Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Henrique Chagas


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Desenvolvimento sustentado se realiza com conhecimento

por Henrique Chagas *
publicado em 18/11/2004.

Sebastião Assis Brandão também é um mais neste voluntariado em prol da comunidade onde reside. Ele é diretor da Biblioteca pública da Prodesul. Lá enfrenta inúmeras dificuldades e não necessita apenas de nossa solidariedade, necessita de ajuda concreta.

Economista, com mestrado em fase de conclusão, professor universitário, Sebastião reside em um município do extremo sul do Estado da Bahia (Teixeira de Freitas), cidade que tem uma população aproximada de 120 mil habitantes. Faz assessoria na Secretaria Municipal de Educação, onde há dois anos luta para implantar uma biblioteca pública no município. Mas não teve apoio nem do secretário e nem do prefeito ("graças a DEUS estão sendo substituído", afirma). Como havia criado, em 2000, uma ong (OSCIP) no município de Ilhéus, a transferiu para Teixeira de Freitas em abril do ano passado. Com ajuda de colegas e amigos, a ong está com vários projetos em andamento e "no entanto, não temos nenhum deles financiado com recursos de terceiros", esclarece Sebastião e completa; "tudo o que temos foi com trabalho árduo e voluntário de nossos companheiros. O atual prefeito nos considera como adversários porque não pactuamos com os desvios de recursos públicos e por estarmos engajados no movimento social organizado".

Através dessa ong está tentando viabilizar a constituição da biblioteca pública em Teixeira de Freitas. Afirma Sebastião: "Vivemos numa comunidade em que 90% da população sobrevive com renda familiar de até R$ 420,00, Possuímos espaço amplo e temos cerca de 1.200 livros doados basicamente de livros didáticos do ensino fundamental. Aceitaremos todo e qualquer material bibliográfico, além de móveis e equipamentos para biblioteca, inclusive equipamentos de informática. Só para teres uma idéia, o município tem mais de 25 mil alunos no ensino fundamental e não possuímos sequer uma escola municipal que tenha um laboratório de informática".

A biblioteca está aceitando doações.

Serviço:
Agência para a Promoção do Desenvolvimento Sustentado - PRODESUL
Biblioteca Pública da Prodesul
Avenida João Dionísio de Almeida, S/N - Monte Castelo (antigo SENAI)
CEP 45.996-135 - Teixeira de Freitas - Bahia
Fone/Fax: (73) 292-0800 - e-mail: prodesul@tdf.com.br
CNPJ 04.167.583/0001-09

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


“O Segredo de Brokeback Mountain”: em DVD, depois do turbilhão, por Chico Lopes.

O horror peculiar do pai espiritual de Stephen King, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos