início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Antologia reúne autores de todo o mundo

Douglas Lara*

Em pouco mais de seis meses, com ajuda de um microcomputador plugado na internet, o editor sorocabano Douglas Lara conseguiu o que parecia impossível: reunir escritores de quatro continentes numa obra de caráter global. O livro "RODA MUNDO, Roda-Gigante - Antologia Internacional 2004" já está sendo composto pela Editora Ottoni, de Itu, e não pára de crescer: até hoje, 27 de maio, já foram fechadas nada menos que 490 páginas, que acomodarão as crônicas, contos e poesias de 39 autores. Mas a obra deverá ser ainda maior, pois o projeto comporta mais uma cota - e, neste momento, ela está sendo cortejada por alguns pretendentes.

A idéia de uma antologia mundial surgiu depois do sucesso do projeto "Onze Autores da Web" (Ottoni, 2003), que atraiu a atenção de escritores de outros países. Utilizando a internet, Douglas lançou a idéia para todas as partes do mundo, e as respostas foram surpreendentes. Além do Brasil, "Roda Mundo, Roda Gigante" terá autores do México, Espanha, Portugal, Peru, Holanda, Chile, Colômbia, Argentina (autora radicada nos Estados Unidos), Angola e Israel (autora radicada no Brasil). Os textos aparecem em português e espanhol. Para fazer jus à multiculturalidade da obra - cujo título é uma homenagem ao poeta brasileiro Chico Buarque de Hollanda - a capa, uma criação da publicitária sorocabana Jéssica de Almeida Bastida, traz uma imagem do mundo estilizado, como que amparado por duas mãos, e os nomes dos países participantes.

Eis os autores que assinam os textos: Adhemar Molon, Alípio Valadão, Antonio Leal (México), Arlinda Lamego, Clevane Pessoa, Diana Lima, Diógenes Pereira de Araujo, Douglas Mondo, Érica Monteiro Nunes, Everardo Torres (México), Hector Naupari (Peru), Hector Sommaruga (México), Henrique Chagas (Verdes Trigos Cultural), Ivone Carvalho, J.W. Macedo, Jéssica de Almeida Bastida, José Geraldo Neres, Julio Alves Filho, Laura Limeira, Leni Chiarello Ziliotto, Luis Carlos Mordegane, Luizeta Carolina, Manuel de Sousa (Angola), Marcelo Domingues D´ Ávila, Margarita Drago (Argentina/EUA), Maria Luisa de Lujan (Chile), Mary Maia, Regina Lyra, Ridamar Batista (Espanha), Rivkah Cohen (Israel), Rosangela Borges, Sandra M. Julio, Selma Amaral, Sergio Godoy (Holanda), Silas Correa Leite, Vanderley Caixe, Vânia Moreira Diniz, Violeta Lima, Winston Morales Chavarro (Colombia) e Zeca Soares (Portugal).

O livro "Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2004" será lançado no dia 29 de julho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Depois dessa data, poderá ser adquirido na Livraria Cultura ou diretamente com os autores participantes, ao preço de R$ 35,00.

Sobre a capa:

"Jéssica de Almeida Bastida é a autora da capa do livro.

Ela tem 22 anos, sorocabana, e recém-formada em Publicidade e Propaganda. Foi a criadora da capa da Antologia e teve a inspiração em seus próprios poemas, além do nome dado ao livro, RODA MUNDO, Roda-gigante.

Vermelho – fogo primitivo; o homem vencendo a escuridão, o medo. Talvez a pequena centelha que separa esse homem do seu outro lado; o animal.

É o desejo, o sangue.

A mão – uma criança? Um poeta? O criador? Ou o pai que acolhe e protege seus filhos? Talvez todos, ou nenhum! É a necessidade humana, seus conflitos e sentimentos – o registro do seu mundo em prosa e verso.

A roda – o tempo, o mundo! Em constante transformação. Em meio a derrotas e vitórias, surge a roda gigante; o brinquedo romântico, a inocência perdida, é tempo de trazer a tona a criança, mas para reger o mundo? Não! Para fazer o homem acreditar e alimentar seus sonhos, e que esse homem jamais se esqueça que um dia ele estava numa caverna fria e escura. E lhe foi dado uma dádiva: "o fogo". (por José Geraldo Neres, do grupo Palavreiros.ORG)

Sobre o Autor

Douglas Lara: Douglas Lara (douglaslara@sorocaba.com.br) possui vários conhecimentos na área das finanças e do empresariado; técnico em Contabilidade bacharelou-se em Ciências Contábeis; cursou mestrado na FEA/USP; versado em administração e direção de grandes empresas como Waterhouse, DuPont, Kaiser Alumínio e Volvo. Formado em administração de empresas, é perito contador e Professor Universitário. Pertence ao Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros e a Associação Brasileira de Alumínio. Criador de uma Apostila sobre tudo o que deve saber com relação a Condomínio.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Em Confidência,  por Terezinha Pereira.
Mas "Em Confidências" não busca apenas esta cidade mundialmente conhecida, lugar masculino plural, mas constrói uma Ouro Preto feminina, singular.  Leia mais
A Noite dos Vagalumes,  por Geraldo Lima.
Os textos de Geraldo Lima, de linguagem sugestiva e rica em imagens, explicita as técnicas da arte literária, o que em si só não seria relevante se não representasse um bom subsídio para a elaboração dos contos.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página