início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Contos do Entardecer

Antônio Ribeiro de Almeida*

Antônio Ribeiro de Almeida, escritor, de São José do Rio Preto/SP, encaminhou seu livro de contos: "Contos do Entardecer". Um excelente livro e gostoso de ler. Para minha alegria, Ribeiro, encaminhou o arquivo do livro e pediu-me que fosse distribuído gratuitamente aos leitores da Verdes Trigos. Não somente eu ganhei este presente, mas você também.

Leia a apresentação do livro, por Cecília Demian





“Contos do Entardecer”, do Ribeiro, é uma delicia de ler. Assim como são os artigos que ele escreve, com senso apurado e estilo elegante, para as páginas de Opinião, do jornal Diário da Região de São José do Rio Preto, para o Correio de Uberlândia e A Imprensa. Nestes contos que ele compartilha com o leitor, estão as reminiscências do primeiro dia de aula (quem se esquece da primeira professora?), as relembranças do Natal da infância e outras histórias catadas nos cantos das Minas Gerais, onde nasceu. São os olhares da alma que não se desmancham.

O leitor vai se encantar com o texto de Ribeiro, um homem profundamente cristão, que, a cada pensamento, a cada construção de frase, nos remete a uma reflexão.

No conjunto de contos, uma sapiência nata, que ele burilou nos bancos acadêmicos e nos meandros da vida. Uma sapiência amineirada, conquistada pelos estudos nas diversas universidades que cursou e onde ensinou, mais tarde. Uma sapiência não silenciada e, sim, revelada através dos personagens, rústicos ou titulados, em textos límpidos. Uma sapiência que dá plenitude ao escritor Ribeiro.

O autor nasceu na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, em 1935. Fez cursos de Filosofia e Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do movimento Ação Católica liderado pelo dominicano Frei Mateus Rocha, tendo companheiros como Betinho,entre outros, que se distinguiram na política. Ficou algum tempo afastado da Igreja Católica, militando no Partido Comunista. Foi reconduzido ao Catolicismo pelas mãos do jesuíta Henrique C. de Lima Vaz (1922-2002) Casado com a pianista Zélia Gomes Luz Ribeiro de Almeida, é pai de Cláudia e Henrique. Iniciou a carreira de professor, ensinando Filosofia na UFMG; mais tarde, Psicologia Social, na Faculdade de Filosofia de Assis (SP).

Aprovado em concurso na USP, passou a lecionar em Ribeirão Preto onde fez doutoramento em Psicologia Social. O pós doutoramento foi feito na University of Hawaii, junto ao professor Arthur W. Staats. Também lecionou na Universidade Federal de Uberlândia. Hoje, Ribeiro mora em São José do Rio Preto, onde nos brinda com sua elegância de convívio e textos preciosos.

Em “Contos do Entardecer”, ele recompõe parte de sua história pessoal e nos dá uma visão serena de um tempo que só ele viveu. Mas que o leitor também pode sentir.

Sobre o Autor

Antônio Ribeiro de Almeida: Jornalista e escritor de São José do Rio Preto/SP.

Doutor em Psicologia Social, FFCLRP-USP



 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Em busca do sentido perdido dos vocábulos,  por Ronaldo Cagiano.
Verdadeiro escafandrista do idioma, o professor, escritor, crítico e ensaísta Deonísio da Silva acaba de dar mais uma contribuição ao conhecimento de nossa tão aviltada língua portuguesa, ao mergulhar na intimidade das palavras.  Leia mais
Dez escritores discorrem sobre o amor,  por Vários Autores.
Dezamores: contos, poemas é o primeiro resultado em livro da produção literária de dez autores a partir de oficinas virtuais de João Silvério Trevisan, autor do prefácio.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página