início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Los Santos Inocentes

Henrique Chagas*

Fomos surpreendidos pela visita da andaluza ISA CALVO, que vindo da Espanha, fez questão de nos conhecer e, numa enorme gentileza, nos deu o prazer de conhecer a obra de MIGUEL DELIBES. Nos trouxe de presente o livro "LOS SANTOS INOCENTES", do famoso escritor espanhol.

Isa Calvo nos disse que há tempos é admiradora da VERDES TRIGOS e que, quando surgiu a oportunidade de vir à Presidente Prudente/SP, para atividades acadêmicas na UNESP, não teve dúvidas em realizar o seu desejo, conhecer aqueles que fazem a VERDES TRIGOS. E nós ficamos muito felizes por saber que a VERDES TRIGOS é lida em Cádiz, na região da Andaluzia.

MIGUEL DELIBES tinha vinte e sete anos quando se deu conta de que era escritor. Naquela dia, os membros dos jurados do concurso de literatura em Barcelona chegaram a conclusão que LA SOMBRA DEL CIPRÉS ES ALARGADA era a melhor novela que haviam lido, com isso Miguel recebeu o Prêmio Nadal de 1947. Cursou Direito e Comércio, mas toda sua vida foi dedicada à literatura.

Post It - ISA CALVO Com El camino (1950), alcançou o merecido reconhecimento; onde narra o processo que sofre um menino no descobrimento da vida e na aquisição de experiências.. "Hoy más que nunca gusta el hombre de recuperar su conciencia de niño -escreve Delibes-, de evocar una etapa - tal vez la única que merece ser vivida- cuyo encanto, cuya fascinación sólo advertimos cuando ya se nos ha escapado de entre los dedos...". Em 1953 publicou Mi idolatrado hijo Sisí, tese em que aborda a vida da burguesia provinciana da sua cidade natal: Valladolid.

Recebeu o Prêmio Cervantes em 1993. Em 1998, Delibes publicou El hereje, romance pelo qual foi agraciado com o Prêmio Nacional de Narrativa em 1999. Esta obra é o seu texto mais extenso.

" Pasé la vida disfrazándome de otros (...) Veía crecer a mi alrededor seres como el Mochuelo, Lorenzo el cazador, el viejo Eloy, el Nini, el señor Cayo, el Azarías, Pacífico Pérez, seres que eran yo en diferentes coyunturas(...) Ellos iban redondeando sus vidas a costa de la mía (...) Ellos son, pues, en buena parte, MI BIOGRAFÍA" ( fragmento do escritor em abril de 1994 ao receber o premio Cervantes)

Los santos inocentes

La vida en un cortijo extremeño, las andanzas del señorito Iván, aficionado a cazar por encima de todo, la dureza de la existencia cotidiana y del sometimiento al amo, y luego los humillados y ofendidos que dan título a la novela: Paco, su mujer Régula, el hermano de ésta Azarías, y los hijos del matrimonio.

Una dramática historia de la existencia campesina, tejida con los pequeños incidentes de todos los días. Una obra a un tiempo realista, poética y trágica que contiene algunas de las mejores páginas que el gran novelista de Valladolid ha dedicado a estos temas y que dio lugar a una gran película dirigida por Mario Camus e interpretada por Francisco Rabal y Alfredo Landa.

Trechos:

"A su hermana, la Régula, le contrariaba la actitud del Azarías, y le regañaba y él, entonces, regresaba a la jara, donde el señorito, que a su hermana, la Régula, le contrariaba la actitud del Azarías porque ella aspiraba a que los muchachos se ilustrasen, cosa que su hermano, se le antojaba un error, que,

luego no te sirven ni para finos ni para bastos,

pontificaba con su tono de voz brumoso, levemente nasal,

y, por contra, en la jara, donde el señorito, nadie se preocupaba de si éste o el otro sabían leer o escribir, de si eran letrados o iletrados, o de si el Azarías vagaba de un lado a otro, los remendados pantalones de para por las corvas, la bragueta sin botones, rutando y con los pies descalzos..."


Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

De Lustosa da Costa a Ernest Hemingway - a aventura de viver,  por Eduardo Bettencourt Pinto.
Se o trabalho ficcional de Lustosa da Costa revela um prosador de primeiro plano, nas crónicas, mesmo nas mais curtas, denota a mesma exigência estética e engenho expressivo, bem como similar gosto pela palavra depurada.  Leia mais
Contra-usos da cidade,  por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
Com base em pesquisa realizada no histórico Bairro do Recife, analisa em que medida as políticas de enobrecimento urbano — que transformam o patrimônio cultural em mercadoria e moldam as cidades históricas para práticas de consumo globais — esvaziam o sentido público dos espaços urbanos.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página