Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → José Aloise Bahia →















Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS -
Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
O Brasil que Caminha Com Suas Próprias Pernas
por José Aloise Bahia
*
publicado em 18/04/2005.
Uma biblioteca dentro de uma borracharia na pequena Sabará, Estado de Minas Gerais. Vou repetir: uma biblioteca dentro de uma borracharia. Numa lição e visão de cidadania, comunhão e empresarial, Marcos Túlio Damascena, 26 anos e universitário, há dois anos, convenceu o pai, também borracheiro, que os livros e os jornais também são importantes no local de trabalho. Onde, antigamente só se viam clientes apressados com os seus carros de pneu furado, atualmente, podemos observar também a presença de adolescentes, estudantes e até universitários da graduação em busca dos volumes que necessitam. Uma idéia genial. Exemplar. Num país, onde os livros custam caro, e existem muito pouco incentivos para a leitura.
Marcos Túlio resolveu compartilhar o prazer da leitura com a comunidade. O resultado deste projeto frutificou. A clientela aumentou. E, a cada dia o acervo aumenta em quantidade e qualidade. Segundo alguns moradores, assinantes regulares de jornais mineiros, após as leituras matutinas, passam na borracharia e deixam as edições para os leitores diversos. O negócio tomou corpo. Existem até cadeiras cativas e filas para ler os jornais, revistas e livros, sejam romances, de contos ou poesia. Os mais espertos levam os seus bancos e tamboretes. Virou um hábito para muitos freqüentar a borracharia.
Borrachalioteca - O grande charme do estabelecimento comercial são as mensagens do dia. Isto mesmo! Mensagem que são escritas em letras de forma, e colocadas no quadro-negro. São mensagens variadas, retiradas de livros, revistas e jornais. Na “borrachalioteca”, como o pessoal da cidade batizou o espaço, tem até gibis, que faz a festa da criançada. Um outro detalhe chama a atenção neste projeto comunitário: os empréstimos de livros não são cobrados. Marcos Túlio só anota o nome, a data e o telefone dos leitores. Quanto às revistas, jornais e impressos, as leituras têm que ser feitas no local.
Pois bem, foi graças à “borrachalioteca” que Marcos Túlio conseguiu agora em 2005 entrar para a Faculdade de Letras de Sabará. A diretoria da escola tão logo soube do projeto, e da notícia que ele tinha passado no vestibular, concedeu-lhe uma bolsa de estudos. A experiência fecunda está rendendo a Marcos Túlio palestras e presenças em programas de rádio e TV em Belo Horizonte. A última delas foi dada na Faculdade de Pedagogia da UFMG.
Eis uma experiência de vida promissora. Uma vocação e desejo que nos aponta uma verdade bem verdadeira: o Brasil legítimo caminha com as próprias pernas. Eis o exercício digno, firme e arrojado da cidadania genuína. A passos firmes e largos, Marcos Túlio dá um exemplo para todos. Principalmente aos políticos e as suas faltas de vontades e imaginações.
Se eu fosse o ministro da cultural convidaria Marcos Túlio para uma visita à Brasília. Creio que o congresso, o executivo e o judiciário têm muito a aprender com este mineiro. Uma lição de cidadania, comunhão, vontade e esperança que parece nos jogar na cara a todo o momento, aquilo que a minha bisavó falava há tempos: “- Zé, o Brasil ainda tem jeito...”.
Sobre o Autor

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS

