- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Talmud - Tradução, Estudos e Notas de Moacir Amâncio
Moacir Amâncio*
A Editora Iluminuras reedita O Talmud, que depois da Torah, ou Pentateuco, é o livro que estruturou a religião judaica nos moldes atuais.
Editado nas academias babilônias durante o primeiro quartel do milênio, seguindo o modelo de um Talmud anterior feito na Palestina, o Talmud Babilônio – aqui apresentado de maneira inédita – se tornou o foco de atenção dos doutores israelitas, que se dedicam ao seu estudo até os dias de hoje. A tal ponto que o anti-semitismo medieval tentou suprimi-lo pelo fogo como maneira de atingir o judaísmo em seu coração. Tais circunstâncias, aliadas à impenetrabilidade do texto original, escrito num jargão hebraico-aramaico, contribuíram para o surgimento de uma aura lendária em torno do Talmud.
O mistério no entanto tenderia a se desfazer com o passar do tempo. Surgiram traduções para idiomas europeus, inclusive o latim, de tratados isolados ou de toda a obra. No Brasil, trechos do Talmud, principalmente lendas e frases são citados mesmo fora dos círculos judaicos. Apesar disso, aqueles que o conhecem no original falam sobre a experiência única que representa entrar em contato direto com essa obra, pelo modo que foi redigida e editada. Os rabinos registraram, com mínimo de pontuação, os debates das academias. Com o objetivo de manter aceso esse debate, tiveram a idéia genial de observar o ritmo verbal, o que, se de um lado dificulta enormemente o acesso, de outro recupera o passado, que ressurge palpitante aos olhos e à inteligência da posteridade.
Com a publicação desse texto abre-se a possibilidade para o leitor brasileiro de entender finalmente o que é o Talmud. Com introdução histórica, um estudo sobre filosofia judaica e a tradução direta da fonte de trechos completos da obra, mais notas explicativas, que seguem as formas originais (o volume abre da direita para a esquerda), este livro surpreende pelo impacto e pelas áreas de interesse que abrange: da Religião à Filosofia, da Antropologia ao Direito e à Literatura, pois num sentido muito mais amplo antecipou o que viria a se chamar no século XX o “fluxo de consciência”, recurso literário definido por James Joyce. Ao contrário do que se pode imaginar, o estudo do Talmud jamais poderia ser comparado a um passeio por um museu de coisas antigas. É, pelo contrário, um mergulho na atualidade.
SOBRE O AUTOR:
Sobre o Autor
Moacir Amâncio:
Moacir Amâncio é poeta e jornalista. Como repórter do jornal O Estado de S. Paulo e da Rádio Eldorado viveu em Israel, onde estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém. Seu primeiro livro, "Do Objeto Útil", premiado com o Jabuti em 1993, recebeu destaque da crítica pelo apuro de linguagem e sensibilidade minimalista plasticamente trabalhada. Sua terceira obra, O Olho do Canário, trouxe uma variedade de ritmos, com espaço para a prosa poética. Moacir Amâncio é autor também dos livros Contar a Romã, Figuras na Sala, Colores Siguientes e Uniqueness. Seus livros de poemas "Do objeto útil" e "Figuras" pertencem ao catálogo da Editora Iluminuras Ltda.
LEIA MAIS
Nesta obra, mulheres relatam suas maldades em relação aos seus maridos, saboreando cada detalhe de suas vinganças. Leia mais
Frases enxutas de clara sintaxe, capítulos breves, tradicionalmente associados à agilidade e à leveza, dissimulam o caos e a desintegração do narrador. Entre um segmento e outro, há falso prenúncio de passagem e de mudança. Leia mais

