Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Ademir Pascale Cardoso →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
SIMPLESMENTE, CHARLES DICKENS
por Ademir Pascale Cardoso
*
publicado em 23/09/2007.
SIMPLESMENTE, CHARLES DICKENS: Uma criança séria e autodidata. - Essa era a descrição de Charles Dickens (1812-1870) quando ainda era uma pequena criança que devorava centenas de livros de renomados autores, como Daniel Dafoe, Tobias Smollett e Henry Fielding. Charles não pertencia a uma família rica e seu pai era um homem mergulhado em dívidas, até que um dia, fora preso por muito tempo. A família perdeu praticamente todos os bens materiais e foram morar em um quarto barato no bairro de Camden Town em Londres.
O pequeno Charles, agora com doze anos de idade, fora obrigado a trabalhar duramente em uma empresa de graxa para sapatos chamada Warren´s. A função de Charles Dickens era a de rotular incansavelmente inúmeros frascos de graxa.
Com poucos anos de idade, Dickens carregava o peso de sustentar a devedora e pobre família, o que acarretou posteriormente, na criação de dezenas de obras literárias. A primeira fora lançada em 1836 "The Pickwick Papers", a segunda, um grande sucesso até os dias de hoje "Oliver Twist" (1837-1839). Ainda lançou outros famosos romances, entre eles "A Christmas Carol" (1843); David Copperfield (1849-1850); "A Tale of Two Cities" (1859) entre outros (no total foram 44 obras produzidas).
Pesquisando sobre a vida dos grandes escritores ingleses, portugueses ou Franceses, noto uma incrível semelhança; praticamente todos sofriam por alguma causa; alguns sofriam por amores não correspondidos, outros de sérias doenças e alguns - como Charles Dickens - da falta de dinheiro e da humilhação de ter o próprio pai preso por ser um dividendo. As características sofridas dos autores acarretam em grandes obras literárias e às vezes, imagino: Se nascessem em berço de ouro, se fossem correspondidos amorosamente e não sofressem de terríveis doenças, existiriam hoje essas excelentes obras?
FILME & LIVRO - Para conhecer profundamente Charles Dickens
Ficha Técnica
Gênero: Drama
Duração: 130 min.
Ano: Inglaterra/República Tcheca/França/Itália - 2005
Estúdio: Runteam Ltd. / ETIC Limited / Medusa Produzione / R.P. Productions
Distribuição: Sony Pictures Entertainment / TriStar Pictures
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Ronald Harwood, baseado em livro de Charles Dickens
A obra Oliver Twist foi adaptada diversas vezes para as grandes telas. A versão mais conhecida foi a de 2005, dirigida pelo cineasta franco-polaco, Roman Polansky (Oliver Twist de Roman Polansky ganhou 5 Oscars por melhor filme). Oliver Twist retrata uma mera semelhança da real infância de Charles Dickens, pobre e sofrida. O longa-metragem é excelente em narrativa e interpretações, o protagonista "Oliver" é cativante, o que lhe fez ganhar milhares de admiradores em todo o planeta.
Sinopse: Na Inglaterra do século XIX, o pequeno Oliver, mal nasceu, foi deixado sozinho no mundo. Desde cedo, conheceu o lado mais duro da vida, a maldade e, até mesmo, a violência. Mas um segredo sobre sua origem, que ele vai descobrir em meio a muitas surpresas, vai lançar o menino numa seqüência de aventuras que emocionam há mais de um século leitores do mundo todo.
Visite o site Dickens Museum, clique aqui: www.dickensmuseum.com
Sobre o Autor
Ademir Pascale Cardoso: Crítico de cinema e editor do Portal Cranik, Ademir Pascale, é criador de um projeto de inclusão social e cultural, intitulado “Vá ao cinema!”, o qual já beneficiou mais de 5 mil e quinhentas pessoas de baixa-renda de todo o Brasil com o acesso gratuito às salas de cinema. Idealizador e Editor do Portal Cultural Cranik “www.cranik.com” desde 2003, é também crítico de cinema e coordena uma equipe de jornalistas e estudantes da área de comunicação social em seu portal ( http://www.cranik.com/equipe_cranik.html ), colunista de diversos sites culturais, Ademir Pascale é também um dos grandes divulgadores da sétima arte e do incentivo à leitura no Brasil, possuindo parceria com as maiores distribuidoras de filmes e editoras, o qual disponibiliza concursos culturais em seu Portal, incentivando a leitura e a ida ao cinema. O Editor já foi aluno de alguns dos maiores cineastas da América Latina, como: Paulo Betti, Guilherme de Almeida Prado, Toni Venturi, Imara Reis, André Sturm, Fernando Bonassi, Vera Hamburger, Lina Chamie, De Blasiis, Kátia Coelho, entre outros, além de ter concluído seu curso de roteiro para cinema com o conceituado autor e produtor norte-americano “Hugo Moss”.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Lecabel, o Ministro, por Airo Zamoner.
Leilão de florestas públicas e Controle do Dano, por Efraim Rodrigues.