início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Culturas de Classe

.::. Verdes Trigos Cultural .::.*

Identidade e diversidade na formação do operariado

Organização:
Claudio H. M. Batalha
Fernando Teixeira da Silva
Alexandre Fortes


Têm cultura os operários? Respondendo esta questão e fornecendo subsídios teóricos e contribuições que associam cultura a outros aspectos da vida operária, tais como lazer, esporte, festividade, violência, relações étnicas e de gênero, e que exploram a construção de identidades ligadas à militância, ao ofício e à experiência fabril, a Editoria Unicamp apresenta esta coletânia, que reúne autores nacionais e estrangeiros, debatendo importante questão.


Pluralistas nas abordagens e decididamente internacional na escolha dos autores e dos objetos, este volume inovador demonstra a vitalidade da historiografia atual sobre o trabalho e os trabalhadores. Os autores nunca consideram a cultura como uma esfera que operaria por si mesma, sem a ação dos agentes históricos e, portanto, sem relação com a política.

A maioria dos capítulos está sempre atenta às maneiras como as práticas culturais sustentam e contestam os sistemas de poder. Dando densidade ao conceito da cultura como uma negociação contínua sobre os processos de denominação, política e luta, apresentam a criatividade dos trabalhadores no estabelecimento de novas formas de atuação e de resistência.

Os autores fazem parte do esforço internacional de redefinição da prática dos historiadores, ao se dedicarem à compreensão das influências recíprocas de gênero, etnia e classe. Demonstram, também, como esse esforço pode subverter as linhas mestras da historiografia convencional (Michael Hall)

ORGANIZADORES DA COLETÂNEA:

Cláudio H. M. Batalha é professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e autor de O Movimento Operário na Primeira República (2000).

Fernando Teixeira da Silva é professor de História da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e da UNICAMP e autor de Operários sem patrões: os trabalhadores da cidade de Santos no entreguerras (2003).

Alexandre Fortes é coordenador do Centro Sérgio Buarque de Holanda - Documentação e Memória da Fundação Perseu Abramo e co-autor de Na luta por direitos: estudos recentes em história social do trabalho (1999).


SUMÁRIO DA COLETÂNEA

I - Classe e Cultura: Um Balanço Conceitual e Historiográfico

1- Classe e História do Trabalho - Mike Savage
2- Cultura: Costume, Comercialização e Classe - Neville Kirk

II - Sociabilidades, Identidades e Lazer

3- A Festa Militante: O espaço festivo dos operários diante da identidade social (Espanha, 1850-1920) - Michel Ralle
4- Cultura Associativa no Rio de Janeiro da Primeira República - Cláudio H.M. Batalha
5- Classe, Etnicidade e Cor na Formação do Futebol Brasileiro - José Sérgio Leite Lopes

III- Culturas de Ofício

6- Os sonhos dos Tipógrafos na Corte Imperial Brasileira - Artur José Renda Vitorino
7- Valentia e Cultura do Trabalho na Estiva de Santos - Fernando Teixeira da Silva

IV- Gênero, Fábrica e Política

8- O Perigo Vermelho: Comunismo e Anticomunismo na Experiência Operária dos Trabalhadores da Carne (Berisso, 1930-1943) - Mirta Zaida Lobato
9- Contos Narrados nas Fronteiras: A História de Doña Maria, Historia Oral e Questões de Gênero - Daniel James

V- Migrações, Etnicidade e Cultura Fabril

10- Os Outros "Polacos" : Classe e identidade Étnico-Nacional entre imigrantes do Leste Europeu em Porto Alegre - Alexandre Fortes
11- Migração Nordestina e Experiências Operárias: São Miguel Paulista nos anos 1950 - Paulo Fontes
12- Zé Brasil foi ser Peão: Sobre a dignidade do trabalhador não qualificado na Fábrica Automobilística - Antônio Luigi Negro.

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

A Crítica da Razão Selvagem,  por Henrique Chagas.
A Razão Selvagem faz jus ao título: nada concede ao vício dos malabares, tem ótimo ouvido e consegue dar existência real a entes vivos e surpreendentes como sempre são, aliás, os seres de carne e osso da vida mais imaginosa do que a mente dos escritores.  Leia mais
Retrato impossível de uma nação,  por Mia Couto.
Mia Couto é um caso literário condenado ao silêncio dos leitores do Brasil. Seus livros não repercutem no imaginário local como seria justo reivindicar. Contudo, este autor moçambicano deveria nos significar bastante, porque, simples ao fabular, ele transformou a literatura em caminho para a construção de um país. Quem, no Brasil, não desejaria conhecer esse projeto interessante?  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página