Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Viegas Fernandes da Costa


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Olhar De Bruna

por Viegas Fernandes da Costa *
publicado em 11/09/2005.

“Chegará o dia em que a nudez dos olhos será mais excitante do que a do sexo”, escreveu Lygia Fagundes Telles em seu romance “As Meninas”. Foi o que me atraiu o olhar: seus olhos nus e devassadores, depois o corpo. E não me venham encher o saco dizendo que só falo de mulheres, afinal, são lindas e inteligentes as que conheço, por isso este meu cronicar sobre o sexo feminino.

Tentava-lhes adivinhar a cor, mas àquela distância e sob a luz do Farol, impossível! Porém lindos, sim, porque expressivos. Ela, cabelos longos que lhe cobriam as costas; e o corpo, exuberante e viçoso de ancas largas. Podia ter dito quadris, talvez soasse mais pudico, mas ancas dão idéia mais exata desta Bruna lasciva cujo corpo recende a prazer e opulência. Ancas, carne, o claro dourado da pele, o corpo, enfim, e a suposta nudez sob aquela roupa leve de verão tropical vieram depois, porque primeiro aqueles olhos e aquele jeito desconcertante de lançá-los sobre a face alheia.

Conversava com aquela que parecia uma amiga, morena, ambas sentadas, uma de frente para a outra, rodeadas por amigos diversos. Bruna com os pés, calçados em sandálias de tiras de couro, apoiados sobre o sarrafo da tosca cadeira de palha. Tinha as pernas dobradas e os braços apoiados nos joelhos, o que fazia com que seu corpo se reclinasse na direção da amiga. Tão próximas, os hálitos quentes acariciando as faces jovens, e aqueles olhos! Não propriamente os olhos, que depois descobri serem verdes, intensamente verdes, mas o olhar! Nunca que vira um olhar assim, de devassa, de desejo, de carícia. Dialogavam como pretexto de se encararem, é certo. Leves e impetuosos, os olhos de Bruna corriam o rosto moreno da amiga, caiam sobre os lábios, demoravam-se nas pupilas, bailavam sincronicamente sobre os olhos morenos e descansavam sobre o conjunto do rosto que falava alegremente. Ansioso e enciumado, confesso, esperava o momento em que seus lábios ousassem se tocar e que sua língua invadisse a boca alheia, mas não aconteceu. Não aconteceu o beijo e a poesia que aqueles olhos prometiam. Afastaram-se, e a conversa rolou solta na mesa, conversa grupal, com Bruna jogando a cabeça para traz quando gargalhava e me concedendo o perfil das Graças de Boticcelli na representação da Primavera. Como afogar meus desejos no copo de cerveja e na companhia de Ernesto? Impossível, e me descobri tolamente apaixonado.

Como disse, não lhes podia adivinhar a cor, estava distante, e também meus ouvidos lhe exigiam a voz e minha memória seu nome. Por isso, trôpego e pateticamente emocionado, fui ajoelhar-me ao seu lado, “desculpe interromper”, suas mãos em meus lábios – estavam frias e macias – e minha patética súplica refletida na surpresa dos seus gestos. Olhava-me do alto, seu rosto ligeiramente inclinado sobre o meu, e lá da outra mesa Ernesto tinha a certeza de já ter visto semelhante cena em alguma página de Cervantes. Triste sina esta de representar papéis ultrapassados. E papel por papel, disseram-me os da mesa que era atriz de teatro, ela sorriu confirmando, e confessei-lhe este texto. Verdade é que não acreditou, “crônica?” – indagou com ironia. “Uma crônica, e a arquitetura do teu corpo nu tomando o meu, e vice-versa” – mas não lhe revelei este meu outro desejo, já o adivinhara com seus olhos, e sorriu.

Depois, algumas palavras trocadas, o tremor dos braços e das pernas e a certeza de que Lygia tinha razão. Enfim, que fazer se atraído pela nudez excitante do olhar de Bruna? Pois é, mas ei-la, a crônica, pois a este olhar verde e que também nos põe nus não quero passar por tratante.

E é isto, mais uma vez.

Blumenau, 07 de fevereiro de 2005.

Sobre o Autor

Viegas Fernandes da Costa: Viegas Fernandes da Costa nasceu no município de Blumenau em 21 de fevereiro de 1977. Formado em História e professor de Humanidades no Colégio Metropolitano de Indaial, começou a escrever muito cedo. Poeta, contista, cronista e ensaísta, possui inúmeros trabalhos publicados na imprensa nacional e em antologias, detendo inclusive alguns prêmios literários. Viegas mantém também a coluna “Crônica da Semana”, distribuída para milhares de endereços eletrônicos em mais de uma dezena de países.

Site oficial = http://www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Como um místico amarra seus sapatos - O segredo das coisas simples, por Carla Coelho.

Natal Renovado, por Luiz Carlos Amorim.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos