Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

SEJAM MÃES

por Pablo Morenno *
publicado em 06/05/2005.

A salvação foi anunciada e se implantou. O feminino estourou as tramelas das portas, tirou as grades das janelas, armou sua tenda nas praças. Seja bem-vindo. O mundo masculino, hierarquizado, racionalista, patriarcal, criado por um Deus Pai aguardava a necessária vinda do feminino. Os varões já tivemos nosso tempo cartesiano de mestres e possuidores de todas as coisas. Como bem analisam Leonardo Boff e Rose Marie Muraro no livro Feminino e Masculino, o homem devastou a terra, explorou à exaustão os recursos dos ecossistemas, ameaçou de extinção as espécies, degradou a qualidade de vida, mercantilizou as relações sociais. O feminino vem armar sua tenda nas praças em tempo certo.

O feminino veio. Como água, foi vivificando a aridez. Como oxigênio, foi animando os corpos. Como as manhãs, foi clareando os dias. As mulheres dirigem muito bem, puseram a toga nos tribunais, vestiram-se do voto e ocuparam os parlamentos, puseram macacão e entraram nas fábricas, doutoraram-se nas universidades, abriram contas nos bancos, sustentam o lar. Não há instâncias de decisão, de ciência, de mando, de produção, de organização, de consultoria, de comunicação, não obstante as sazonais resistências, onde não haja um jeito feminino no fazer-se das coisas.

Contudo, parece que as mulheres têm medo de algo. No tempo em que nós homens mandávamos sozinhos no mundo, as confinamos ao lar. Eram as rainhas, mães exemplares, colaboradoras de Deus. Quando elas vieram para salvar o mundo com o feminino, trouxeram consigo um trauma equivocado. Nós, homens-varões, fizemos da maternidade algemas de confinação. Fiquem em casa, dissemos, para parir meninos. Somos culpados.

Sabemos e proclamamos à dimensão feminina do ser humano: Sim, maternidade não é pressuposto e nem requisito. Mas, nós, homens-varões, ainda não conseguimos dar à luz. Todas as descobertas genéticas não prescindiram o útero. Pior, ainda não aprendemos o amor àmoda materna. Por isso, imploramos, sejam mães. Nós aprenderemos a técnica da ternura com os filhos e vocês seguirão redimindo o mundo. Sejam mães sem medo. Principalmente agora que o mundo ficou bem melhor para a vida. Sintam-se mães sem nenhum complexo de submissão ou inferioridade. Sejam mães para que o masculino seja um pouco mais humano. Entrem no mundo como mulheres e mães. Prometemos ser mais homens e pais. Feliz dia das mães!

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Parabéns!, por Maria Cristina Castilho de Andrade.

Relíquia dos anos 50 é a melhor tragédia do mestre de Fassbinder e Almodóvar, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos