- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Todos os Sentidos: Contos Eróticos de Mulheres
Cyana Leahy*
O livro Todos os Sentidos - contos eróticos por mulheres, organizado por Cyana Leahy e publicado pela C.L Edições, foi premiado como melhor livro de ficção de 2003, pela UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES. A premiação será no dia 20 de outubro, na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro.
Mulheres se relacionam com o erótico através de todos os sentidos. Todos os Sentidos é uma coletânia de contos que abrange universos distintos. Seu eixo é o olhar de mulheres sobre o corpo e o sexo. São 10 escritoras experientes, com várias publicações e prêmios literários.
Cada uma elegeu uma parte do corpo como fonte de inspiração e ponto de partida, dando asas a diferentes situações imaginadas ou vividas. Entram em cena a cor/flor da pele (Olga Savany), a força do olfato e do falo (Elvira Vigna), o doce sabor da vagina (Lúcia Facco), a fantasia onírica (Flávia Savary), a sedução da nuca (Daniela Versiani), o voyeurismo masturbatório (Eliane Ganem), o bas-fond urbano (Cyana Leahy), o sexo não lapidado (Cláudia Lage), a ambigüidade sexual (Sônia Peçanha), e a experimentação dos cinco sentidos na pele, mucosas e pelos (Josimey Costa).
A CL Edições Autorais e a ZIT Gráfica e Editora têm o orgulho de publicar Todos os Sentidos, coletânia de contos de dez mulheres falando de sexo. A qualidade literária dos textos é ilustrada por imagens da coleção erótica Jogos da Sedução, de Eliardo França.
Todos os Sentidos é obra coletiva, discurso compartilhado por dez mulheres destemidas que falam sobre o corpo, corpo, aqui, é o tecido-texto sobre e dentro do qual se instauram sensações, sentimentos, cinco sentidos, afetos, medos, ousadias, convenções. É convite para beber e comer o texto.
Arquiteta da construção, reverencio minhas companheiras desta viagem, nove belas e forte mulheres e seus contos cortantes, profundos, vivos: Olga Savary, Cláudia Lage, Daniela Versiani, Eliane Ganem, Elvira Vigna, Josimey Costa, Flávia Savary, Lúcia Facco e Sônia Peçanha.
Todos os Sentidos, conjunto harmonioso de contos eróticos escritos por mulheres, percorre peles e sentidos. Estréia entre Primavera e verão, festa de aniversário de Emily Dickinson e Clarice Lispector. (Cyana Leahy.)
SOBRE AS ESCRITORAS:
Claudia Lage é formada em Letras e em Teatro. Publicou seu primeiro livro de contos A Pequena Morte e outras Naturezas pela Record, em 2000. "A hora do galo", contido neste livro, ganhou o prêmio Stanislaw Ponte Preta da Rio Arte - 1996; foi adaptado para o teatro, em 2002, e para o cinema, em 2003, em curta-metragem. Premiada em 1° lugar no concurso de contos Guimarães Rosa, da Rádio França Internacional, em 2000, com o conto "Uma alegria".
Cyana Leahy, PhD em Educação Literária, pesquisa gênero e narrativas autobiográficas. Editora (CL Edições), escritora bilíngüe com 8 livros publicados, dezenas de artigos acadêmicos e literários em publicações nacionais e estrangeiras, tradutora, contribui regularmente com resenhas literárias no Caderno Idéias JB, Revista European Legacy da MIT Press e outros.
Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani nasceu em São Paulo (1967) e vive no Rio de Janeiro há 11 anos. Em 1999 publicou o romance A matemática da formiga. Ou sua biografia. A escritora Daniela Versiani é formada em Ciências Sociais pela USP e doutora em Estudos Literários pela PUC-Rio, onde defendeu em 2002 a tese intitulada Autoetnografias. Conceitos alternativos em construção. Atua como professora universitária e tradutora de italiano e inglês.
Eliane Ganem, doutora em Comunicação pela USP, é escritora, jornalista, publicitária e professora universitária. Tem 22 livros publicados no Brasil e 3 no exterior. Recebeu 13 prêmios de literatura e teatro, sendo dois da Academia Brasileira de Letras. Atuou como jornalista (Jornal do Brasil) e como editora. Leciona Comunicação e Arte na graduação e no mestrado em Ciência da Arte na Universidade Federal Fluminense.
Elvira Vigna é escritora. Seu último livro é Coisas que os homens não entendem, publicado em 2002 pela Companhia das Letras. Entre suas obras mais recentes, Às seis em ponto, roteirizado para cinema e vencedor do prêmio Cidade de Belo Horizonte, em 1998. Jornalista, Elvira Vigna escreveu crônicas para O Estado de São Paulo até o início de 2003.
Flávia Savary (RJ, 1956) é escritora, ilustradora, dramaturga. Graduada em Letras (UFRJ/1980), participa de exposições de ilustradores, bem como de várias antologias poéticas e de contos, no Brasil e exterior. Recebeu mais de 60 prêmios literários, como menção honrosa no Concurso Guimarães Rosa/1998, Paris, França, por "Meninos, Eu Vi!". Publicou e ilustrou as obras 25 Sinos de Acordar Natal, Ed. Salesianas (2001) e Querido Amigo, Ed. Melhoramentos (2002).
Josimey Costa é jornalista, professora universitária, ensaísta, videomaker, poeta, contista. Publicou o ensaio "Escritura lavrada em pauta e alinhavos de fé" no livro Jornalismo e literatura: a sedução da palavra (org. Gustavo Castro e Alex Galeno), Ed. Escritura (2002); e co-organizou a obra Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação, publicada pela Ed. Cortez (2003).
Lúcia Facco é carioca. Formada em Letras (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionou Língua Francesa de 1990 a 1994. Especialista e mestra em Literatura Brasileira (UERJ), sua dissertação sobre literatura lésbica contemporânea, em formato epistolar, defendida em abril de 2003, mistura ficção e teoria. Será publicada pelo selo GLS da Editora Summus (2004), como As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea.
Olga Savary participa de cerca de 450 títulos como poeta, contista, romancista, crítica, ensaísta, organizadora de antologias, tradutora e jornalista. Recebeu mais de 30 prêmios literários (ABL, APCA, Jabuti, UBE/RJ, UBE/SP). Colaboradora efetiva dos maiores jornais e revistas literários do país, sua obra já foi traduzida para países da América Latina, Alemanha, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Espanha, Holanda, Itália, Inglaterra, EUA e Japão.
Sônia Peçanha nasceu em Niterói. È formada em Letras (UFF) e mestre em Literatura Brasileira (UFRJ). Como contista, recebeu o Prêmio Cora Coralina (Universidade Federal de Goiás/1986), Bienal Nestlé de Literatura (finalista/1990), Concurso de Contos Luís Vilela (finalista, 1991). Em 1992, publicou Depois de sempre (EdUFF), finalista do prêmio Jabuti em 1993. Em 2001, lançou, pela editora Objetiva, Traição e outros desejos.
Sobre o Autor
Cyana Leahy:
Cyana Leahy nasceu em Salvador nos anos cinqüenta, mas é niteroiense. Escreve ensaios, ficção, poesia. É autora de dezenas de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, e tem apresentado trabalhos literários e acadêmicos em congressos nacionais e internacionais. Iniciou carreira como pianista erudita, mas abandonou a música pela literatura.
É formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense, onde também fez o Mestrado em Educação. Viveu na Inglaterra de 1993 a 1996, doutorando-se em Educação Literária pela Universidade de Londres. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 1991, leciona na licenciatura em Letras, no mestrado e no doutorado em Linguística Aplicada, e no mestrado de Ciência da Arte, orientando dissertações e teses. Pesquisa atualmente narrativas autobiográficas de mulheres, estudando diários escritos e publicados nos séculos 19 e 20, no Brasil e no exterior.
Visite o site da escritora Cyana Leahy
LEIA MAIS

Pavios Curtos distingue-se como um livro de "insights poéticos, concretos, imagens e variantes" e com esse leque de recursos Aloise deu espaço a diversas vozes e com elas construiu um lúdico memorial da sua experiência teórica e humana. Leia mais

Autor de Nó de sombras, lançado em 2000 pelo Instituto Moreira Salles, avalizado por críticos e escritores, entre os quais Ignácio de Loyola Brandão, Chico Lopes é um contista à moda antiga, aqui entendida por sua inclinação ao texto clássico, sem apelo a vanguardas ou inovações formais. Leia mais