Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Erros velhos e novos

por Efraim Rodrigues *
publicado em 18/05/2007.

Ao longo dos 2000 últimos anos, a igreja desenvolveu uma doutrina de domínio do ambiente, que contribuiu para a alienação gente/ambiente que vivemos.

Idéias como a que o homem seria a imagem e semelhança de deus, que a natureza seria o jardim do éden feito para nós, e a subjugação das mulheres, incluindo tudo o que o feminino representa, foram parte integrante da destruição da natureza de todos para acumulação de alguns, incluindo esta multinacional da área de informação, que é a igreja católica.

Mas é errado julgar a igreja do presente pelos erros de seu passado distante.

No presente, a igreja tem se aproximado de conceitos de despojamento, como o de São Francisco de Assis e Jesus Cristo (ainda que o Papa vista Prada), e tem feito críticas ao desmatamento da Amazônia. Porém, este discurso é relegado a um nível etéreo. Quando é chegada a hora de usar a força que tem, somente a restrição ao controle de natalidade vem à tona.

Estivesse a Igreja Católica realmente preocupada com a Amazônia, ela gastaria parte do ouro que tem, criando meios de vida dignos e conservacionistas para os que lá vivem. Inúmeras pessoas largaram suas vidas confortáveis no sul para trabalhar nisto Amazônia, e para eles falta tudo. Se voltasse à Terra, o Cristo mitológico do qual a igreja tanto fala estaria no Vaticano, ou confortando a prostituta que aborta na periferia de Manaus ? Aliás, a garota que "fica" e a prostituta são seres humanos. Compará-las uma
a outra como se fossem lixo, não é adequado para quem se pretende líder espiritual. Quem puder, que atire a primeira pedra. E ao menos a atire também no garoto que "fica".

A igreja tem os meios financeiros e de recursos humanos para agir. Se não o faz, é porque não o deseja. É porque prefere falar a gastar tempo e dinheiro.

Tanto no passado quanto no presente, a igreja católica é lenta para assimilar idéias. Cerceou a esfericidade da Terra e a evolução das espécies. Agora quer cercear o controle da natalidade, causa dos problemas ambientais.

Há duas décadas, eu perguntei para o Bispo de Pesqueira-PI, se ele, comendo na mesma mesa que os seminaristas, mas uma comida melhor que a deles, se achava mais católico que eu, ateu, que estava decidido a dividir minha vida profissional com os nordestinos. Em seguida, dividi minha salada de frutas com os seminaristas. A resposta dele, de acordo com o que vemos da igreja católica nos últimos 2000 anos ou 20 dias, selou minha cisão.

- Menino, você vai ficar sem sua salada de frutas !

Vejam a coluna Som Ambiente na Rádio Bandeirantes, toda terça-feira, cincohoras e um pouquinho.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


“Presidente Wenceslau, uma região, a cidade e sua gente”, a história de Presidente Vencelau, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Em Brasília, um centro cultural para o poeta Cassiano Nunes, por Jacinto Guerra.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos