- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Cuardeno Carmin de Poesia
Henrique Chagas*
O poeta argentino Eduardo Dalter me presenteou com vários números do Cuaderno Carmin de Poesia. O de número 13 é surpreendente. Apresenta uma pequena mostra da poesia de Brasília: de Anderson Braga Horta, Wilson Pereira, Aldo Pellegrini, Joanyr de Oliveira, Cassiano Nunes e do meu especial amigo Ronaldo Cagiano.
Ronaldo Cagiano teve uma poesia sua versada para o espanhol:
CONFESION.
En mi pecho
habitaron dioses soñolientos
que fundaron extrañas galerías
por donde corrían vientos
para extender las carcomas
de mi alma.
Un dios sin soberbia
sepultó las falsas divinidades,
clones de totems livianos
que disimilaban la natumuerta fe.
El Señor que ahora
tiene morada conmemora
lo que vive en mi.
Cuaderno Carmin é uma mostra da poesia latino americana: poesia em viento caribe, Carlos Drummond, los blues de la historia do Harlem. Uma abrangência que nos aproxima.
Dalter encaminhou-me também dois outros livros de poesia de sua autoria: BOCAS BALDIAS e N.Y. Postales para enviar a los amigos. Eduardo Dalter nasceu em Buenos Aires em 1947. Poeta e investigador cultural. Autor, entre outros, de Silbos (1986), Aguas Vivas (1993), Mareas (1997). Editor do Cuaderno Carmin de Poesia, tem sua poesia divulgada por toda a Argentina.
Conheça mais EDUARDO DALTER. clique aqui.
ANDÉN
Un hueco, un vacío
de tormenta
en las miradas,
en la voz, las voces,
y un desierto
precario
en la espera.
-x-x-x-x-x-x-x-x-
contatos: Eduardo Dalter ->>> cuardcarmin@hotmail.com
Sobre o Autor
Henrique Chagas:
Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.
É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.
Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.
LEIA MAIS

Em A esperança por um fio, porém, o que os leitores encontram é uma história repleta de fatos realisticamente aflitivos, mas que têm o dom decisivo de amadurecer o jovem personagem central, Artur. Leia mais

O leitor terá em Ossos do Ofício uma poesia do melhor nível estético, além de uma rara oportunidade de conhecer um autor à altura das grandes vozes da nossa literatura, algo raro numa época de tanta invencionice, pseudo-vanguardas e falso esperimentalismo. Leia mais