início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Antologia Ítalo-brasileira - Bilíngue lançado na 3ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Antônio Carlos Tórtoro*

No dia 11 de agosto, no Espaço Cultural Place, as editoras Novo Saber ( do Brasil) e a Andrômeda ( da Itália), lançaram uma antologia de poesias , bilíngüe , ítalo-brasileira , com poemas dos escritores Antônio Carlos Tórtoro, presidente da ARL - Academia Ribeirãopretana de Letras, e o Prefeito e Representante da União das Prefeituras do Distrito da Val Vibrata, Claudio De Donatis.

O Consórcio ABC , a TECFAD- tecnologia Educacional e a ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras sentiram que o evento foi caracterizada como uma ocasião de solene e ampla celebração da cultura e da arte italo-brasileira e da fraterna amizade entre nossos povos.

Segundo palavras o Sr Antônio Angelini , máximo dirigente do Consórcio ABC, publicadas na introdução dessa antologia: " A água, elemento primordial da vida, une, também no significado dos nomes, Ribeirão Preto (pequeno córrego preto) e Teramo (interamnia urbs,cidade entre rios).

Feliz coincidência, já que as nossas realidades territoriais na área de Ribeirão Preto (Brasil) e o distrito industrial "Val Vibrata-Tordino-Vomano" da cidade de Teramo (Itália), são profundos, de vários anos, em múltiplos acordos comerciais e com o acordo de cidades irmãs (Gemellaggio).

Trata-se de uma escolha original e estratégica, destinada a consolidar a ânsia e a expectativa de crescimento econômico-industrial da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, da Universidade Moura Lacerda de Ribeirão Preto e do Consórcio Industrial ABC de Teramo.

O projeto de desenvolvimento econômico-industrial e social, iniciado com a criação do projeto do Distrito Industrial na cidade de Ribeirão Preto para receber uma rede de Joint Venture industriais e comerciais Italo-Brasileiras, querem hoje completar-se e qualificar-se, no plano cultural, com a nossa presença na 3a. Feira Nacional do Livro, de 8 a 17 de agosto de 2003.

E para dar uma leve mas significativa manifestação do novo e comum empenho no campo da cultura, eis esta publicação, fruto do empenho poético de nossos co-nacionais: Antônio Carlos Tórtoro e Claudio De Donatis.

Escolhemos a poesia, uma das expressões mais nobres da cultura e da arte, que o grande poeta italiano Giacomo Leopardi dizia "Quer infinito estudo e trabalho..."e completa com outra inspiração "Alta inspiração e Frenesi da alma...".

E se mesmo o Poeta Leonardo anunciava que "A perfeita poesia não é possível traduzir em outra Língua", nós queremos realizar esta corajosa transgressão, apresentando a tradução da obra de Antônio Carlos Tórtoro e Claudio De Donatis na Língua original de cada país.

Justificamos tal decisão com a necessidade de dar um sinal tangível no desenvolvimento do plano cultural, que terá uma etapa importante de exaltação e desenvolvimento da "4a. Feira Nacional do Livro" no próximo agosto 2004, dedicada a Itália.

Sobre o Autor

Antônio Carlos Tórtoro: Antônio Carlos Tórtoro e Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras e da Academia Ribeirão-Pretana de Educação. Cidadão Emérito de Ribeirão Preto.

"Antônio Carlos Tórtoro é matemático. Na sua feitura, no entanto, por engano ou santo descuido divino, misturam-se à lucidez e à acuidade, muita filosofia, um espiritualismo quase místico e farto lirismo.
Clivagem, em psicologia, é um fenômeno do ser com dois egos: um que o prende ao chão, outro que o atrai para o infinito. Isso talvez explique bem o poeta e o escritor. O poeta e o homem. Dualidade na Unidade. Corpo e alma. Realidade e sonho.
TÓRTORO é uma clonagem espiritual de todo ser humano perquiridor, atormentado. Por isso seus poemas são universais e nos fazem sentir uma sensação familiar. Eles procuram harmonizar, dar lucidez ao “nonsense“ da existência, problema eterno da condição humana" (Ely Vieitez Lanes)

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Babel,  por Alberto Lins Caldas.
Babel é livro comprometido com a literatura; com o que ela tem de mais expressivo, visceral e significativo. Texto que nos remete a contos, fábulas e mitos, construindo um painel tanto do nosso mundo, sem cair nos regionalismos ou nos tradicionais transes da classe média literária, quanto da própria arte de escrever.  Leia mais
Mulheres Más,  por Sandra Sarue.
Nesta obra, mulheres relatam suas maldades em relação aos seus maridos, saboreando cada detalhe de suas vinganças.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página