- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras
.::. Verdes Trigos Cultural .::.*
Organização:
Ana Maria F. Almeida
Letícia Bicalho Canêdo
Afrânio Garcia
Agueda Bernardete Bittencourt
Livro recebido da Editora Unicamp.
A circulação internacional tornou-se um trunfo decisivo na competição entre elites nacionais e internacionais. Títulos, diplomas e competências adquiridos no estrangeiro vêm-se mostrando recursos centrais nos debates sobre a reforma do Estado, nas transformações do campo científico e nos mecanismos de poder internacionais. Entretanto, as características sociais e intelectuais dos portadores dessas competências permanecem pouco estudadas. Este livro objetiva diminuir essa lacuna, focalizando as experiências concretas dessa forma específica de migração internacional, assim como os investimentos familiares e estatais que a tornam possível.
Este livro discute as novas formas de socialização das elites dirigentes e seus efeitos sobre as modificações nos espaços político, econômico e cultural, notadamente após a Segunda Guerra Mundial. Focaliza essencialmente as condições e os efeitos da intensificação da circulação internacional de estudantes, relacionando-a com o aumento dos investimentos em pesquisa científica ocorrido no pós-guerra em vários países. No Brasil, a criação do CNPq e da CAPES ampliou as possibilidades de formação no exterior, o que, desde a época colonial, era um privilégio das famílias abastadas.
Ao sustentar uma política sistemática de formação de laboratórios reconhecidos internacionalmente, essas agências atenuaram as limitações impostas pela origem social à partida para o exterior. Um grande número de universitários brasileiros teve assim acesso aos principais centros científicos do mundo, obteve títulos e construiu competências altamente valorizadas no mundo contemporâneo.
A atuação dessas agências teve efeitos visíveis na afirmação da nação no contexto internacional, mas não deixou de interferir também na competição entre fações das elites locais. Os artigos aqui reunidos apresentam os primeiros resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisadores brasileiros e franceses associados à Universidade Estadual de Campinas, às Universidades Federais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Carlos, ao Centre de Recherches sur le Brésil Contemporais, ao Centre de Sociologie Européenne e ao Centre d´Étude des Mouvements Sociaux, sob a coordenação de Letícia Bicalho Canêdo e Afrânio Garcia.
Sobre o Autor
.::. Verdes Trigos Cultural .::.:
.
Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós
LEIA MAIS
O purgatório da história, por Menalton Braff.Dentre eles, o livro de Braff é o mais elaborado formalmente. Seus capítulos são jorros verbais em que o protagonista descreve de modo obsessivo, às vezes alucinado, uma situação de isolamento extremo, desencadeada pela perseguição política. Leia mais
Visiones de Frydda, por María Rocío Cardoso de Giordano.
Livro de contos de Maria Rocio Cardoso, uma revelação da literatura uruguaia, talhada nas oficinas literárias de Rodolfo Fatorusso, de Raquel de León e de Marta Clark, que, em breve, ingressará com seus contos junto ao público brasileiro.
Leia mais