Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Cagona

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 05/04/2008.

"Eu quero que morra quem está me criticando. É tudo cagão."
Ziraldo Pinto, credor e merecedor de milionária indenização política


Deus que me perdoe se não for verdade que admiro o Ziraldo e a família dele inteirinha: artistas; talentos; sucessos. Agora vem cá: hum milhão? Fala sério. Não só Ziraldo é um bem-sucedido, como um bem-sucedido que trabalha pro governo, faz logomarcas oficiais e cartazes a torto e a direito, bom pra ele que tem talento e a sorte de ser bem relacionado com seus ex-pares todos ex-vítimas de Geisel e seus afins, todos por cima da carne seca que de seca não tem mais nada (e se considerando, quem sabe, merecedores de qualquer abuso do bem-bom devido a seu passado tão sofrido). Bom pra eles e que isso lhes baste. Agora vem cá: hum milhão assim, de graça? E dinheiro seu, meu, nosso? Peraí. Se me calei até hoje foi mesmo por ser cagona, taí, admito: não queria me meter nisso. Mas agora estou que não me agüento.

Ziraldo reclama que nunca fez um tostão com o Pasquim, e que nunca, coitado, vendeu um anúncio da revista "Bundas". Ora, gente. Tell me about it. Esta Bundas que eu saiba é bem pós-ditadura, lançada com "extraordinário sucesso" em julho de 1999, e se acabou-se em fracasso comercial a culpa é de quem a editou do jeito que pode e quis, aliás: por que este assunto agora?

Fracasso como artistas e empresários somos quase todos neste país, bem, quase quase todos. Vítimas da ditadura, isso sim, somos todos, os da minha geração, os da que veio antes dela e até depois dela, sofrendo com o atraso, com a pobreza, com a tradição perene do conchavo, herança brasileira maldita. Vou reclamar pro bispo?
Pois se Ziraldo tem direito incagonável ao seu milhão, sugiro que o governo brasileiro indenize, um por um, a todo cidadão vivo e nascido antes de 1978 (quando a fera começa a se cansar), por ter sempre sofrido e ter o sofrido destino de ser nascido neste Brasil de excessos e negociatas. Fala sério.

Um dos contemplados se considera legítimo merecedor da bola apesar de ter sobrevivido e construído carreira. Seu irmão arquiteto não teve a mesma sorte: não suportou a pressão e se matou. Taí. É isso mesmo. Fora os que foram mortos e torturados e traumatizados a ponto de ter a vida inteira imobilizada - e olhem que mesmo assim já não tenho tanta certeza sobre indenizações em dinheiro - cada um que se vire como pode com as injustiças desta vida. É o que eu faço. É o que todo mundo faz de um jeito ou de outro: toca em frente do jeito que dá.

Se houvesse mesmo justiça, e um pingo vergonha na cara, cada um desses anistiados-milionários-que-não-precisam-disso deveria abrir mão de sua fortuna recente em benefício da pátria amada faminta Brasil, não é mesmo? Pois é. Nem sonhando.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Frye e as raízes da cultura judaico-cristã, por Adelto Gonçalves.

Complexo de vira-lata, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos