Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Concurso Ferreira de Castro

por Jacinto Guerra *
publicado em 24/03/2006.

A Associação de Literatura Juvenil da cidade de Oliveira de Azeméis, em Portugal, acaba de lançar a 3ª versão do Concurso Ferreira de Castro para jovens escritores brasileiros, em duas categorias: para adolescente de 12 a 15 anos e para jovens de 16 a 20 anos. Em 2006, as duas primeiras versões do concurso foram dedicadas aos estudantes de Portugal e do Brasil. Em julho próximo, estará aberto aos outros países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.

O tema dos trabalhos de redação é livre. Os candidatos podem apresentar um ou mais trabalhos, em prosa ou em verso. O prazo para a remessa dos textos encerra-se no próximo dia 30 de junho. O primeiro lugar de cada uma das categorias terá um prêmio em dinheiro no valor de 200 euros, uma coleção de livros de Ferreira de Castro e um Certificado de Premiação.

Em sua juventude, Ferreira de Castro morou no Brasil. É um escritor português de prestígio internacional, autor do famoso romance “A selva”, ambientado na Amazônia brasileira. Outro livro muito interessante de Ferreira de Castro é “A lã e a neve”, que tem como cenário a cidade portuguesa da Covilhã, na região da Serra da Estrela. É a história de um pastor de ovelhas, cujo sonho era ter uma casa própria e ser operário de um fábrica de tecidos. Em Brasília, no Memorial JK, encontram-se os dois livros de FC com a seguinte dedicatória ao estadista brasileiro: “Ao presidente JK, alto espírito, pleno de clarividência e de sentido de criação, cuja obra em prol do Brasil imortalizaria o seu nome, o seu amigo e admirador Ferreira de Castro”.

Com a finalidade de participar ou prestigiar o Concurso Ferreira de Castro (que é uma bela iniciativa da terra natal do escritor), as Prefeituras Municipais, através de seus órgãos de educação e cultura, poderão coordenar e incentivar a participação dos jovens escritores de suas cidades, principalmente divulgando o Concurso e fazendo a remessa dos trabalhos para Portugal.

Além disto, em cada cidade, a instituição interessada poderá oferecer alguns prêmios aos jovens que participarem do Concurso em seu Município. O prêmio poderá ser, por exemplo, livros de Ferreira de Castro ou de outro escritor de Língua Portuguesa. Desta forma, com uma iniciativa de custo muito baixo, nossas Secretarias Municipais de Educação e Cultura estarão articulando-se com a cidade portuguesa de Oliveira de Azeméis, terra de um notável escritor luso-brasileiro, no desenvolvimento de interessante projeto de incentivo internacional à leitura e ao fazer literário.

O regulamento do concurso pode ser consultado no site da APNCFC. (Texto de Jacinto Guerra – jacinto.guerra@rbsturbo.com.br -, com informações do site www.luandadigital.com, da cidade de Luanda, capital de Angola).

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


"Diplomas, Requisitos e Anestésicos"?, por Carol Westphalen.

História de um Dente Molar, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos