Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Jacinto Guerra →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
É Tempo de Leitura no Rio Grande do Sul
por Jacinto Guerra
*
publicado em 23/04/2006.
Durante 12 dias, de 10 a 21 de maio, a cidade de Bento Gonçalves promove a sua 21ª Feira do Livro, que vai ocupar mil metros quadrados de área coberta na Praça Walter Galassi e na Rua Marechal Floriano, no centro da cidade.
Os 27 estandes da FLBG, uma das mais antigas e importantes Feiras do Livro do interior do Brasil, vão abrigar editoras, livrarias, produtores culturais e, principalmente escritores de Bento Gonçalves e da Serra Gaúcha.
Para enriquecer ainda mais esse evento regional, escritores de Porto Alegre, do Rio de Janeiro e de São Paulo participarão, em Bento Gonçalves, de diversos e criativos projetos de incentivo à leitura e ao fazer literário.
Entre eles, estarão o festejado poeta Fabrício Carpinejar, a escritora Letícia Wierzzckowski, autora do romance que serviu de roteiro de televisão para aminissérie A casa das sete mulheres, além de Moacyr Scliar, notável escritor gaúcho, cronista do Correio Braziliense e outros jornais de grande circulação em nosso País.
Ainda na Feira do Livro de Bento Gonçalves, a diretora da Biblioteca Municipal Castro Alves, Eunice Pigozzo, desenvolve um projeto de valorização dos grupos étnicos que formaram a população do Rio Grande do Sul: afro-brasileiros, portugueses, italianos, alemães, poloneses e gaúchos. É uma iniciativa que os nossos secretários municipais de Cultura e de Educação precisam conhecer e desenvolver Brasil afora, com o enfoque local em cada uma das regiões do País.
Esta Feira de Bento Gonçalves, pela sua tradição e importância, é um exemplo para as cidades pequenas e médias de nosso País. Minas Gerais apesar de sua rica literatura, não desenvolve políticas publicas de grande abrangência no sentido de levar o livro e a leitura para o interior do Estado, como fazem principalmente os paulistas e gaúchos.
Nas cidades mineiras, são raros os exemplos de Feiras do Livro. Registra-se, em Belo Horizonte, o Salão do Livro de Minas Gerais, evento de grande expressão ? e, no interior do Estado, o recente Flop-Forum de Letras de Ouro Preto, inspirado na Festa Literária de Parati, no litoral do Rio de Janeiro, que integram o circuito de eventos da Estrada Real. No mais, Minas está onde sempre esteve, sem maiores novidades nos arraiais da literatura e dos livros.
Um grande incentivo ao desenvolvimento do hábito da leitura em nosso país vem do interior de São Paulo: é o site www.verdestrigos.com.br , de Presidente Prudente, iniciativa do escritor Henrique Chagas, formando bibliotecas, divulgando a melhor literatura brasileira pelo mundo afora, abrindo uma clareira na floresta da indiferença e da omissão em torno das questões do livro e da leitura.
Sobre o Autor
Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Passividade ou Conivência?, por Airo Zamoner.
Cagona, por Noga Lubicz Sklar.