início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Ao lado e à margem do que sentes por mim porque são infinitas as estradas dentro de nós

Ana Maria Gonçalves*

"Ao lado e à margem do que sentes por mim" é o primeiro livro da ex-publicitária Ana Maria Gonçalves, 32 anos, que abandonou a profissão para dedicar-se à literatura. O livro foi escrito em cinco meses, tempo em que a autora morou na Ilha de Itaparica, Bahia, para melhor se ambientar ao cenário no qual desenvolve a história. Em 312 páginas de uma escrita segura e delicada, uma personagem com o mesmo nome da autora confunde-nos sobre o que são lembranças e o que é ficção.

Tendo como fio condutor a história de uma mulher que parte para uma ilha depois de rompimentos afetivo e profissional, o livro entrelaça amores imaginários, impossíveis, felizes, trágicos, pueris e adolescentes, reunindo personagens reais e antropomórficos, onde mesmo um lago assume um papel importante. É assim que a autora-personagem se apresenta, no final do primeiro capítulo:

"Pois então, lembra do que te falei lá no início? Sobre a vida ir se acumulando inteirinha nas margens de um precipício, esperando a hora de acontecer? E sobre estar ainda hoje aqui, com a mesma sensação que tive ao molhar pela primeira vez os pés no lago? E sobre como eu acho que de lá nunca os tirei? E das histórias antigas que fazem do viver uma constante preparação para a história derradeira? É porque eu sinto que é você e precisava te contar de mim. - Hoje esta sou eu, muito prazer, o lago."

"Ao lado e à margem do que sentes por mim" também resgata algumas tradições e o folclore em torno de festas religiosas e populares, como as da Coroação de Nossa Senhora, vividas pela autora em Minas Gerais, e as tradicionais festas juninas do nordeste brasileiro.

Ana Maria Gonçalves tem um livro de contos na gaveta e está trabalhando em um romance histórico e um livro infanto-juvenil. Em Portugal acabou de ser lançada uma antologia, "As segundas palavras da tribo" , onde Ana participa com o conto "Um dia antes do outro".

O livro tem um diário na internet (Entrelivros) e está sendo distribuído pela própria autora, que pode ser contatada através do e-mail anamariagoncalves@ieg.com.br ou entrelivros@hotmail.com

Sobre o Autor

Ana Maria Gonçalves: Escritoria, contista e blogueira: http://udigrudi.blogspot.com/

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

O novo conto brasileiro,  por Ronaldo Cagiano.
Destaco Paulo Sandrini, de 32 anos, um paulista de Vera Cruz que acaba de lançar em Curitiba, onde vive desde 1994, seu segundo e instigante livro de contos, "O estranho hábito de dormir em pé"  Leia mais
A boa crônica está de volta,  por Ronaldo Cagiano.
O mineiro Carlos Herculano Lopes escreve novos livros de puxar leitor para dentro, cata belezas em cenas de rua e fala sobre o cheiro da sua infância
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página