado, falta estabelecer um consenso sobre questões. A abordagem deste livro descortina ao leitor as perspectivas do debate e as críticas que importa fazer à Análise do Discurso. Para formas uma opinião bem fundamentada é preciso não somente conhecer os procedimentos básicos desse tipo de análise, mas também evitar os jargões, as imposições ou os dogmatismos, respeitando a pluralidade de perspectivas e de pontos de vista, de modo que a reflexão sobre o papel das ciências sociais mantenha-se significativo no processo de construção da realidade.
Sumário
Prefácio – O giro discursivo (Teun A. van Dijk), 7
Introdução, 15
1. O “giro lingüístico” (Tomás Ibáñez Gracia), 19
2. Os fundamentos da Análise do Discurso (Lupicinio Iñiguez), 50
3. Prática da Análise do Discurso (Lupicinio Iñiguez), 105
4. A Análise da Conversação e o Estudo da Interação Social (Charles Antaki e Félix Díaz), 161
5. Psicologia Discursiva: Teoria da Ligação e método com um exemplo (Derek Edwards), 181
6. A fronteira interior – Análise crítica do discurso: um exemplo sobre racismo (Luisa Martín Rojo), 206
7. Práticas discursivas (Mary Jane P. Spink e Vera Mincoff Menegon), 258
--------------------------------------------------------------------------------
Sobre o Autor
Editora Vozes Ltda:
Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730
LEIA MAIS
A palavra desencantada, por Whisner Fraga.Em Senhoras do santíssimo feminino, a trama começa propondo um desafio, uma ressurreição santa, mas aos poucos se torna lerda, arrastada, de modo que o leitor se desanima à medida que avança nas 270 páginas da obra. Leia mais
Travessias Revolucionárias, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
Este livro conta a vida de três militantes sindicalistas revolucionários De Ambris, Sorelli e Rossoni que atuaram intensamente na Itália, no Brasil e em outros países, entre o fim do século XIX e o fascismo. Leia mais