Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

É Tempo de Leitura no Rio Grande do Sul

por Jacinto Guerra *
publicado em 23/04/2006.

Feira do Livro de Bento Gonçalves, grande evento cultural da Serra Gaúcha

Durante 12 dias, de 10 a 21 de maio, a cidade de Bento Gonçalves promove a sua 21ª Feira do Livro, que vai ocupar mil metros quadrados de área coberta na Praça Walter Galassi e na Rua Marechal Floriano, no centro da cidade.

Os 27 estandes da FLBG, uma das mais antigas e importantes Feiras do Livro do interior do Brasil, vão abrigar editoras, livrarias, produtores culturais e, principalmente escritores de Bento Gonçalves e da Serra Gaúcha.

Para enriquecer ainda mais esse evento regional, escritores de Porto Alegre, do Rio de Janeiro e de São Paulo participarão, em Bento Gonçalves, de diversos e criativos projetos de incentivo à leitura e ao fazer literário.

Entre eles, estarão o festejado poeta Fabrício Carpinejar, a escritora Letícia Wierzzckowski, autora do romance que serviu de roteiro de televisão para aminissérie A casa das sete mulheres, além de Moacyr Scliar, notável escritor gaúcho, cronista do Correio Braziliense e outros jornais de grande circulação em nosso País.

Ainda na Feira do Livro de Bento Gonçalves, a diretora da Biblioteca Municipal Castro Alves, Eunice Pigozzo, desenvolve um projeto de valorização dos grupos étnicos que formaram a população do Rio Grande do Sul: afro-brasileiros, portugueses, italianos, alemães, poloneses e gaúchos. É uma iniciativa que os nossos secretários municipais de Cultura e de Educação precisam conhecer e desenvolver Brasil afora, com o enfoque local em cada uma das regiões do País.

Esta Feira de Bento Gonçalves, pela sua tradição e importância, é um exemplo para as cidades pequenas e médias de nosso País. Minas Gerais apesar de sua rica literatura, não desenvolve políticas publicas de grande abrangência no sentido de levar o livro e a leitura para o interior do Estado, como fazem principalmente os paulistas e gaúchos.

Nas cidades mineiras, são raros os exemplos de Feiras do Livro. Registra-se, em Belo Horizonte, o Salão do Livro de Minas Gerais, evento de grande expressão ? e, no interior do Estado, o recente Flop-Forum de Letras de Ouro Preto, inspirado na Festa Literária de Parati, no litoral do Rio de Janeiro, que integram o circuito de eventos da Estrada Real. No mais, Minas está onde sempre esteve, sem maiores novidades nos arraiais da literatura e dos livros.

Um grande incentivo ao desenvolvimento do hábito da leitura em nosso país vem do interior de São Paulo: é o site www.verdestrigos.com.br , de Presidente Prudente, iniciativa do escritor Henrique Chagas, formando bibliotecas, divulgando a melhor literatura brasileira pelo mundo afora, abrindo uma clareira na floresta da indiferença e da omissão em torno das questões do livro e da leitura.

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


PERFIL DA IMPERATRIZ, por Maria Cristina Castilho de Andrade.

A odisséia amazônica de Ferreira de Castro, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos