Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O grande e o pequeno

por Efraim Rodrigues *
publicado em 09/11/2007.

Um supermercado do Paraná passa a vender sacolas reutilizáveis. No mesmo estado, o governo se alia à iniciativa privada, para recolher e reciclar o óleo de fritura. São duas notícias boas, ótimas. Economizando sacolas plásticas, economizamos petróleo e depois temos que lidar com menos lixo na natureza. Reciclando o óleo de cozinha, temos o benefício do detergente, sabão, massa de vidro, adubo que resultam dele, e que consumiriam recursos naturais se produzidos de maneira convencional, e temos também o benefício de não lançar este óleo na água.

Agora, vamos às noticias planetárias;

Um artigo no New York Times da sexta-feira mostra que estamos vivendo a primeira crise de demanda do petróleo. Ou seja; estamos consumindo mais e mais, e o petróleo que dispomos é finito. Por isso os preços só sobem, e por isso também que as ações da Petrobrás subiram 14% na quinta feira, empurradas pela descoberta de um campo maior do que a soma de tudo que já se descobriu no país. O feito é tão importante, que o governo colocou Dilma Roussef, sua virtual candidata, para anunciá-lo.

Em nossas casas conseguimos administrar os pequenos e os grandes fatos para que não se choquem. Se você perdeu o emprego, sua ida à padaria se resume a pão e manteiga. Já em nosso planeta as grandes notícias são de Marte, e as pequenas de Vênus.

Se nosso país fosse governado por uma dona de casa, a seguinte notícia seria dada em meio ao jantar com toda a família Silva presente;

- Encontramos um tesouro no porão. Ele vale muito agora, mas vai valer muito, muito mais no futuro. As contas estão pagas, temos até dinheiro sobrando. Por isso, iremos deixá-lo onde ele está. Se agora ele pode nos deixar um pouco mais ricos, no futuro ele nos deixará muito mais. Nosso vizinho de cima, o John Smith, fez isto com os tesouros que encontrou em seu porão.

Não é sano fazer planos em um país onde o Orçamento da União é provisório, e a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira é definitiva. Muito menos que planejar, eu sonho com o avanço das tecnologias de uso inteligente deste tesouro que é o petróleo, estimuladas por seu preço alto. Sonho que o país pense a logo prazo, atrasando a exploração da Bacia de Santos.

Mas se alguém me acusar de ter dito isto, eu nego tudo. A vida em um hospício deve ser terrível.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


LÍNGUA E LITERATURA, por André Carlos Salzano Masini.

Fantasias de Bartolomeu, por Terezinha Pereira.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos