Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rodrigo Capella →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Mercy bocu: adeus Brasil
por Rodrigo Capella
*
publicado em 12/01/2008.
O bom de se fazer viagens internacionais é que, logo ao entrar no avião, se ganha uma infinidade de revistas com ótimo conteúdo ilustrativo. Ah! Como eu gosto disso: virar as páginas desses periódicos e ver belas imagens, principalmente de mulheres loiras e gostosas andando e se mostrando na praia. Isso é tudo de bom. As mulheres foram feitas para serem admiradas e contempladas. De sorriso lindo no rosto, jeito meigo e andar cativante, elas, as mulheres, encantam e desencantam.
Mas, ao entrar na aeronave, eu queria somente brincar, viver um personagem rebelde e desgostoso com revistas. Assim como sempre fazem os ricos, recusei de bate pronto todos os malditos periódicos que me foram oferecidos. Não que eu nadasse na grana - como o tio Patinhas -, mas naquele momento eu queria esbanjar dinheiro, nem que fosse dentro de um avião rumo á cidade da Torre Eiffel.
Essa rebeldia toda durou apenas cinco minutos. O tempo suficiente para eu ir atrás da aeromoça e requisitar um exemplar da RSVP e da Men`s Health, duas publicações que não só folheio, mas gosto de ler com atenção. Na RSVP, encontro uma matéria chamada "É isso aí, bicho!". O texto começa assim: "Em ao menos um aspecto São Paulo é a cara de Paris: aqui, tanto quanto lá, cachorros são reis".
Essas palavras fizeram-me lembrar de Brutus, meu yorkshire brincalhão e sapeca, a quem dediquei o meu livro "Como mimar seu cão" e que, nesse momento, estava do outro lado do Oceano, latindo de saudades. Virei as páginas e encontrei ótimas fotos de esculturas. Aliás, eu adoro esse tipo de arte e, em Paris, teria a oportunidade de visitar o Museu Rodan, do qual tive ótimas referências.
Troquei de revista e na Men`s Health encontrei uma matéria muito chamativa: "Você será careca?". Sim, vou ficar careca, tenho certeza disso! Mas, é engraçado ler dicas que nunca colocaremos em prática, como, por exemplo, "nunca perca a calma". Eu estou calmo! Eu estou calmo!!
Mais adiante, nessa mesma revista, encontrei uma matéria sobre sexo. Ah! Eu adoro sexo. Essas matérias trazem as únicas dicas que realmente colocamos em prática: "diga o que a mulher quer ouvir e a palavra final será sua - na cama". Joguei as duas revistas na poltrona do lado e pedi mais uma, chamada América Economia, repleta de números e de expectativas para 2008.
Logo nos primeiros textos encontrei algo que me interessou: "em abril de 2008, os paraguaios irão novamente às urnas escolher seu novo presidente". Hum... Muito bom... Vão decidir quem será o líder dos vendedores de muamba. Ainda bem que eu estava indo para a França. Lá, pelo menos, a muamba é vendida em Euro e a sacola plástica é substituída por sacolas de pano. É, por isso, que Paris é a capital da moda. No Brasil, São Paulo é rodeada pelo Rio Tietê, na França, Paris é rodeada pelo Rio Sena. Sentiu a diferença?
Lendo mais uma reportagem, deparei-me com um comentário sobre a boneca barbie: "quem compra uma boneca barbie está longe de saber que o plástico e o cabelo provêm de Taiwan e Japão". Que coisa chata. Aliás, a globalização toda é chata. Para o Brasil, só vai a parte ruim da Europa, a parte boa fica.
Finalmente, após ler bastante, o avião aterrisou no Charles de Gaulle Aéroport, bem diferente dos aeroportos brasileiros. A começar pela estrura: você pode alugar uma vaga no estacionamento dando apenas alguns cliques pela Internet, as crianças tem direito a um amplo espaço de lazer e os adultos a uma massagem relaxante. No Brasil tem isso? Eu simplesmente desconheço.Ah! E as crianças têm até um mascote: Gustavo, uma mini Torre Eifell, em forma de desenho. Muito boa idéia!
Inovações a parte, a hora de retirar as malas me assustou bastante. Fiquei parado quase uma hora na frente da esteira e nada acontecia. Ninguém veio dar um aviso, niguém se mexia de lá. Muito tempo depois, as malas vieram e me dirigi até a Alfandega, quando exebi, pela primeira vez, o meu passaporte italiano e fui muito bem recebido em Paris. É claro que se tivesse um tapete vermelho e uma banda tocando música brasileira seria melhor, mas ninguém é perfeito, nem mesmo a Alfandega francesa.
O tempo estava muito frio, frio demais. Com gorro e blusa de lã, caminhei pelas ruas francesas e fiquei admirado: a França realmente inspira! E me inspirará nas próximas semanas.
Sobre o Autor
Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.Mais informações: www.rodrigocapella.com.br
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Sugestões gratuitas, por Gabriel Perissé.
Leituras em 2006: um esboço de retrospecto, por Chico Lopes.