Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Chico Lopes


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A VOLTA DE PAUL VERHOEVEN, ADAPTAÇÃO FALHA E O ESPLENDOR CÔMICO DE BILLY WILDER

por Chico Lopes *
publicado em 20/08/2008.

BOA HISTÓRIA NÃO DISPENSA APELAÇÕES - Paul Verhoeven, diretor holandês famoso por filmes rodados nos EUA como Instinto selvagem, O vingador do futuro e Robocop, está de volta às locadoras com o sucesso A espiã (The black book) e, para muitos críticos, o filme é a sua reabilitação, depois de sucessivos fracassos norte-americanos como O homem sem sombra e Tropas estelares, que o fizeram retornar à sua terra natal, de onde havia saído já com fama.

Diretor talentoso ele sempre foi, de fato, mas depende muito do gosto (e do grau de civilidade) de cada espectador o que achar de seus filmes, já que abusa da violência e do sexo e sempre teve detratores e admiradores na mesma proporção - suas tintas grotescas às vezes beiram a genialidade, às vezes degeneram em puro abuso. E com A espiã, co-produção Holanda/Alemanha de 2006, a bem da verdade, não se pode dizer que ele tenha mudado muito.

É a história da judia Rachel Stein, cantora de cabaré que, na Holanda, se refugia do nazismo na casa de uma família cristã que a trata mal e depois tenta uma fuga paga com a própria família e outros judeus. Mas, não era nada mais que uma cilada - os nazistas matam e pilham todos, só ela conseguindo mergulhar num rio e escapar. Entra para a Resistência e, devido à beleza, é feita espiã, a pedido de um chefe, Hans, com quem tem um namoro. Sua infiltração entre as hostes alemãs se dá devido à atração sexual que exerce sobre um comandante, mas não terá um só momento de alívio porque, enquanto ela atua por um lado, por outro a Resistência possui algum agente duplo sabotando os planos. O filme evoluirá numa alternância entre thriller e melodrama, com todas as reviravoltas, o suspense e as surpresas (de identidade) do gênero. Ninguém pode reclamar: é eficiente, tem boa fotografia, bons atores e funciona muito bem dentro daquilo a que se propõe.

O mau gosto de Verhoeven, no entanto, dá as caras no intolerável banho de fezes da heroína, chupado diretamente do banho de sangue de porco sofrido por Carrie em "Carrie - a Estranha" de Brian de Palma. E há uma cena de que poderíamos ter sido poupados - a do chefe nazista Franken desfilando em nu frontal, repulsivo, desinibido e mandão, entre a espiã e a amante dele, uma holandesa oportunista. Também a heroína pinta seus pêlos púbicos de louro, numa cena muito comentada.

Essas coisas não parecem senão ingredientes apelativos com que Verhoeven esperava, na certa, tornar mais polêmico e escandaloso o seu filme que, de resto, segue o esquema manjado de história da Segunda Guerra Mundial feita com competência - experimentado, sabe que o espectador fará a fama da produção é a partir dessas visões lastimáveis. Mas a atriz Carice van Houten é um achado - muito bonita e talentosa, segura a história toda com garra e dignidade admiráveis. E outro ator digno de nota é Sebastian Koch, alemão, que interpreta o amante nazista de Rachel. Ele também pode ser visto como o dramaturgo vigiado pela Stasi no alemão "A vida dos outros". Koch, tal como Carice, tem um charme que o predestina a uma carreira de maior fôlego internacional, se quiser.

O AMOR APÁTICO DE MIKE NEWELL - "O amor nos tempos do cólera", romance de Gabriel Garcia Marquez que foi best seller no Brasil, em adaptação dirigida por Mike Newell, também já anda pelas locadoras, e deverá ser bem locado, pela aura de prestígio da produção.

Mas quem o procurar esperando encontrar o livro de Marquez bem adaptado terá razões para ficar irritado. O filme não encontrou o tom do escritor de modo algum. Tem méritos, porém, e dois dos maiores cabem a dois brasileiros: Antonio Pinto, que compôs a bela trilha sonora, e Affonso Beato, que fez a fotografia. O elenco é multinacional e tem seus acertos, mas achei a atriz italiana Giovanna Mezzogiorno, que interpreta Firmina, apenas bonita, nada passional e intensa como o personagem pediria. A nossa glória nacional, Fernanda Montenegro, tem um bom papel, o da mãe do herói, mas não brilha como seria esperado, na certa por falha da direção. O pai de Firmina, vivido por John Leguizamo, está muito mal caracterizado, bem como é fraco o ator que faz Florentino jovem (parece um daqueles inúmeros bonitinhos descartáveis que estréiam em telenovelas brasileiras e desaparecem sem deixar rastros). Há pontas curiosas, como a da bela Laura Harring, a estrela morena do grande "Cidade dos sonhos", de David Lynch. Fica difícil reconhecê-la, porque parece uma latina mais para gorducha, sem um pingo do glamour que esbanja no filme de Lynch.

Na verdade, o filme só cresce e ganha interesse é em seu miolo, quando o atorzinho que faz Florentino jovem desaparece e surge Javier Bardem. Só ele mesmo salvaria as coisas - consegue ser insinuante, malicioso, cafajeste e romântico e tudo que Florentino tem que ser. É o verdadeiro representante de Garcia Marquez na produção - ele sim entendeu o que tinha de ser feito. Mas o diretor inglês Newell não, tanto que o final do filme, com aquele barco, parece um involuntário comentário irônico sobre o conjunto: a produção ficou meio à deriva. E poderia terminar daquele jeito ou de outro, porque, a esta altura, já se esvaziara em interesse.

A fotografia e o figurino e a reconstituição de época funcionam bem, a música envolve e Javier Bardem vale a locação. Mas, não é o que se esperava.

BILLY WILDER EM ESTADO DE GRAÇA - Em matéria de amor, prefira um clássico, que pode ser encontrado em locadoras que não têm preconceitos cretinos do tipo não dispor de filmes em preto e branco em suas prateleiras. O clássico é Amor na tarde (Love in the afternoon), de 1957.

Por razões que acho obscuras, é um dos filmes mais saborosos e menos vistos do grande Billy Wilder. Há quem avente que a história é deprimente e cínica, por mostrar Gary Cooper cinqüentão, envelhecido (ele estava magro e doente, e morreria poucos anos depois dessa filmagem), apaixonado por uma Audrey Hepburn que parecia muito jovem, jovem demais para ele. A crítica Pauline Kael, por exemplo, escreveu que estava na cara de Cooper o constrangimento por interpretar um papel daqueles. Mas foi exagero - dela e de outros comentaristas.

Porque Cooper está apropriado como sedutor maduro, ainda que fotografado com filtros e indulgências. Ele é americano milionário, Frank Flannagan, famoso como Don Juan cosmopolita, que está em Paris, e é vigiado por um detetive particular especializado em flagrantes de adultérios. O detetive é Maurice Chevalier. Que ator! Ele, na verdade, acaba tendo o grande papel masculino do filme, por sua graça, verve, malícia e classe. É pai de uma garota, Ariane, que estuda violoncelo. Ouvindo conversas e mexendo em arquivos, ela descobre que ele está à caça de Flannagan, e, pelas fotografias, o acha muito charmoso, e decide preveni-lo quanto a um marido que pretende matá-lo, flagrando-o com sua esposa num quarto do Ritz.

A especialidade de Flannagan é "executar" mulheres casadas ao som da valsa "Fascinação" executada por um quarteto de músicos ciganos que leva consigo por toda parte. É um absurdo, mas rende comicamente. O filme tem uma elegância e uma malícia indescritíveis - de um diálogo inteligente salta-se para um diálogo inteligente, tudo tem interesse, tudo evolui com uma inteligência visual a toda prova, tudo palpita, e, embora seja longo, ninguém percebe o tempo passar e nem se reclama de nada. Um prodígio: uma comédia romântica que consegue de fato fazer rir e sonhar. Há quanto tempo não se vê isso? As comédias de hoje em dia dão raiva - que sejam bobas, isso se perdoa (grandes filmes de Hollywood foram, em essência, bobagens), mas o imperdoável é que são chatas, não fazem rir de modo algum.

Confesso que, para mim, esse Wilder, que eu também não conhecia bem, foi uma descoberta. O filme reluz e, embora tenha a trilha sonora e outras referências muito datadas, é tão irônico e sedutor que sua atualidade é incontestável.


Sobre o Autor

Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.

Mais Chico Lopes, clique aqui


Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG

Email: franlopes54@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Do Código e Lacre, por Rubens Shirassu Júnior.

Antologia, para que serve?, por Douglas Lara.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos