- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Teologia Moral: questões vitais
Henrique Chagas*
Mais um imperdível livro do Frei Antônio Moser* nos esclarece inúmeras dúvidas morais e/ou cria outras tantas. Particularmente, somente consegui compreender o pecado e confortar o meu espírito quanto essa realidade espiritual depois que entrei em contato com o pensamento de Antônio Moser.
O penúltimo livro que tive o prazer de ler foi "O Enigma da Esfinge", onde nos mostra que a sexualidade humana é personagem central da história humana, aparecendo na literatura, nas lendas, nas artes, na comunicação e na própria religião. Tomando como ponto de partida o enigma da esfinge do mito grego de Édipo, Antônio Moser procurou iluminar este mistério através de sete chaves.
Sendo uma das mais poderosas energias, capaz de construir ou destruir grandes sonhos, a sexualidade humana se apresenta como uma questão de vida e de morte. Porém, se através das sete chaves as pessoas forem capazes de desvendar seu próprio enigma, terão aberto o caminho para a felicidade, podendo gozar das belezas de Atenas, símbolo da arte, da poesia e da criatividade; de Corinto com o canal ligando os dois mares, símbolo da comunicação e da comunhão e de Delfos, símbolo da transcendência. "O Enigma da Esfinge: A sexualidade" é uma obra ao mesmo tempo equilibrada, provocante e iluminadora num dos mais fascinantes aspectos da realidade humana.
Agora, Antônio Moser nos brinda com "Teologia Moral: questões vitais", que logo no primeiro tema trata da Biotecnologia com um título sugestivo: "Biotecnologia: início do fim, ou o raiar do oitavo dia?". Sugestão: leia este livro. Seja você cristão ou não, este livro lhe será muito esclarecedor ou despertar-lhe-á para inúmeras reflexões.
Antônio Moser faz uma reflexão critica e aberta, propositalmente didática também, sobre oito temas fundamentais para a moral da vida concreta de muitas pessoas. Coloca de saída a questão da bioética, e conclui:
"A biotecnologia não se confunde com o começo do fim, mas também não se constitui no raiar do oitavo dia da criação. Ela traduz os sonhos de uma terra com menos males e um ser humano que deseja participar ativamente da criação de uma nova humanidade".
Com franqueza e riqueza de pensamento, traz as questões sempre atuais da sexualidade, família, planejamento da natalidade e pessoas homossexuais.
Impressiona a seriedade com que enfoca a questão da pedofilia e do pecado em geral:
"Uma das tentações mais acentuadas do moralismo é investir impiedosamente contra as pessoas consideradas perversas [...]. Não são estas pessoas que criam a maldade. Elas apenas a encarnam".
Por fim, a ecologia é trazida com um novo ethos civilizacional e para um exame de consciência".
*Antônio Moser é professor de Teologia Moral. Foi professor-convidado de Ética na Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi professor na PUC-RJ. Lecionou no Instituo Teológico de Ilhéus. Lecionou ainda em Lisboa e Berkeley, Califórnia. Tem inúmeras obras traduzidas em várias línguas. Seu livro "O Enigma da Esfinge: a Sexualidade" destacou-se no meio editorial.
Sobre o Autor
Henrique Chagas:
Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.
É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.
Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.
LEIA MAIS
Geografia do degredo humano e social, por Ronaldo Cagiano.Se a natureza se nutre do real, como nos disse Cyro dos Anjos, Whisner Fraga soube contemporizá-las nesses contos-radiografia da existência - tão danada - que não poderia merecer melhor coreografia que representasse à saciedade todos os seus planos e segredos.
Leia mais
O Senhor dos Anéis: da Fantasia à Ética, por Gabriele Greggersen.
Analisa, sob o ponto de vista ético-cristão, O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, considerada a maior obra do século 20. Leia mais