Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Cuba está na moda

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 29/09/2005.

Henrique Chagas advertia, há dias, sobre o grande número de livros editados ou a serem lançados sobre Cuba, tanto no Brasil quanto no exterior. Para ele, as publicadoras brasileiras descobriram a ilha e os cubanos, ainda que exilados, fora e dentro do próprio país.

O dono do site Verdes Trigos" registrou que, em poucos meses, “Cuba por Korda", produção do fotógrafo cubano Alberto Korda (falecido em 2002 e autor da mais popular imagem de Che) se tornou o livro de maior vendagem da Cosac Naily. Como se pouco, entrega ao público, em outubro, o ensaio fotográfico da brasileira Tatiana Altberg, “Si por Cuba".

A Globo, animada com o sucesso de “Comandante Che", biografia do guerrilheiro Guevara, que se associou aos projetos de Fidel até a morte, promete a reimpressão do livro do norte-americano Paul J. Dosal, neste mês que termina. Na esteira do sucesso, irá apresentar ao público “À Espera da Neve", em Havana, do exilado cubano Carlos Eire.

É muito, mas ainda há mais: A Barcarolla lançou “Provas de Contato", do jornalista e poeta exilado Raúl Rivero, e a Companhia das Letras traz ao Brasil Pedro Juan Gutiérrez, que autografará “O Ninho da Serpente - Memórias do Filho do Sorveteiro".

Uma enxurrada de publicações tendo Cuba como centro e núcleo. Bem verdade que a ilha sempre constituiu atração e exerceu fascínio sobre escritores, desconhecidos ou de nome. Não foi sem razão que Hemingway lá se instalou por vários anos, consumiu as bebidas favoritas e escreveu.

Não sei se a onda formada em torno de Cuba agora tem a ver com o natural declínio de Fidel, depois de longa e tormentosa jornada ao poder ou nele, enfrentando a força e as artimanhas de Tio Sam, sempre endiabrado por conquistas. Evidentemente, Castro não terá vida por longo tempo, embora numerosos podemos antecipá-lo no indesviável destino. Oitenta anos pesam, sobretudo quando se tem de governar uma nação pequena, de reduzida pauta de exportações, mantendo um regime riscado do mapa político mundial.

Mas, enquanto permanece a curiosidade e o interesse por Cuba, vai-se assistindo a novos capítulos na existência de uma nação brava e sempre resistente à cobiça estrangeira, indisfarçável diante da privilegiada situação geográfica.

Cuba tem uma história heróica e dolorosa, em que se incluem frequentes abalos de terra. Mais vasta e populosa das ilhas adjacentes ao continente americano, sofre a inevitável ação dos furacões, terremotos e inundações, como os que a televisão mostrou recentemente com o Katrina, que deixou marcas profundas em Nova Orleans.

Entrar por mar em Havana é difícil , porque há rochedos abruptos, que podem ferir os navios ou despedaçá-los. Mas o solo da ilha é dos mais fecundos da Terra. Na Planície, estendem-se campos de cana de açúcar, plantações de café e de tabaco, de cacau e algodão. Nos vales, produzem-se cereais e frutas, enquanto nas proximidades dos pântanos vislumbram-se belos arrozais.

Com Fidel ou sem Fidel, Cuba existiu e existe. O que deixou de haver foi a população indígena, com cerca de 200 mil pessoas, à época de Colombo, exterminadas paulatinamente. No princípio do século XVII, existiam apenas 8 mil. Destes, muitos se suicidaram, por não se submeter ao conquistador.

Ir a Cuba, fazer turismo ali é fascinante. Vencendo os mais duros anos do atual Governo, vai-se ampliando o ingresso de turistas. Eles trazem divisas e animam as atividades comerciais, industriais e sociais. E, afinal, foi mesmo extirpado o analfabetismo? Os milagres da medicina cubana são verdadeiros? Há quem vá lá para conferir.

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O CAMINHO DAS MISSÕES, por Henrique Chagas.

Um centênio da Academia, por Manoel Hygino dos Santos.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos