- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Contra-usos da cidade
.::. Verdes Trigos Cultural .::.*
Lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea
Rogerio Proença Leite
Em que medida as políticas de enobrecimento urbano, que transformam o patrimônio cultural em mercadoria e moldam as cidades históricas para práticas de consumos globais, esvaziam o sentido público dos espaços urbanos? Essa é uma das questões centrais deste livro, cuja abordagem crítica aponta para uma nova interpretação sobre as políticas de patrimônio no Brasil, ao analisar os usos e contra-usos dos espaços urbanos enobrecidos.
O autor argumenta, com base em pesquisa empírica realizada no histórico Bairro do Recife, que as políticas culturais e práticas sociais que segregam esses espaços para o consumo não culminam necessariamente em um esvaziamento do sentido público, nem conseguem impedir que novas formas cotidianas de apropriação política dos lugares, marcadas por contra-usos e pela politização das diferenças, qualifiquem esses espaços da cidade como espaços públicos.
Neste livro, Rogério Proença Leite consegue construir uma argumentação que, fundamentada na observação sensível e atentada de uma área enobrecida - o Bairro do Recife - , abre uma via que recusa o otimismo ingênuo pós-moderno, tanto quanto a determinação sombria da vida das cidades sobre o triunfo mercantil e gerenciado de suas relações. Foi exatamente nessa paisagem que Rogério se aventurou na busca de espaços públicos possíveis, direcionando seu olhar sobre toda uma outra cena, aquelas dos usos cotidianos dos espaços enobrecidos e das interações com suas margens. Neles encontrou o que chama de lugares, espaços que se tornam públicos através de disputas práticas ou simbólicas pela recuperação do sentido espontâneo da vida do bairro.
A noção de espaços públicos permite, em sua análise, que se veja a possibilidade de formas cotidianas de apropriação política de lugares, e é nessa possibilidade que reside a originalidade de seu trabalho. Sem reivindicar tais espaços como conceitos plenos ou fixos que se realizam sem fissuras nas relações sociais e espaciais da cidade, ele os reivindica como lugares de conflito que, não chegando a ser movimentos sociais organizados por um princípio político, constroem públicos ativos, capazes de escolhas, simbolizações e práticas de seus espaços (Maria Cecília Paoli)
*Rogério Proença Leite é sociólogo, mestre em sociologia pelo PIMES-UFPE e doutor em ciências sociais pelo IFCH-UNICAMP. É professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologis da Universidade Federal de Sergipe, onde coordena o Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais. É pesquisador associado do CEMI-UNICAMP linha de pesquisa Espaço e poder, coordenada por Antonio Augusto Arantes e atua como consultor na área de cultura, artesanato e patrimônio cultural. Tem artigos publicados sobre cultura, cidade e espaço público em diversas revistas especializadas.
Lançamento da Editora Unicamp
Sobre o Autor
.::. Verdes Trigos Cultural .::.:
.
Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós
LEIA MAIS
A prosa visceral de Cazarré, por Ronaldo Cagiano.Tendo como cenário a região Sul do Brasil, os doze contos de “Ilhados”, de Lourenço Cazarré (ganhador do 9º Prêmio Açorianos de Literatura), tematizam a angústia humana, a decadência e a miséria individual e coletiva, utilizando-se de personagens que vivem o tédio, o perigo das descobertas sexuais, a alienação quotidiana, a incitação ao crime e outros dramas da vida moderna. Leia mais
A lei da experiência, por Mériti de Souza.
Leia a Introdução do livro da Mériti de Souza. Um livro que todo advogado, juiz e promotor deve ler e absorver este ensaio sobre práticas sociais e subjetividades no Brasil. Leia mais