início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Poemas Salvados

Francisco Fragoso*

Apresentação do livro

Século XXI... novo mundo? Nova vida?

Tantas descobertas, tanta tecnologia, tantas teorias econômicas...

E o homem? E a alma do homem?

Lá está ela receptáculo de angústias e esperanças em um incessante transportar, conduz o homem do sonho para a realidade para o sonho.

De repente... uma certa alma não consegue mais conter-se em si mesmo e explode. Dela jorram palavras que, pouco a pouco, se articulam, se acomodam em linhas, se ajeitam em versos. Palavras que não mais estão soltas, não mais embaralhadas, palavras que desenham-se em poesias.

Nesta explosão lírica, Francisco nos convida a, com ele, passear pelas emoções, pelos sentimentos, pelo sentido inescrutável da vida.
Suas variadas experiências pessoais ecoam em nossas próprias experiências, porque vitais e universais. Vamos assim percorrendo os caminhos da alma, feitos em poesia. Vamos lendo, sentindo, nos encantando...

Francisco escreve com imenso desprendimento interior. No jogo de sentimentos e emoções, desvela-se e, neste complexo processo, instiga o leitor a igualmente auto-desvelar-se.

Ora nos identificamos com o que transborda do poema, ora nos entristecemos ou nos angustiamos, ora nos surpreendemos e sorrimos.

A poesia do Francisco percorre variados meandros das profundezas humanas. Vai do amor de Strangers in the night ao lirismo de Sono de Olvido; da vida em plenitude de Metamorfose à vida perversa de Correspondente de Guerra; da sensualidade de Inez de Marco à angústia de Pesadelo Gótico.

Assim, guiados por um coração que não se deixou soterrar nem pela materialidade nem pela descrença, seguimos viagem paro o interior de nós mesmos, para dentro do homem universal.

Leiam, pois, estas poesias com deleite.

Leiam com os olhos, leiam com a mente e as absorvam com o coração, pois foi com o coração e alma que Francisco com elas nos presenteou.

Lúcia Soldera
Porto Alegre, maio de 2003.

Sobre o Autor

Francisco Fragoso: O autor mora em Porto Alegre. É contabilista e exerceu o magistério em contabilidade e matemática.




 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Todos os Sentidos: Contos Eróticos de Mulheres,  por Cyana Leahy.
Mulheres se relacionam com o erótico através de todos os sentidos. Todos os Sentidos é uma coletânia de contos que abrange universos distintos. Seu eixo é o olhar de mulheres sobre o corpo e o sexo. São 10 escritoras experientes, com várias publicações e prêmios literários.  Leia mais
Elogio da Leitura,  por Gabriel Perissé.
A leitura é a habilidade básica para o acesso à informação, à cultura, às tradições, às idéias e aos valores que circulam entre as pessoas, e a loucura atual é que esta habilidade nem sempre tem sido elogiada com toda a desmedida que merece!
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página