Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Painel Internacional de Mudanças Climáticas

por Efraim Rodrigues *
publicado em 02/02/2007.

O grande assunto da semana é a reunião do IPCC na França, onde estão reunidos os melhores pesquisadores mundiais em clima. Entre os brasileiros, estão alguns amigos pesquisadores que são como eu quero ser quando crescer.

Naturalmente, com esta quantidade de notáveis juntos, a mídia acorre ansiosamente, atrás de algum grande fato. Vamos morrer todos na semana que vem ? Os mares vão subir um metro ?

Sim, há grandes mudanças climáticas já ocorrendo, e outras ainda piores nos esperando nas próximas décadas, mas a contribuição dos pesquisadores neste assunto já passou.

Em 1957, Roger Revelle publicou um artigo dizendo que os oceanos não absorveriam os aumentos da quantidade de gás carbônico na atmosfera.

Posteriormente, a realidade mostrou que ele estava certo. Tudo o que nós precisamos conhecer sobre o assunto, já estava lá.

É natural que os pesquisadores tentem superestimar a importância do que fazem. Assim somos todos nós, motoristas de ônibus, surfistas e vendedores de seguros. Infelizmente, é improvável que os resultados do IPCC tragam alguma grande novidade. A situação é gravíssima, e precisamos agir. A reunião do IPCC vale muito mais pela mídia que atrai, do que pelas conclusões.

A mídia até que tem feito sua parte, martelando e martelando as mesmas coisas. No final do ano passado, uma grande revista até publicou matéria de capa sobre sete idéias descabidas para conter o desequilíbrio do clima. Descabidas porque todas envolvem enormes somas de dinheiro que ninguém vai querer pagar, e imprevisibilidade de resultados.

A salvação de nosso planeta não está em descobrirmos cada vez mais detalhes sobre a mudança climática. Nossa salvação está em conseguirmos agir juntos para criar tecnologias que nos permitam viver bem com menos energia.

Nós estaremos no bom caminho quando criarmos um câmbio automático para bicicletas, que aumente nossa eficiência, um celular a manivela e computador a pedal. Estaremos bem quando o esgoto em seu caminho tubos abaixo, tocar uma turbina para gerar energia. Precisamos pagar preços menores para aquecer a água com energia solar, assim como gerar energia elétrica. Estaremos bem quando levarmos uma bateria para a academia, e a carregarmos com nosso esforço físico. A condição para que estes produtos apareçam está nos hábitos de consumo de cada um, e nós compramos o que valorizamos.

Não se iludam com o IPCC, nem com uma constelação de espelhos colocados a meio caminho do sol. São suas compras que decidem como será o clima nos próximos 100 anos.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Novo contista na praça, por Ronaldo Cagiano.

ENTREVISTA EXCLUSIVA =>>> RACHEL JARDIM fala de sua vida literária: “sou um duende mineiro”, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos