início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

NAS ASAS DE ÍCARO

Maria Dalva Junqueira Guimarães*

Maria Dalva Junqueira Guimarães, depois de ter Labaredas Peloscorpos, solta suas asas e voa, neste livro premiado, Nas asas de Ícaro.

Com linguagem metafórica, tendo bebido na Mitologia Grega, brinca com as palavras e constrói um mundo onírico, pleno de vida. Mitos saídos das páginas clássicas passeiam por suas frases, dançam nas entrelinhas, explodem em figuras, imagens, idéias.

Engana-se quem supõe ser seu universo um entremeado de divagações sem chão. É uma criação efervescente, ocultando o sentido prosaico em véus de erudição. Mas o conteúdo de seu discurso sobrepõe-se, impera, soberano.

Maria Dalva é uma escritora de livros densos, ainda quando pretensamente dedicado a jovens. Um texto, quando de qualidade, extrapola a destinação, denominação, rótulo, para servir de leitura a todas as idades. O autor de livros infantis, infanto-juvenis, não precisa ser tatibitate para alcançar seu público. Fuja, leitor mirim, de livros que reduzem-no ao estágio de idiotia que algumas obras tentam impor. O ser humano, para crescer, necessita de impulso, desafio, não de facilidade, ausência de obstáculos.

Devemos ensinar nossos meninos a procurarem palavras no dicionário, levá-los a aprender novos conceitos, ter outra visão de mundo que não aquela pequena a que estão acostumados, levados por educadores preguiçosos, que solicitam pesquisas, sugerem cópias robotizadas, induzem à mesmice onde eles próprios chafurdam.

A obra, para ser inovadora, deve revolver, sacudir mentes adormecidas, como Monteiro Lobato tão bem o fez, através de suas páginas ditas infantis. O trabalho de um verdadeiro escritor é perene, sempre atual, em eterna caminhada, em prol de um país melhor, de boa literatura e, conseqüentemente, de bons leitores.

( por Aglaia Souza – Poeta,cronista,contista – Professora na Escola de Música de Brasília. Membro da ANE – Associação Nacional de Escritores do DF. Brasília/ setembro/2002)

Contatos com a Autora: mandalla99@hotmail.com

Sobre o Autor

Maria Dalva Junqueira Guimarães: Madelon nasceu em Monte Alegre de Minas. É licenciada em pedagogia e graduada em Psicopedagogia. Como educadora, exerceu as funções de Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional. Hoje, aposentada, dedica-se exclusivamente à criação literária. Como intelectual, encontra-se filiada a diversas instituições que congregam escritores em vários estados e no Distrito Federal. Publicou trabalhos em inúmeras antologias nacionais e internacionais nos gêneros de prosa e poesia. 

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

A História das Caixas Econômicas,  por Mário Goulart.
Uma obra de abrangência histórica que mostra o importante papel desempenhado pelas caixas econômicas na luta das nações para vencer o flagelo da pobreza. Aborda a história das caixas econômicas na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, trata da questão da função social e levanta alguns questionamentos quanto ao futuro destas instituições diante das radicais mudanças decorrentes da abertura dos mercados.  Leia mais
Risco,  por EUNICE ARRUDA.
Eunice Arruda chega ao seu décimo livro (quatro décadas de poesia) com a intensidade serena de sempre.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página