início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Hotel Brasil

Henrique Chagas*

Estou lendo Hotel Brasil, de Frei Betto. Vale a pena! Uma surpreendente trama policial, na qual, "Frei Betto mais uma vez brinda seus leitores com a arte de seu talento de ficcionista. No antigo bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, um velho hotel é palco de um mistério macabro: um de seus hospedes aparece morto - degolado, os olhos arrancados. Sem pistas, a policia tateia no escuro. Cada morador do Hotel Brasil torna-se, ao mesmo tempo, suspeito e vítima em potencial. Numa narrativa instigante, que mescla tramas amorosas e policiais, literárias, esotéricas e filosóficas, Hotel Brasil ultrapassa as fronteiras do suspense para oferecer aos leitores, num estilo preciso e contundente, uma retrato em miniatura do país em que vivemos."


A Revista Istoé Gente, de 28 de fevereiro de 2000, trouxe em matéria de capa: "AS CONFISSÕES DO FRADE", onde noticia o lançamento de seu romance policial, e em entrevista a repórter Gisele Vitória, o frei revela suas experiências amorosas, e diz que opção pela castidade está em aberto e pensou em trocar a igreja pelo teatro.

Frei Betto Frei Betto, jornalista e escritor - autor de 44 livros, com 3 milhões de exemplares vendidos em diversos países e idiomas - é dono de uma história singular. "Nos últimos 30 anos, tem sido uma dos religiosos mais veementes nas críticas aos sistemas político e econômico do País. Foi preso duas vezes pelo regime militar - em 1964, por 15 dias pelo ativismo na Juventude Estudantil Católica, e de 1969 a 1973, já frade e jornalista, quando foi torturado e passou períodos de até um mês trancado numa solitária.

Ali se inspirou para escrever o primeiro romance O dia de Angelo. Depois, tornou-se amigo de artistas e personalidades que vão de Luiz Inácio Lula da Silva a Chico Buarque de Hollanda, de Letícia Sabatella a Vicente Paulo da Silva. Depois das greves de 1980, já era um dos mais atuantes difusores da teologia da libertação, autor de oito romances e outros títulos, como Fidel e a Religião - que ajudou a aproximar a Igreja e o Estado em Cuba e lhe rendeu uma condecoração do governo cubano há um mês". Agora, com LULA na Presidência da República, tornou-se assessor especial para o Programa Fome Zero.

Vi e ouvi Frei Betto, pela primeira e única vez, em 79 - quando eu tinha 19 anos, em Belo Horizonte/MG e fiquei impressionado com a narrativa do autor de Cartas da Prisão, que havia escrito nas prisões do período ditatorial militar. Li quase todos os seus livros. Entretanto, agora, o que mais me impressiona na vida de Frei Betto é a experiência que transmite e o carinho que lhe devotam. Estive em Cuba, no ano passado, nas conversas com os cubanos nas ruas de Havana, Matanzas ou Varadero, tão logo percebiam minha nacionalidade, perguntavam por Frei Betto, o homem que escreveu "Fidel e a Religião", um dos livros mais lidos em Cuba. Frei Betto não é somente o escritor brasileiro mais conhecido e lido em Cuba; com certeza, é o brasileiro mais amado pelos cubanos.


Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Adriana Zapparoli, Enigma e Erotismo,  por Ricardo Alfaya.
Neste livro eletrônico, sob o título "Erótica", o apreciador encontrará 12 belos poemas minimalistas. São peças que combinam imagem e palavra, criadas e realizadas com o emprego da computação gráfica, pela poeta Adriana Zapparoli.  Leia mais
Tantas Dúvidas,  por Rafael Gomes.
O besouro voando, o cachorro latindo, eu passeando / nós todos vivos, conscientes na manhã de domingo / só eu incosciente o bastante para apontar / e chamar pelo nome: besouro, cachorro, manhã
(Poesia do livro Tantas Dúvidas de Rafael Gomes)
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página