- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Além das Nuvens
Bruna Longobucco*
"Onde há fé, a verdade vai além dos fatos e o limite assume outra dimensão. Assim, no brilho da lua ou do sol sob o olhar das estrelas ou do céu de verão, "Além das Nuvens" leva a mensagem de que cada um pode construir sua própria verdade. É a medida de todos... Nas vozes do tempo, a palavra revela o outro lado do não".
Além das Nuvens
O menino correu até sentir o mar tocar seus pés. Voltou-se, então, para aquele que todos chamavam de “o grande sábio”, Artur, e sorriu. Levou algum tempo antes de materializar o que se passava em seu interior.
- Ainda não acredito que possamos encontrar o que não está de fato ao nosso alcance - disse.
- Ora Plínio, se não acredita, não precisa nem tentar. Mas, se em sua mente, isso for realmente possível, aí então terá todas as respostas que procura.
- Não sei, talvez seja tudo uma questão de imaginar, idealizar.
- Agora está mais próximo do que tenho tentado lhe falar todas as tardes, há mais ou menos doze luas.
Um brilho refletiu-se na expressão de Plínio e ele sorriu orgulhoso.
- Preciso voltar para casa. Meus pais me esperam e tenho um mundo de tarefas a realizar.
Artur assentiu, vendo seu mais novo discípulo se afastar. Depois que ele se foi, sentou-se na areia e refletiu por horas e horas. Parecia imerso em outra dimensão. Permaneceu assim, até que sentiu a mudança do clima e olhou a procissão de nuvens que escureciam a paisagem.
Caminhou algum tempo até o pequeno chalé, onde o horizonte indefinível era a janela para o mundo. Naquela tarde não havia sol ou promessa de estrelas. O céu cinzento anunciava tempestade e Artur achou melhor se recolher ao interior da rústica moradia.
Observou, da pequena janela em sua sala, o ir e vir das palmeiras alvoroçadas. Concluiu que, na manhã seguinte, a chuva deixaria seus sinais. Sinais refletidos na areia úmida e na vegetação que cobria as dunas.
Sim, como a chuva, a vida também deixava marcas...
Algumas eram benéficas ao crescimento espiritual. Outras, causavam dor, remorso, tristeza. Lembranças não bem-vindas de tempos passados.
De toda forma, um homem não poderia seguir adiante sem superar derrotas, deixar para trás as vitórias. A vida não é um recontar infinito do ontem, não deve ser.
Ainda bem jovem, Artur procurou refúgio na ilha isolada em meio ao oceano - a ilha de Adamir, escondida no país da paz.
Queria fugir de um dom que lhe fora confiado. Dera-lhe a deusa do templo de Leah o poder de aconselhar. Contudo, nem sempre seus conselhos eram alento à alma daqueles que o buscavam em aflição e, diversas vezes, lidou com a fúria, a vingança e a dor.
Chegou um dia em que não mais conseguiu suportar as palavras e suas conseqüências e partiu de Leah, sua cidade natal, decidido a se tornar um ser anônimo e completamente só, circundado apenas pelos livros e pela natureza sublime.
Mas, aos poucos, andantes foram se instalando na ilha de Adamir. Náufragos, exilados, fugitivos da alma, assim como ele.
E, a contragosto, tornou-se novamente um conselheiro. Descobriu que não se foge do que se é. Cada um recebe potencialidades, às quais precisa corresponder. A existência é a prova maior que deve enfrentar o ser humano que se propõe a trilhar o caminho da evolução.
Desistentes entregam-se ao acaso, tornam-se filhos da amargura; frustrados, perdem sonhos e ideais. Artur decidiu lutar e levar adiante a missão que lhe fora destinada. Era, agora, o mestre das crianças de Adamir. Mas não queria ensinar apenas o caminho dos homens, das letras, das palavras. Só seria um grande sábio quando ensinasse o caminho dos sonhos. O único capaz de ir além do tempo, além das nuvens...
E não falo da verdade aparente,
mas sim daquela que transcende.
Onde você encontra Além das Nuvens:
. Café da Travessa Livraria
Getúlio Vargas, 1405, Savassi - Belo Horizonte/MG
Tel: (31) 3223-8092
. Leitura Pátio Savassi
Av. do Contorno 6061, Lj 235/236, São Pedro - Belo Horizonte/MG
Tel: (31)3288-3800
Sobre o Autor
Bruna Longobucco:
Filha de imigrantes italianos, Bruna Longobucco nasceu em 10/04/1978, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Desde a infância, interessou-se por literatura e escrever veio como um dom natural. Em 2004, começou a divulgar seus trabalhos com participações em antologias e outras publicações. Graduada em Comunicação Social e bacharelanda em Direito, entre seus originais há contos, poesias, crônicas e romances.
Site oficial: http://www.brunalongobucco.com
LEIA MAIS
Drama anarquista começa em casa, por Miguel Sanches Neto.A Colônia Cecília foi a primeira e mais importante experiência comunitária fundada por imigrantes anarquistas italianos no Brasil, em 1890. Ideologicamente superada antes de sua fundação, economicamente desastrosa, ela também simbolizou uma experiência libertária, um mito romântico que provocou a imaginação de vários autores. Leia mais
Falar para liderar - Um manual de Mídia Training, por Heródoto Barbeiro.
Herótodo Barbeiro dividiu sua obra em diversas seções que funcionam como verdadeiras aulas de como falar em público. Leia mais