- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Talmud - Tradução, Estudos e Notas de Moacir Amâncio
Moacir Amâncio*
A Editora Iluminuras reedita O Talmud, que depois da Torah, ou Pentateuco, é o livro que estruturou a religião judaica nos moldes atuais.
Editado nas academias babilônias durante o primeiro quartel do milênio, seguindo o modelo de um Talmud anterior feito na Palestina, o Talmud Babilônio – aqui apresentado de maneira inédita – se tornou o foco de atenção dos doutores israelitas, que se dedicam ao seu estudo até os dias de hoje. A tal ponto que o anti-semitismo medieval tentou suprimi-lo pelo fogo como maneira de atingir o judaísmo em seu coração. Tais circunstâncias, aliadas à impenetrabilidade do texto original, escrito num jargão hebraico-aramaico, contribuíram para o surgimento de uma aura lendária em torno do Talmud.
O mistério no entanto tenderia a se desfazer com o passar do tempo. Surgiram traduções para idiomas europeus, inclusive o latim, de tratados isolados ou de toda a obra. No Brasil, trechos do Talmud, principalmente lendas e frases são citados mesmo fora dos círculos judaicos. Apesar disso, aqueles que o conhecem no original falam sobre a experiência única que representa entrar em contato direto com essa obra, pelo modo que foi redigida e editada. Os rabinos registraram, com mínimo de pontuação, os debates das academias. Com o objetivo de manter aceso esse debate, tiveram a idéia genial de observar o ritmo verbal, o que, se de um lado dificulta enormemente o acesso, de outro recupera o passado, que ressurge palpitante aos olhos e à inteligência da posteridade.
Com a publicação desse texto abre-se a possibilidade para o leitor brasileiro de entender finalmente o que é o Talmud. Com introdução histórica, um estudo sobre filosofia judaica e a tradução direta da fonte de trechos completos da obra, mais notas explicativas, que seguem as formas originais (o volume abre da direita para a esquerda), este livro surpreende pelo impacto e pelas áreas de interesse que abrange: da Religião à Filosofia, da Antropologia ao Direito e à Literatura, pois num sentido muito mais amplo antecipou o que viria a se chamar no século XX o “fluxo de consciência”, recurso literário definido por James Joyce. Ao contrário do que se pode imaginar, o estudo do Talmud jamais poderia ser comparado a um passeio por um museu de coisas antigas. É, pelo contrário, um mergulho na atualidade.
SOBRE O AUTOR:
Sobre o Autor
Moacir Amâncio: Moacir Amâncio é poeta e jornalista. Como repórter do jornal O Estado de S. Paulo e da Rádio Eldorado viveu em Israel, onde estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém. Seu primeiro livro, "Do Objeto Útil", premiado com o Jabuti em 1993, recebeu destaque da crítica pelo apuro de linguagem e sensibilidade minimalista plasticamente trabalhada. Sua terceira obra, O Olho do Canário, trouxe uma variedade de ritmos, com espaço para a prosa poética. Moacir Amâncio é autor também dos livros Contar a Romã, Figuras na Sala, Colores Siguientes e Uniqueness. Seus livros de poemas "Do objeto útil" e "Figuras" pertencem ao catálogo da Editora Iluminuras Ltda.
LEIA MAIS
Os vikings estão chegando., por Orlando Paes Filho.Trata-se de uma saga de 7 livros, escrita por um brasileiro (natural do bairro de Perdizes), que dedicou 25 anos de sua vida na construção deste projeto (o autor, Orlando Paes Filho, começou a escrever Angus aos 15 anos de idade) que inclui 7 livros, trilha sonora, style guide, ilustrações (o livro possui mais de 100 ilustrações), mapas e um contrato de real interesse da Warner em transformar o livro em filme. Leia mais
Sobral, um pedaço do Brasil pela mão de Lustosa, por Adelto Gonçalves.
Diz uma lenda que corre o Norte que, à época do fastígio da borracha amazônica, os pró-homens do Pará mandavam lavar sua roupa em Lisboa. Exagero? Pode ser. Leia mais