- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
A ARTE DE ESCREVER desvendando mistérios
Airo Zamoner*
Acreditamos que ninguém melhor que os próprios escritores para nos transmitir conhecimentos sobre o ato de escrever (NICOLA,1987).
Depois de vários anos ministrando o Curso de Escritores, promovido pela Casa do Escritor da Editora Protexto, nos deparamos com a total impossibilidade de atender a todos. Por diversas vezes, fomos obrigados a suspender as matrículas em virtude da falta absoluta de horários para as aulas. Foi assim que decidimos elaborar um manual completo para levar a um maior número de pessoas, os benefícios resultantes daquele curso.
Como a construção de um escritor começa por sua formação, o objetivo principal é mostrar, de forma prática, a técnica da arte de escrever.
O restrito mercado de leitores, é hoje disputado avidamente por editoras, livrarias e escritores. Num país onde o analfabetismo de todas as cores e qualificativos, completo ou parcial, ainda é alarmante para os padrões deste século; num mundo onde a globalização mistura, na mesma competição, grandes e pequenos , é fundamental que o escritor conheça todos os segredos da arte de escrever para aperfeiçoar-se e saber que escrever bem, muito bem, éapenas o primeiro passo para ser lido.
Você encontrará aqui o Curso de Escritores, de forma completa, com a íntegra do conteúdo, diversas atualizações e ampliações, bem como exemplos esclarecedores e exercícios para fixação. Um apêndice de respostas estará disponível no final.
Faço especial referência a Antônio Albalat e seu magnífico A arte de escrever em vinte lições, que desde os remotos tempos de minha adolescência, foi meu livro de cabeceira.
No final deste livro, incluo o artigo Crônicas, contos, romances... publicado pela primeira vez na Revista Literária Ponto de Vista de novembro de 2000. Ano 2, nº 6 e largamente reproduzida em inúmeros sites de literatura.
Este mesmo artigo foi estudado por Eliane Gonçalves Dias, da Universidade Federal Fluminense o que suscitou entrevista com este autor, dando suporte para o projeto experimental na obtenção do grau de Bacharel do Curso de Comunicação Social, habilitação jornalismo.
E no encerramento vocês encontrarão o conto Mergulho que aborda as profundas emoções do escritor compelido a escrever.
Sobre o Autor
Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.
LEIA MAIS
Livro de Saramago chega às bancas, por José Saramago."História do Cerco de Lisboa", livro do Nobel de Literatura José Saramago, é o quarto volume da Biblioteca Folha, que está nas bancas nesta semana. Leia mais
Entre a estatueta e do Oscar e o Oscar da estatueta, por Tom Lisboa.
“Entre a estatueta do Oscar e o Oscar da estatueta” é o primeiro livro que deixa de lado a questão do mérito da premiação. Esta escolha justifica-se da seguinte forma: se o Oscar representasse a excelência do cinema mundial, teria que cumprir a impossível tarefa de “fazer justiça” a todas as cinematografias; se, por outro lado, fosse um prêmio pouco importante, não teria os altos índices de audiência que registra a cada ano e não contaria com o apoio da mídia, da indústria do cinema e de outros países do mundo. Leia mais