Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O filósofo do parque

por Airo Zamoner *
publicado em 19/04/2005.

Leon adorava caminhar pelos parques de Curitiba, mas tinha uma razão especial para sempre escolher nas quartas-feiras, o Barigui. Naqueles dias, desfrutava do prazer imperdível de se encontrar com Fortunato. Seus encontros ocorriam na pista que circunda o grande lago que por sua vez é o interior de uma moldura feita do mais puro bosque.

Fortunato era uma figura peculiar, a partir de sua aparência. Impossível avaliar sua idade! Vestia-se com uma túnica de algodão que ia até os pés, sempre muito limpa, mas amarrotada. Uma sandália de couro cru protegia seus passos. Boca, nariz, queixo, tudo se perdia em uma barba exageradamente comprida. Seu rosto poderia se resumir àquela barba. Misturava-se com as orelhas, com os cabelos longos e até com as abundantes sobrancelhas. Restavam de sua fisionomia, apenas os olhos pequenos, claros, brilhantes e sempre sorridentes, enfiados lá no fundo daquela máscara grisalha.

Leon estacionava seu carro nas proximidades, já com os pensamentos voltados para Fortunato, imaginando sobre o que conversariam naquela manhã.
Fortunato jogou, como quem nada quer, apenas uma palavra: hipocrisia. Ela caiu de permeio a sua barba e no ar ainda enevoado, brincou tal qual bolha de sabão colorido. Como o jogo era procurar outras palavras que se associariam a ela, Leon falou em fingimento.

Fortunato apertou os olhinhos, ampliando o sorriso oculto, num ar de concordância. Depois surgiu falsidade. E virtude em contraponto.

Leon quis saber porque levantara aquela primeira palavra. No que pensava afinal, para lembrar de hipocrisia, naquela manhã tão bonita e fresca? E ele jogou mais uma palavra: caridade.

Daí para frente, a conversa pegou rumo. As palavras se sucederam: pobreza, evolução, exclusão, mediocridade, responsabilidade, social...

Leon voltava para o estacionamento com a cabeça ensopada de dúvidas e pensamentos, dos mais superficiais aos mais profundos. E isto o enchia de satisfações, preenchendo a semana toda de uma introspecção que o enlevava, aprofundava-o em seus conhecimentos.

Foi assim que aguardou com ansiedade a próxima quarta-feira. Queria questionar Fortunato sobre a hipocrisia da expressão “responsabilidade social”, que afinal não era nada mais nada menos que simples caridade, revestida do mais puro marketing. A caridade feita às escondidas é virtude. A ação dita de responsabilidade social é hipocrisia, dizia Fortunato.

Leon deu a partida em seu carro e enquanto subia o ziguezague da Cândido Hartmann em direção a seu escritório, ficou imaginando que história de vida teria aquela figura extraordinária do Fortunato. Quem seria seu grande amor. Ou ele nunca teria vivera uma grande paixão... E de onde armazenou tamanha sabedoria e conhecimento?

Chegou até o alto, lá pelas imediações do Colégio Senador Alencar Guimarães, com o propósito de um dia, desvendar todos aqueles mistérios que se escondiam por trás do filósofo do parque.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Doce veludo mortuário, por Chico Lopes.

PAPEL IMPRENSA, por Miguel Sanches Neto.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos