início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Ao lado e à margem do que sentes por mim porque são infinitas as estradas dentro de nós

Ana Maria Gonçalves*

"Ao lado e à margem do que sentes por mim" é o primeiro livro da ex-publicitária Ana Maria Gonçalves, 32 anos, que abandonou a profissão para dedicar-se à literatura. O livro foi escrito em cinco meses, tempo em que a autora morou na Ilha de Itaparica, Bahia, para melhor se ambientar ao cenário no qual desenvolve a história. Em 312 páginas de uma escrita segura e delicada, uma personagem com o mesmo nome da autora confunde-nos sobre o que são lembranças e o que é ficção.

Tendo como fio condutor a história de uma mulher que parte para uma ilha depois de rompimentos afetivo e profissional, o livro entrelaça amores imaginários, impossíveis, felizes, trágicos, pueris e adolescentes, reunindo personagens reais e antropomórficos, onde mesmo um lago assume um papel importante. É assim que a autora-personagem se apresenta, no final do primeiro capítulo:

"Pois então, lembra do que te falei lá no início? Sobre a vida ir se acumulando inteirinha nas margens de um precipício, esperando a hora de acontecer? E sobre estar ainda hoje aqui, com a mesma sensação que tive ao molhar pela primeira vez os pés no lago? E sobre como eu acho que de lá nunca os tirei? E das histórias antigas que fazem do viver uma constante preparação para a história derradeira? É porque eu sinto que é você e precisava te contar de mim. - Hoje esta sou eu, muito prazer, o lago."

"Ao lado e à margem do que sentes por mim" também resgata algumas tradições e o folclore em torno de festas religiosas e populares, como as da Coroação de Nossa Senhora, vividas pela autora em Minas Gerais, e as tradicionais festas juninas do nordeste brasileiro.

Ana Maria Gonçalves tem um livro de contos na gaveta e está trabalhando em um romance histórico e um livro infanto-juvenil. Em Portugal acabou de ser lançada uma antologia, "As segundas palavras da tribo" , onde Ana participa com o conto "Um dia antes do outro".

O livro tem um diário na internet (Entrelivros) e está sendo distribuído pela própria autora, que pode ser contatada através do e-mail anamariagoncalves@ieg.com.br ou entrelivros@hotmail.com

Sobre o Autor

Ana Maria Gonçalves: Escritoria, contista e blogueira: http://udigrudi.blogspot.com/

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Os Aromas do Deserto,  por Viegas Fernandes da Costa.
O livro "Os Aromas do Deserto" é o relato dos dois anos que a autora morou na Somália. Um relato emocionante, lírico e que desperta a nossa curiosidade a respeito de um povo distante e diferente.  Leia mais
Falar para liderar - Um manual de Mídia Training,  por Heródoto Barbeiro.
Herótodo Barbeiro dividiu sua obra em diversas seções que funcionam como verdadeiras aulas de como falar em público.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página