Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Procura-se estagiários

por Efraim Rodrigues *
publicado em 12/07/2008.

Tempos atrás eu sentava em cadeiras duras e admirava os que sentavam-se nas cadeiras macias. Muitas outras coisas eram diferentes, e nem faz tanto tempo assim. Os alunos brigavam por mais aulas práticas, e as questões ambientais eram proscritas. Engenheiros (agrônomos ou quaisquer outros) não falavam nisto, nem tampouco os da área de humanas, já que tanto no jardim do éden quanto na mais-valia, as coisas da natureza estão aí para serem mesmo usadas pelo homem.

Neste tempo, eu repetia para os colegas do também proscrito grupo de agricultura orgânica da USP que um dia haveria um grupo de estudos de agricultura convencional e que a regra seria a agricultura orgânica. Ainda não estamos lá, mas estamos perto.

Os estágios relacionados à área ambiental, assim como os empregos, eram raríssimos. Havia até poucas pessoas concorrendo por eles, mas de tão raros, ficavam realmente difíceis.

Hoje, os professores, formados naquele fértil berço da rebeldia, falam eles próprios sobre meios de economizar recursos naturais em seus vários campos de atuação. Nada ambiental é mais proscrito, ao contrário; Uma pesquisa recente do IBOPE mostrou que 65% das pessoas estão dispostas a trabalhar por uma causa nobre. Repito: dispostas

Porque então é tão difícil arrumar estagiários para, por exemplo, cuidar de projetos ambientais em escolas ?

Vivemos tempos imediatos em que mandamos mensagens da palma da nossa mão para outra a centenas e milhares de Km e temos um oráculo em cada mesa para o qual nenhuma pergunta é difícil demais. Para que trabalhar em uma causa nobre se eu posso clicar em um link para que uma árvore seja plantada ? Ou então investir no fundo de ações de empresas que pintam sua fachada de verde ?
Pergunto-me o que ocorrerá se todos forem trabalhar por causas nobres remotamente, quem lá na ponta irá de fato implementar as coisas sonhadas e transmitidas ? Algum robô telecontrolado ?

É improvável que a contribuição de um estagiário vá mudar o mundo. Tenho minhas dúvidas se até mesmo o mais poderoso dos homens é capaz disto. Melhor do que mudar o mundo, um estágio na área ambiental irá mudar você.

Desculpem minha forma original de buscar estagiários, mas nestes tempos loucos ela é necessária. Se você gasta seu tempo lendo jornal, e se ainda por cima lê a coluna ambiental, é porque você deve dar um bom estagiário de educação ambiental.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Pena de Morte, por Antônio Ribeiro de Almeida.

Kosovo: A luta pela independência da Sérvia, por Engjëll Koliqi.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos