início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

E toda a nossa esperança está em Deus

Henrique Chagas*

Há meses recebi pelo correio o livro "A SOMBRA DE DEUS", de Maria Lúcia Pinheiro Sampaio, e prometi lê-lo, comentá-lo aos leitores do nosso sítio VERDES TRIGOS. Um livro de poesias com uma temática muito forte, apesar da aparente simplicidade, onde a Autora investe-se na origem do mal, das pessoas, dos sentimentos e do próprio Ser Supremo. É instigante e perturbador, como tem sido toda a obra da Autora.

Demorei para lê-lo, digeri-lo e entender sua magnitude. Valeu a pena lê-lo com calma e de forma reflexiva.

A Sombra de Deus é um livro que a analisa a natureza do mal e descreve os crimes da humanidade e dos indivíduos. A escritora teve, segundo a introdução de sua obra, há mais de dez anos, a revelação, através de sua poesia, de que Deus e Satã eram a mesma pessoa. Como eu e você leitor, ela também ficou perplexa e se dispôs a estudar outros místicos que tiveram a mesma revelação. Afirma a Autora que uma poderosa força levou-a vivenciar e a estudar o mal.

Neste livro, a autora retrata os crimes cometidos pela humanidade do passado e do presente, nele os crimes da Inquisição, do comunismo, das ditaduras, do nazismo, da escravidão são analisados.

Estuda a natureza do mal, que, segundo ela, provém de Deus e das opções dos homens. Traça um retrato terrível da humanidade e mostra que o mal é o maior problema que a humanidade enfrenta. Se ela não conseguir dominar o mal, poderá ser destruída por ele.

O livro é um épico moderno e narra a luta do bem contra o mal, através do tempo. É a história da maldade humana. Segundo a Autora estudar o mal e suas manifestações e atos, e descrevê-los é uma forma de exorcizá-los.

Apesar do forte conteúdo de seu livro e de uma desesperançada análise do mal, a Autora afirma acreditar que Deus não está alheio aos problemas do mundo; pelo contrário, encarnou-se na condição humana e com o homem sofre martirizado. E pela atitude dos homens de bem é esperado a atuação de Deus para a salvação da humanidade; e tal atitude decorre da íntima ligação entre Deus e o ser humano, que, por certo, nos redimirá e nossa culpa e de nossos erros.

Porém, como eu creio que a maior de todas as virtudes é a esperança, maior que o amor e que a própria fé, sinto-me, depois da leitura de "A SOMBRA DE DEUS" como , o sofredor bíblico, clamando pela intervenção divina, e esperando, como aconteceu com Jó, que quando Deus intervém, é para revelar a sua transcendência e nos reduzir ao silêncio. O homem deve persistir (esperança) na fé mesmo quando o seu espírito não encontra sossego. E toda a nossa esperança está em Deus.

"Os sofrimentos do tempo presente não tem comparação com a glória que há de revelar-se em nós. Pois a criação em expectativa anseia pela revelação dos filhos de Deus." (Rm 8,18-19). Paulo de Tarso, Apóstolo de Cristo.

Contatos com a Autora do livro: Maria Lúcia Pinheiro Sampaio - Prof. da UNESP(Assis/SP) - lucia@femanet.com.br

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

LIÇÃO DA EXPERIÊNCIA,  por Rui Barbosa.
Famoso discurso de Rui Barbosa para os formandos da turma de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Peça clássica do direito nacional, permanece atual com suas reflexões e proposições. Prefácio do ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior.  Leia mais
Culturas de Classe,  por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
Os autores fazem parte do esforço internacional de redefinição da prática dos historiadores, ao se dedicarem à compreensão das influências recíprocas de gênero, etnia e classe.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página