Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → .::. Verdes Trigos Cultural .::. →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Escritora Nélida Piñon estará na Feira do Livro de Ribeirão Preto no dia 11 de setembro
por .::. Verdes Trigos Cultural .::.
*
publicado em 20/08/2005.
A escritora Nélida Piñon, que venceu o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras 2005 - reconhecimento que jamais havia sido atribuído a um brasileiro - encontrará seus leitores na 5ª da Feira do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 9 a 18 de setembro. Amiga de Clarice Lispector, ela falará, no Salão de Idéias das 19 horas do dia 11 de setembro, de sua obra e também de sua amizade com a homenageada dessa edição, ao lado da escritora Nádia Gotlib, considerada uma das maiores especialistas brasileiras no tema.
Na ocasião, Nélida será homenageada, no próprio Auditório Meira Jr. do Theatro Pedro II, pela Câmara Municipal com o diploma de Honra ao Mérito e o Brasão de Prata da cidade, que serão entregues pela vereadora Fátima Rosa (PT), idealizadora do projeto. "Poder prestar essa singela homenagem a uma personalidade como Nélida Pinõn é um grande orgulho para todos nós, ribeirãopretanos e brasileiros", observa Fátima Rosa. "Nélida é uma pessoa à frente de seu tempo, um talento inexplicável e, acima de tudo, uma grande mulher", completa.
Essa mesma opinião da vereadora sobre a importância de Nélida foi expressa pelo presidente do júri que concedeu o Prêmio Príncipe de Astúrias à escritora, Víctor García de la Concha, diretor da Real Academia Espanhola da Língua (RAE). Ao anunciar sua decisão em Oviedo (Astúrias) no último mês de maio, ele afirmou que Nélida Piñon, também jornalista, tem sido "aclamada pela crítica como a voz mais destacada da literatura brasileira e transportou ao âmbito universal a complexa realidade da Ibero-América".
Até hoje, nenhum autor brasileiro ganhou o prêmio das Letras, mas o país já foi homenageado em outras categorias. O prêmio de Cooperação Internacional foi entregue ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 2000 e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. A seleção brasileira de futebol ganhou o prêmio de Esportes em 2002, e o Grupo Globo foi reconhecido com o de Comunicação e Humanidades em 1986. O arquiteto Oscar Niemeyer ganhou o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes em 1989 e o fotógrafo Sebastião Salgado, em 1998. Em 1994, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua foi agraciado com o Prêmio da Concórdia.
Sobre o Autor
.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
CAGIANO: contra o mercado editorial perverso, o ânimo de correr riscos, por Chico Lopes.
Hierosgamos: o Cântico dos Cânticos de Noga, por Henrique Chagas.