- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Todos os Sentidos: Contos Eróticos de Mulheres
Cyana Leahy*
O livro Todos os Sentidos - contos eróticos por mulheres, organizado por Cyana Leahy e publicado pela C.L Edições, foi premiado como melhor livro de ficção de 2003, pela UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES. A premiação será no dia 20 de outubro, na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro.
Mulheres se relacionam com o erótico através de todos os sentidos. Todos os Sentidos é uma coletânia de contos que abrange universos distintos. Seu eixo é o olhar de mulheres sobre o corpo e o sexo. São 10 escritoras experientes, com várias publicações e prêmios literários.
Cada uma elegeu uma parte do corpo como fonte de inspiração e ponto de partida, dando asas a diferentes situações imaginadas ou vividas. Entram em cena a cor/flor da pele (Olga Savany), a força do olfato e do falo (Elvira Vigna), o doce sabor da vagina (Lúcia Facco), a fantasia onírica (Flávia Savary), a sedução da nuca (Daniela Versiani), o voyeurismo masturbatório (Eliane Ganem), o bas-fond urbano (Cyana Leahy), o sexo não lapidado (Cláudia Lage), a ambigüidade sexual (Sônia Peçanha), e a experimentação dos cinco sentidos na pele, mucosas e pelos (Josimey Costa).
A CL Edições Autorais e a ZIT Gráfica e Editora têm o orgulho de publicar Todos os Sentidos, coletânia de contos de dez mulheres falando de sexo. A qualidade literária dos textos é ilustrada por imagens da coleção erótica Jogos da Sedução, de Eliardo França.
Todos os Sentidos é obra coletiva, discurso compartilhado por dez mulheres destemidas que falam sobre o corpo, corpo, aqui, é o tecido-texto sobre e dentro do qual se instauram sensações, sentimentos, cinco sentidos, afetos, medos, ousadias, convenções. É convite para beber e comer o texto.
Arquiteta da construção, reverencio minhas companheiras desta viagem, nove belas e forte mulheres e seus contos cortantes, profundos, vivos: Olga Savary, Cláudia Lage, Daniela Versiani, Eliane Ganem, Elvira Vigna, Josimey Costa, Flávia Savary, Lúcia Facco e Sônia Peçanha.
Todos os Sentidos, conjunto harmonioso de contos eróticos escritos por mulheres, percorre peles e sentidos. Estréia entre Primavera e verão, festa de aniversário de Emily Dickinson e Clarice Lispector. (Cyana Leahy.)
SOBRE AS ESCRITORAS:
Claudia Lage é formada em Letras e em Teatro. Publicou seu primeiro livro de contos A Pequena Morte e outras Naturezas pela Record, em 2000. "A hora do galo", contido neste livro, ganhou o prêmio Stanislaw Ponte Preta da Rio Arte - 1996; foi adaptado para o teatro, em 2002, e para o cinema, em 2003, em curta-metragem. Premiada em 1° lugar no concurso de contos Guimarães Rosa, da Rádio França Internacional, em 2000, com o conto "Uma alegria".
Cyana Leahy, PhD em Educação Literária, pesquisa gênero e narrativas autobiográficas. Editora (CL Edições), escritora bilíngüe com 8 livros publicados, dezenas de artigos acadêmicos e literários em publicações nacionais e estrangeiras, tradutora, contribui regularmente com resenhas literárias no Caderno Idéias JB, Revista European Legacy da MIT Press e outros.
Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani nasceu em São Paulo (1967) e vive no Rio de Janeiro há 11 anos. Em 1999 publicou o romance A matemática da formiga. Ou sua biografia. A escritora Daniela Versiani é formada em Ciências Sociais pela USP e doutora em Estudos Literários pela PUC-Rio, onde defendeu em 2002 a tese intitulada Autoetnografias. Conceitos alternativos em construção. Atua como professora universitária e tradutora de italiano e inglês.
Eliane Ganem, doutora em Comunicação pela USP, é escritora, jornalista, publicitária e professora universitária. Tem 22 livros publicados no Brasil e 3 no exterior. Recebeu 13 prêmios de literatura e teatro, sendo dois da Academia Brasileira de Letras. Atuou como jornalista (Jornal do Brasil) e como editora. Leciona Comunicação e Arte na graduação e no mestrado em Ciência da Arte na Universidade Federal Fluminense.
Elvira Vigna é escritora. Seu último livro é Coisas que os homens não entendem, publicado em 2002 pela Companhia das Letras. Entre suas obras mais recentes, Às seis em ponto, roteirizado para cinema e vencedor do prêmio Cidade de Belo Horizonte, em 1998. Jornalista, Elvira Vigna escreveu crônicas para O Estado de São Paulo até o início de 2003.
Flávia Savary (RJ, 1956) é escritora, ilustradora, dramaturga. Graduada em Letras (UFRJ/1980), participa de exposições de ilustradores, bem como de várias antologias poéticas e de contos, no Brasil e exterior. Recebeu mais de 60 prêmios literários, como menção honrosa no Concurso Guimarães Rosa/1998, Paris, França, por "Meninos, Eu Vi!". Publicou e ilustrou as obras 25 Sinos de Acordar Natal, Ed. Salesianas (2001) e Querido Amigo, Ed. Melhoramentos (2002).
Josimey Costa é jornalista, professora universitária, ensaísta, videomaker, poeta, contista. Publicou o ensaio "Escritura lavrada em pauta e alinhavos de fé" no livro Jornalismo e literatura: a sedução da palavra (org. Gustavo Castro e Alex Galeno), Ed. Escritura (2002); e co-organizou a obra Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação, publicada pela Ed. Cortez (2003).
Lúcia Facco é carioca. Formada em Letras (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionou Língua Francesa de 1990 a 1994. Especialista e mestra em Literatura Brasileira (UERJ), sua dissertação sobre literatura lésbica contemporânea, em formato epistolar, defendida em abril de 2003, mistura ficção e teoria. Será publicada pelo selo GLS da Editora Summus (2004), como As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea.
Olga Savary participa de cerca de 450 títulos como poeta, contista, romancista, crítica, ensaísta, organizadora de antologias, tradutora e jornalista. Recebeu mais de 30 prêmios literários (ABL, APCA, Jabuti, UBE/RJ, UBE/SP). Colaboradora efetiva dos maiores jornais e revistas literários do país, sua obra já foi traduzida para países da América Latina, Alemanha, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Espanha, Holanda, Itália, Inglaterra, EUA e Japão.
Sônia Peçanha nasceu em Niterói. È formada em Letras (UFF) e mestre em Literatura Brasileira (UFRJ). Como contista, recebeu o Prêmio Cora Coralina (Universidade Federal de Goiás/1986), Bienal Nestlé de Literatura (finalista/1990), Concurso de Contos Luís Vilela (finalista, 1991). Em 1992, publicou Depois de sempre (EdUFF), finalista do prêmio Jabuti em 1993. Em 2001, lançou, pela editora Objetiva, Traição e outros desejos.
Sobre o Autor
Cyana Leahy:
Cyana Leahy nasceu em Salvador nos anos cinqüenta, mas é niteroiense. Escreve ensaios, ficção, poesia. É autora de dezenas de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, e tem apresentado trabalhos literários e acadêmicos em congressos nacionais e internacionais. Iniciou carreira como pianista erudita, mas abandonou a música pela literatura.
É formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense, onde também fez o Mestrado em Educação. Viveu na Inglaterra de 1993 a 1996, doutorando-se em Educação Literária pela Universidade de Londres. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 1991, leciona na licenciatura em Letras, no mestrado e no doutorado em Linguística Aplicada, e no mestrado de Ciência da Arte, orientando dissertações e teses. Pesquisa atualmente narrativas autobiográficas de mulheres, estudando diários escritos e publicados nos séculos 19 e 20, no Brasil e no exterior.
Visite o site da escritora Cyana Leahy
LEIA MAIS
A palavra urgente, por Whisner Fraga.Na poesia de Júlio Polidoro estão "a tensão do sucinto, o feitio da linguagem, os tons velados da confissão poética a exigir do leitor algum cuidado a mais.
Leia mais
Essa Megera Mercurial, por Lilia Alves de Siqueira Carvalho.
Aos 75 anos, Lilia Alves de Siqueira Carvalho lança seu primeiro livro de crônicas, “Essa Megera Mercurial”, publicado pela Luci Sciascia Editora. Leia mais