Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

SEGREDO DE JUSTIÇA

por Pablo Morenno *
publicado em 05/02/2007.

O que já se desconfiava agora tem estudo científico confirmando. A justiça - cega, mas, não boba - quase sempre se aconchega no colo dos mais abastados.

Élio Gaspari expõe, último domingo (Folha de S.Paulo), a realidade mascarada por quem reclama da ‘falta de segurança jurídica para investimentos econômicos’. Na Universidade de São Paulo (USP), Ivan César Ribeiro e Brisa Lopes de Mello Ferrão, verificaram que, na busca de proteção por uma mesma lei, mais ricos têm até 45% mais chances de vitória. A conclusão foi encontrada após estudo por amostragem de 181 decisões judiciais de São Paulo, e outras 84 de 16 Estados. Estes estudiosos não são os primeiros nem os únicos. O jurista gaúcho Lênio Streck há muito questiona o fazer judicial.

A neutralidade da justiça é tema esotérico. Alardeá-lo seria arriscar a harmonia social e a segurança. Poderíamos retornar à barbárie, quando os conflitos se resolviam individualmente, e vencia o mais forte, capaz de sustentar a pedra ou o tronco maior. E que fosse mais o mais ágil para atacar antes de ser atacado. Nestes tempos, em que os conflitos são administrados pelo Estado, só ele tem legitimidade para dar a pedrada ou a paulada, depois de ter sido convencido por uma das partes.

O convencimento do Estado se opera pelo “processo”. Nele, o conflito da realidade é reconstituído em palavras. Assim, o juiz, que não participou do fato, o enxergará como em um espelho. No processo, a realidade transforma-se em reflexo, a história faz-se estória. Quem melhor domina esses segredos tem mais chances de convencer o juiz. Em linguagem técnica, a história é chamada de “verdade real” e a estória é chamada de “verdade formal”.

Transformar história em “estória” custa. Primeiro, contratar um especialista, um advogado, com maior ou menor experiência em espelhos e estórias. E os honorários serão diretamente proporcionais. Depois, será preciso juntar provas certas e bem vesti-las para a justiça. Prova mal vestida é prova mal vista. Mais dinheiro. Sem ele, ao menos em 45 % dos casos, provavelmente você perderá a causa.

Quem andava desconfiado de que um rico tinha menos chance de ser condenado, agora tem argumentos. Mas isso não é motivo pra perdermos a fé nas instituições. É conselho. Antes de desafiar a justiça agindo contra a lei, o melhor é ganhar muito dinheiro honestamente. A desculpa “eu não sabia” não cola mais.

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


APESAR DE TUDO, SORRIA!, por Airo Zamoner.

Superando os limites, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos