início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Antologia Ítalo-brasileira - Bilíngue lançado na 3ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Antônio Carlos Tórtoro*

No dia 11 de agosto, no Espaço Cultural Place, as editoras Novo Saber ( do Brasil) e a Andrômeda ( da Itália), lançaram uma antologia de poesias , bilíngüe , ítalo-brasileira , com poemas dos escritores Antônio Carlos Tórtoro, presidente da ARL - Academia Ribeirãopretana de Letras, e o Prefeito e Representante da União das Prefeituras do Distrito da Val Vibrata, Claudio De Donatis.

O Consórcio ABC , a TECFAD- tecnologia Educacional e a ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras sentiram que o evento foi caracterizada como uma ocasião de solene e ampla celebração da cultura e da arte italo-brasileira e da fraterna amizade entre nossos povos.

Segundo palavras o Sr Antônio Angelini , máximo dirigente do Consórcio ABC, publicadas na introdução dessa antologia: " A água, elemento primordial da vida, une, também no significado dos nomes, Ribeirão Preto (pequeno córrego preto) e Teramo (interamnia urbs,cidade entre rios).

Feliz coincidência, já que as nossas realidades territoriais na área de Ribeirão Preto (Brasil) e o distrito industrial "Val Vibrata-Tordino-Vomano" da cidade de Teramo (Itália), são profundos, de vários anos, em múltiplos acordos comerciais e com o acordo de cidades irmãs (Gemellaggio).

Trata-se de uma escolha original e estratégica, destinada a consolidar a ânsia e a expectativa de crescimento econômico-industrial da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, da Universidade Moura Lacerda de Ribeirão Preto e do Consórcio Industrial ABC de Teramo.

O projeto de desenvolvimento econômico-industrial e social, iniciado com a criação do projeto do Distrito Industrial na cidade de Ribeirão Preto para receber uma rede de Joint Venture industriais e comerciais Italo-Brasileiras, querem hoje completar-se e qualificar-se, no plano cultural, com a nossa presença na 3a. Feira Nacional do Livro, de 8 a 17 de agosto de 2003.

E para dar uma leve mas significativa manifestação do novo e comum empenho no campo da cultura, eis esta publicação, fruto do empenho poético de nossos co-nacionais: Antônio Carlos Tórtoro e Claudio De Donatis.

Escolhemos a poesia, uma das expressões mais nobres da cultura e da arte, que o grande poeta italiano Giacomo Leopardi dizia "Quer infinito estudo e trabalho..."e completa com outra inspiração "Alta inspiração e Frenesi da alma...".

E se mesmo o Poeta Leonardo anunciava que "A perfeita poesia não é possível traduzir em outra Língua", nós queremos realizar esta corajosa transgressão, apresentando a tradução da obra de Antônio Carlos Tórtoro e Claudio De Donatis na Língua original de cada país.

Justificamos tal decisão com a necessidade de dar um sinal tangível no desenvolvimento do plano cultural, que terá uma etapa importante de exaltação e desenvolvimento da "4a. Feira Nacional do Livro" no próximo agosto 2004, dedicada a Itália.

Sobre o Autor

Antônio Carlos Tórtoro: Antônio Carlos Tórtoro e Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras e da Academia Ribeirão-Pretana de Educação. Cidadão Emérito de Ribeirão Preto.

"Antônio Carlos Tórtoro é matemático. Na sua feitura, no entanto, por engano ou santo descuido divino, misturam-se à lucidez e à acuidade, muita filosofia, um espiritualismo quase místico e farto lirismo.
Clivagem, em psicologia, é um fenômeno do ser com dois egos: um que o prende ao chão, outro que o atrai para o infinito. Isso talvez explique bem o poeta e o escritor. O poeta e o homem. Dualidade na Unidade. Corpo e alma. Realidade e sonho.
TÓRTORO é uma clonagem espiritual de todo ser humano perquiridor, atormentado. Por isso seus poemas são universais e nos fazem sentir uma sensação familiar. Eles procuram harmonizar, dar lucidez ao “nonsense“ da existência, problema eterno da condição humana" (Ely Vieitez Lanes)

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Metáfora da Vida e da Morte, enquanto realidades pertubadoras,  por Ronaldo Cagiano.
Fernando Cesário crava fundo sua prosa cirúrgica, para fazer uma incisão pungente no suplício que envolve a vida dos personagens dessa trama instigante.  Leia mais
Adriana Zapparoli, Enigma e Erotismo,  por Ricardo Alfaya.
Neste livro eletrônico, sob o título "Erótica", o apreciador encontrará 12 belos poemas minimalistas. São peças que combinam imagem e palavra, criadas e realizadas com o emprego da computação gráfica, pela poeta Adriana Zapparoli.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página