início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

O sorriso de Serapião ......

Antonio Calloni*

LANÇAMENTO EM AGOSTO/2005.
Nas livrarias.

Antonio Calloni se aproxima do leitor qual um artista naif. O Brasil que ele revela parece ser à primeira vista o da infância histórica do país. Matutos, moças de babado, pífaros - um encanto imemorial aos olhos de quem vê seus quadros/contos a partir do umbigo dos grandes centros urbanos.

Mas só à primeira vista. Logo se percebe que esse autor, de escita musical, apresenta mais do que uma reconstituição das tortas relações "primitivas". Pois o que realmente está em questão aqui é uma certa dormência no ato de viver, uma flutuação sem destino aparente, vivida por criaturas à beira de um idílico estado demencial.

Amaralina é o amor de Serapião. O ritmo andante de uma narrativa quase em versos, a repetir suas palavras (feito jaculatória pagã) em melodias melancólicas, sem pressa de chegar a algum lugar, esse ritmo, sim, ainda nos fala de uma qualidade de afeto arcaico -, esquecido na babel de hoje. É este sentimento que puxa os personagens para a frente, antes que se desvaneçam em seu coagulado pensar. O próprio Serapião confessa a um perigoso comparsa: "Vou encontrar o meu amor".

A crueldade infantil atua também nesse livro envolvente, cálido, a mostrar que, mesmo que suas figuras pareçam saídas das mãos de um artista popular, como se as tivesse composto em barro, não, não existe lugar para o riso com seu significado unívoco, pedestre. O riso dos personagens desse paciente ourives Calloni extrapola o conteúdo de sua possível fonte, esgarçando-se para nada, ou, talvez, para o infra-humano do nosso cotidiano contumaz. Ah! fino prosador, alçando a nossa miséria à marca exemplar da fábula. (João Gilberto Noll)

orelha do livro O sorriso de Serapião e outras gargalhadas, de Antonio Calloni

Sobre o Autor

Antonio Calloni: Ator consagrado na telinha devido a sua participação em novelas como "Hipertensão", "Bambolê", "O Salvador da Pátria" e "Terra Nostra", da Rede Globo, Antonio Calloni tem também outra paixão artística, a literatura. Autor de um livro de poesias, "Os Infantes de Dezembro",que na época de sua publicação teve boa acolhida da crítica e do público, Calloni lançou pela Bertrand Brasil, o livro de contos "A Ilha de Sagitário". Segundo a escritora e crítica Olga Savary, Antonio Calloni mostra, pela desenvoltura e maneira segura como conduz histórias, "que a paixão pela literatura é tão forte quanto a arte de representar".

Leia ANTONIO CALLONI

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Seu Cão Merece! Você Merece! E Nós Também...,  por José Aloise Bahia.
Existe algum cão em seu apartamento ou casa? No sítio? Conhece algum vira-lata perdido ou freqüentador assíduo do seu bairro? Se a resposta for não para as três perguntas, bom sinal, pois você é um candidato em potencial para ler o livro "Çomo Mimar seu Cão" (Editora Zouk, São Paulo, 2005), de autoria do jornalista paulistano Rodrigo Capella.  Leia mais
Não há saídas,  por Nelson de Oliveira.
Não há saídas, só ruas, viadutos, avenidas assim canta Itamar Assumpção no seu clássico Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava! Não há saídas, só crimes, pesadelos, feridas: é o que nos diz Ronaldo Cagiano neste Concerto para arranha-céus.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página