Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Conceitos

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 15/11/2004.

Todo dia, depois de ler as seções de negócios e finanças em jornais e revistas, eu me pergunto: A China tornou-se um mercado em potencial porque criou um conceito? Mesmo vivendo sob um regime político complicado? O tamanho do mercado potencial chinês, mais de 1 bilhão de pessoas, derrotou até as restrições americanas ao velho inimigo comunista e suas violações de direitos humanos, pois se não se perde muita coisa bloqueando Cuba, despreza-se quase um quarto da população mundial discriminando a China. E os chineses estão sendo tão pragmáticos quanto os americanos. Com sua abertura controlada para investimentos externos e multinacionais, quintuplicaram a economia nos últimos 20 anos.

Uma das coisas que brasileiros, como eu, e estrangeiros não contavam, é que haveria empresas chinesas, mais acostumadas com a burocracia e a corrupção locais, disputando o mesmo mercado. De qualquer maneira, cedo ou tarde a lógica prevalecerá. E estaremos todos produzindo para vender na China.

Que país de tamanho parecido com o nosso serviria como modelo para o Brasil, descartando os 3.000 mil anos de civilização, da revolução com milhões de mortos, para chegar ao mesmo ponto, depois de decidir se o sucesso vale tanto sangue? Desconfie sempre dos que pregam banhos de sangue, eles sempre se referem ao sangue dos outros. Existe uma corrente contrária ao pensamento que o problema do Brasil foi a qualidade da nossa colonização por Portugal. Pelo que descreve a história, a Austrália foi povoada por degredados e prostitutas e deu no que deu. Certa vez, um operário japonês perguntou se a tribo onde vivo podemos ter oito mulheres e andamos todos nus. Essa visão estereotipada do Brasil de costumes exóticos, que vive de forma primitiva na Amazônia, há muito tempo vem sendo inserida pelos meios de comunicação dos países da Europa e do Oriente. Comprovei assistindo as reportagens nas TVs nipônicas, onde as câmeras mostram a miséria e a exclusão social enquadrando moradores de ruas, garotos cheirando cola livremente pelas ruas de São Paulo e os confrontos da polícia com marginais nas favelas do Rio de Janeiro.

O grande modelo para o Brasil dar certo talvez seja o próprio Brasil – nenhum outro tem as mesmas características, história, etc. - , mas com outro começo. Enquanto o governo não organizar a casa, desenvolvendo uma economia avançada de incentivo, fiscalizando e punindo sem privilégios, corremos o risco de trocar a instabilidade econômica pelo gangsterismo organizado e público. Neste “vale tudo” que vivemos, a expressão que li há algum tempo, de Tatyana Tolstaya, escritora russa, parafraseio dizendo que “a fome não afeta os brasileiros, porque “comemos uns aos outros e isto nos satisfaz”. Afinal, desde o começo predominou a geocultura, pelas fortes influências das teorias européias, uma prática que dura mais de 50 anos. Se o mesmo primitivismo está por trás do que acontece no Oriente Médio, devemos ficar atentos ao perigo do fundamentalismo religioso, um dos freios sociais, um dos exemplos de que o Brasil tem vocação para a autofagia social. Mas, sabotando os conceitos distorcidos sobre as Américas do Sul e Central, e o laboratório de idéias importadas, veremos, a longo prazo, os resultados das novas atitudes e conceitos adotados. A China ficaria apenas como um exemplo de como é possível ser pragmático sem ser submisso.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


CUSCO 2 – Viagem ao Umbigo do Mundo, por Urda Alice Klueger.

A finitude do ser, por Carol Westphalen.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos