Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

País do futuro

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 22/03/2006.

Henrique Chagas, do Verdes Trigos Cultural, atende a minha solicitação, já que não encontrara o livro no mercado belo-horizontino. É "O Brasil tem futuro?", uma coletânea de ensaios "republicanos", escritos com clareza e determinação.

O livro é de Jaime Pinsky, historiador, escritor, conferencista, editor, doutor e livre-docente em História pela Universidade de São Paulo, professor titular da Unicamp. Colunista do Correio Braziliense, de sua autoria são "História da Cidadania", "Cidadania e Educação" e "As primeiras civilizações", todos pela Editora Contexto.

Uma síntese biográfica invejável. Na nova publicação, Pinsky se pergunta e a nós _ será que temos futuro, já que somos um país em que faltam lei, educação, cultura, leitores, igualdade e, parece, um pouco de caráter?

Eu acrescentaria outros itens, se bem que as perguntas formuladas sejam suficientes. Mostra-se que práticas cidadãos não rimam com esperteza, levar vantagem, ser anti-republicano. Um país se constrói a partir de um pacto social, em que todos são protagonistas, não há simples espectadores.

Certamente neste pequeno espaço diário, não há possibilidade de abrigar todas as indagações que o professor da Unicamp formula. Mas algumas servirão para se suscitar reflexões sobre os dias que vivemos, os problemas que enfrentamos, a sociedade a que nos achamos integrados, as autoridades que elegemos e as que, indiretamente, por força de nosso voto, se encontram em altos postos.
Pinsk pergunta:

Há ainda quem acredite que somos o país do futuro? Alguns de nós estamos indo bem, obrigado, alguns setores da economia se desenvolvem, mas será que nossas esperanças em um país rico, justo e fraterno ainda estão de pé?

O leitor analisará as perguntas e responderá. Está bem, foram mais de trezentos anos de Colônia, um Império para poucos, uma República tocada a trancos e barrancos e algumas ditaduras. Mas já estamos com vinte anos de democracia formal e cadê o futuro?

Não há praticamente o que mudar no texto de Pinsk e Chagas. O livro, em síntese, pergunta se temos futuro, se faltam condições mínimas, como alinhadas no terceiro parágrafo deste comentário.

Aparentemente, experimentamos imensamente, de tudo, nas duas últimas décadas: Governos tidos como conservadores, social-democratas, messiânicos, esquerdistas. Elevamos ao poder gente de bigode, sem bigode, de barba, sem barba, gente que tomava decisões intempestivamente, gente que demorava meses para decidir qualquer coisa e o resultado é que o país tem crescido menos do que a América Latina como um todo. Foi ultrapassado por várias nações e continua pobre e desigual. Sem educação adequada, sem cultura para todos, sem rumo para muitos.

Caberia a pergunta: nosso país tem jeito? Podemos, de fato, acreditar num Brasil diferente e melhor do que temos? Ou estamos simplesmente condenados a servir de lastros para as naves do progresso que insistem em não se fixar por aqui?

Não se trata de contentar-se com passageiras vitórias. Trata-se de pensar se o Brasil tem chances de chegar entre os mais bem situados no campeonato mundial de desenvolvimento, justiça social, infra-estrutura, saúde e educação de qualidade para todos, eficiência, responsabilidade e honestidade no setor público e no privado, estradas decentes, cidades organizadas, respeito ao cidadão e respeito do cidadão pelo coletivo.

Jaime Pinsky se acha pertencente a uma geração que tinha fé. E esta fé se vai perdendo, vai-se esvaindo e os brasileiros apenas parecem assistir ao deplorável espetáculo.

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Por que devemos ler os clássicos?, por Antônio Ribeiro de Almeida.

UM BRASIL DE LETRADOS, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos