início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

A Noite dos Vagalumes

Geraldo Lima*

" Os textos de Geraldo Lima, de linguagem sugestiva e rica em imagens, explicita as técnicas da arte literária, o que em si só não seria relevante se não representasse um bom subsídio para a elaboração dos contos. Mesmo que alguns apresentem finais pouco expressivos, o nível de elaboração dos textos e a sutileza das situações existenciais apresentadas motivam-nos à indicação desta obra" (Afonso Camboim)

A Bolsa Brasília de Produções Literárias foi criada pela Lei nº 1.391, de 4 de Março de 1997,através de projeto dos deputados distritais Geraldo Magela e Lúcia Carvalho, com o objetivo de estimular a produção literária no Distrito Federal, com a publicação de obras nos gêneros poesia, crônica, conto, romance, novela e ensaio. Esta é a edição do primeiro conjunto de obras inscritas no ano de 1997, contando com os seguintes títulos: TERRATREME-POESIA, de Ronaldo Costa Fernandes; A NOITE DOS VAGALUMES-CONTO, de Geraldo dos Santos Matos Lima; CONVERSA DE BUTEQUIM-CRÔNICA, de Flavio de Azevedo Lucci; CAPITÃO BELO-ROMANCE, de Valter Pedrosa de Amorim, e AS TRINCHEIRAS-NOVELA, de José Ferreira Simões.

O Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura e Esporte e Fundação Cultural do Distrito Federal, espera que este estímulo contribua para que os escritores residentes no Distrito Federal possam divulgar sei trabalho e literatura praticada em Brasília, pata que o Brasil a conheça.

Pedro Terra
Secretário de Cultura e Esporte/DF

Sobre o Autor

Geraldo Lima: Geraldo Lima nasceu em Planaltina (GO) em 1959 e vive em Sobradinho (DF). É professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Já foi premiado em vários concursos literários. Publicou o livro de contos A noite dos vagalumes (Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF, 1997) e o livro de literatura infantil Nuvem muda a todo instante (LGE Editora, 2004). Participou, em 2004, da Antologia do Conto Brasiliense (Projecto Editorial, org. por Ronaldo Cagiano). É autor das peças de teatro Error (encenada pela Oficina do Teatro de Periferia,1987) e Trinta gatos e um cão envenenado (inédita).

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

A Globalização e seus Malefícios,  por Henrique Chagas.
É um livro destinado a todos aqueles que desejam conhecer os bastidores do processo de globalização. Indispensável para quem se interessa pelo modus operandi das grandes instituições internacionais. Leitura indispensável.  Leia mais
Macaco Velho não pula em galho seco,  por Elizangela Maria dos Anjos.
O livro é uma adaptação de um conto indígena chamado A Onça e o Macaco Doente, do índio wapixana, cujo nome de batismo é João Batista da Silva, nos lavrados de Roraima. Tal adaptação está circunscrita a 42 páginas. Uma leitura para crianças, digerida muito bem por adultos como toda boa literatura.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página