início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Retrato sem Retoque das Missões Guaranis

Henrique Chagas*

Miguel Anziliero tomou emprestado de seu pai o livro "RETRATO SEM RETOQUE DAS MISSÕES GUARANIS", de Alfeu Nilson Mallman, uma edição antiga e esgotada, publicada por Martins Livreiro, de Porto Alegre/RS. Miguel emprestou-me a obra para que eu pudesse tomar contato com uma preciosidade da história missioneira.

Referida obra é sempre citada nos ensaios e livros escritos sobre as Reduções Jesuíticas, todavia o difícil mesmo é localizar um exemplar de tal preciosidade. Sorte minha que Miguel Anziliero, que vindo do Rio Grande, informou-me que seu pai possuía tal obra, e atendendo um pedido meu, trouxe-me o livro. Ter em mãos tal obra é um momento muito especial na vida de quem é apaixonado por livros. É um encantamento!

Rogo aos editores da Martins Livreiro que re-editem a obra de ALFEU NILSON MALLMANN, pois se trata não apenas de uma parte importante da história do Rio Grande do Sul, mas especialmente da América do Sul. E todos estamos interessados em conhecer a história dos povos que habitaram e fizeram história nestes pagos missioneiros.

Ruinas de São Miguel das MissõesO livro traz em sua capa uma foto antiga das Ruínas de São Miguel das Missões, que nesta página reproduzo, que é somente o marco grandioso de uma complexa e bem organizada comunidade.

Como diz o Autor, uma comunidade ou "pueblo" que fazia parte de uma província que contava com mais de 32 "pueblos".

O que faziam? Por que existiram? Que bandeira defendiam? Por que terminaram depois de existirem e progredirem por mais de um século? Como puderam se consolidar numa região completamente selvagem? Segundo o Autor, o livro foi escrito para responder a estas indagações.

Dante de Laytano, um dos grandes símbolos da cultura gaúcha, na apresentação do livro, afirmou:"Retrato sem Retoque das Missões Guaranis" de Alfeu Nilson Mallmann é um livro para ser lido, pela honestidade como foi escrito, a maneira equilibrada como discutiu os aspectos polêmicos e por ter feito uma enorme gama de indagações, proposições e considerandos para explicar o instante histórico no qual o Rio Grande do Sul comportou-se de maneira fabulosa ao tempo dos Sete Povos implantados com determinação sociológica em pleno solo generoso habitado então pelos índios gaúchos. São muitas as lições deste livro e seu autor um pesquisador consciente".


Veja a reportagem sobre as Missões Jesuíticas
República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara , por Henrique Chagas.

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão,  por Rubens Shirassu Júnior.
Nestes dois anos de trabalho, na linha de produção, convivi com personagens românticos e trágicos. Não conhecia, porém, o ideal e o sofrimento de toda uma geração de jovens que vivem à margem da sociedade japonesa.  Leia mais
JAMAICA BRASILEIRA,  por Edgard de Souza Silva.
“JAMAICA BRASILEIRA”, um livro que retrata, em termos de pura poesia um assunto polêmico, porém pouco discutido: o preconceito racial.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página