Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Maria Clara Celligoi


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

[FUVEST 2005] O Primo Basílio

por Maria Clara Celligoi *
publicado em 13/11/2004.

OBRA: O PRIMO BASÍLIO
AUTOR: EÇA DE QUEIRÓS


CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL:

O final do século XVIII trouxe a definitiva ascensão da burguesia ao poder político na Europa. O marco histórico desse processo foi a Revolução Francesa de1789. Ao longo do século seguinte, a consolidação do poder burguês se faria de forma cada vez mais marcante, principalmente em função do desenvolvimento que o Capitalismo alcançaria no período. Esse desenvolvimento se deveu, basicamente, a uma acelerada industrialização, que acentuou os mecanismos de exploração social do sistema capitalista. A disputa por mercados de consumo de manufaturados e por áreas de exploração de matérias-primas agravou a rivalidade entre os países industrializados - processo conhecido como Imperialismo.

As desilusões com os rumos da Revolução Francesa já se tinham feito sentir no próprio movimento romântico.Mas o quadro descrito acima aumentaria ainda mais a decepção. A base espiritualista e sentimental do Romantismo cedeu espaço (embora sem desaparecer) para concepções materialistas e racionalistas.

Surgiram, em toda a Europa, filosofias que buscavam explicar a realidade através de parâmetros científicos: tratava-se do cientificismo. A mais representativa dessas filosofias foi o Positivismo, surgido a partir dos escritos de Auguste Comte. O Positivismo pretendia constituir uma teoria geral do conhecimento, a partir da qual todos os aspectos da realidade poderiam ser explicados e normatizados.
Outra tentativa nesse sentido foi o Determinismo, segundo o qual as ações humanas poderiam ser determinadas e previstas a partir da análise de alguns fatores básicos, como o meio social, a raça dos indivíduos envolvidos naquelas ações e o momento histórico em que elas acontecessem.

O Evolucionismo de Darwin (Origem das espécies em 1859) e as Leis das Selvas, também contribuíram para o cientificismo.

PERÍODO LITERÁRIO:

Realismo Português. O romance faz parte da 2ª fase do autor, onde sua produção é marcada pela influência realista-naturalista, compondo um vasto quadro da sociedade portuguesa da época ele analisa e critica as instituições, a hipocrisia do clero, a aristocracia decadente e a família burguesa lisboeta. Assim afirma o autor: " a família lisboeta produto do namoro, reunião desagradável de egoísmos que se contradizem, e mais tarde ou mais cedo centro de bambochata."

[ hipertexto ] download do ensaio completo = primobasilio.pdf


Os arquivos se encontram em formato PDF.
Clique aqui para fazer download do dispositivo que permite
a leitura nesse formato, o Acrobat Reader. É grátis!

Sobre o Autor

Maria Clara Celligoi: Professora Literatura
COC Piracicaba

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O Menino de Todos, por Rubens Shirassu Júnior.

Aldisio Filgueiras: a palavra inventa e devora, por Antonio Miranda.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos