início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Palavras e Idéias sob a ótica do cotidiano

Adélia Borges*

Recebi da Editora Rosari a coletânea de crônicas sobre design de autoria da jornalista Adélia Borges, um livro lançado ultimamente sob o título; "DESIGNER NÃO É PERSONAL TRAINER e outros escritos". Uma grata surpresa. Os textos foram publicados originalmente de abril de 2000 a dezembro de 2001 na coluna Contemporânea do Caderno Fim de Semana da "Gazeta Mercantil".

O design - de móveis a roupas, de marcas a embalagens, de bens industriais a artesanais - é o tema central, visto em suas intercessões com assuntos correlatos, tais como arte aplicada, inovação industrial, poluição visual, políticas culturais, consumo, comportamento e marketing.

"O viés é a observação do cotidiano e o tom é despretensioso, coloquial. Quase uma conversa ao lado do fogão enquanto se côa um café", diz a autora na apresentação. No jornal, sua intenção foi aumentar a percepção consciente das pessoas sobre o design em seu dia-a-dia e, a partir daí, aumentar o conhecimento e o espírito crítico em relação a essa atividade de importância crescente em nosso país. Com base no número de e-mails que a jornalista recebia na Gazeta Mercantil, Adélia acredita que o livro pode interessar não só a estudantes e profissionais de design, mas também a quem se interessa pelo tema - os usuários do design, ou seja, potencialmente, todos nós.

Na apresentação, a jornalista Maria Cristina Poli - uma das leitoras que costumava mandar e-mails ao jornal - diz que os textos de Adélia "têm um conteúdo denso e consistente expresso através do bom uso da nossa língua portuguesa". "Adélia gosta de escrever bonito. Usa as palavras de um jeito nobre e gostoso. Parece que a gente tá pertinho de tudo, quando lê os seus textos. Ela também é mais do que uma simples intérprete do que vê", afirma Poli.

"Designer não é personal trainer" faz parte da Coleção Textos Design, que foi lançada em alto estilo pela Editora Rosari. O livro conta uma bela e fina encadernação.

Sobre o Autor

Adélia Borges: Jornalista especialista em design. Tem centenas de textos publicados no Brasil e no exterior, sobretudo na revista Design & Interiores, que dirigiu de 1987 a 1984, e no jornal Gazeta Mercantil, onde trabalhou de 1998 a 2001. É também curadora de exposições e professora de história do design na FAAP em São Paulo.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Visiones de Frydda,  por María Rocío Cardoso de Giordano.
Livro de contos de Maria Rocio Cardoso, uma revelação da literatura uruguaia, talhada nas oficinas literárias de Rodolfo Fatorusso, de Raquel de León e de Marta Clark, que, em breve, ingressará com seus contos junto ao público brasileiro.
 Leia mais
Senhoras do Santíssimo Feminino,  por Márcia Frazão.
Márcia Frazão nos um excerto do seu último livro acabado de publicar pela editora Record, "Senhoras do Santíssimo Feminino". Leia um trecho.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página