Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Carla Coelho →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
“Elas ocuparam as redações”: Mulheres estão presentes em todas as áreas profissionais
por Carla Coelho
*
publicado em 09/11/2007.
Ao analisar o papel das mulheres nas redações ocupando os espaços que anteriormente era apenas dos homens é possível delinear as transformações que aconteceram na sociedade, de uma forma bem mais ampla, nos últimos tempos.
As organizadoras da obra, Alzira Alves de Abreu e Dora Rocha, reuniram o depoimentos de dez mulheres jornalistas que marcaram e marcam presença na comunicação nacional e conseguiram provar que a partir de 1970, assim como em outras áreas, a mulher começa a galgar postos nas redações de todo o Brasil.
Foi possível também avaliar que o nível de escolaridade das mulheres é superior ao dos homens e que a diferença dos salários entre homens e mulheres, ocupando os mesmos cargos, vem caindo progressivamente.
Por se tratar de uma profissão que por muito tempo foi predominantemente masculina, as mulheres só passaram a ser comumente vistas nas redações após a obrigatoriedade do diploma. O jornalismo é também apontado como uma profissão de prestígio. O status de jornalista é considerado elevado em relação a outras profissões.
O que se vê hoje são mulheres dominando as redações. Atuando desde as editorias de moda, saúde e cultural, até as editorias de economia, política e polícia.
O jornalismo está se tornando cada vez mais uma profissão feminina. Mas nem sempre foi assim - para se afirmar na profissão, as mulheres tiveram que enfrentar preconceitos dentro e fora das redações. Alice-Maria, Ana Arruda Callado, Cláudia Safatle, Dora Kramer, Eleonora de Lucena, Eliane Cantanhêde, Fátima Bernardes, Lilian Witte Fibe, Míriam Leitão e Tereza Cruvinel mostram como as mulheres enfrentaram esse desafio e modificaram para a melhor o jornalismo praticado no país. Este livro não documenta apenas o crescimento da presença feminina na imprensa brasileira - ele mostra, com seguidos exemplos, por que isso aconteceu. O livro traz os seguintes temas - Elas ocuparam a imprensa; Mulheres nos jornais - Ana Arruda Callado, Eliane Cantanhêde, Míriam Leitão, Dora Kramer, Tereza Cruvinel, Cláudia Safatle, Eleonora de Lucena; Mulheres nos telejornais - Alice-Maria, Lilian Witte Fibe, Fátima Bernardes.
Sobre o Autor
Carla Coelho: Carla Coelho é pós-graduanda em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela mesma Universidade e especialista em Jornalismo Cultural e Editoras, pela Universidade do Livro - Editora Fundação Unesp. Atuou como assessora de imprensa e membro do conselho editorial da Editora Vozes por mais de quatro anos, tendo participado como coordenadora da programação cultural e visitação escolar da I, II e III Bienal do Livro de Petrópolis Região Serrana, além de ter organizado eventos como o III e IV Educserra da Universidade Católica de Petrópolis e a I e II Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá.Como repórter da TV Cidade Imperial elaborava pautas, fazia a produção, execução e edição das matérias para o "Jornal das Sete". Na Rádio ONG Viva Rio assumiu a editoria de cultura como voluntária e atuava desde a elaboração das pautas até a locução propriamente dita. Para o Jornal Folha A Cidade, de Campos dos Goytacazes, escrevia periodicamente para o caderno de cultura. Atualmente é a jornalista responsável pelas ações da Comunicação Livre, empresa de Petrópolis/RJ que atua nos campos da Comunicação e do Marketing. Petropolitana, a jornalista além de apaixonada por livros e leitura é amante da Cidade Imperial e de suas belezas naturais e históricas.
Contato:
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Cuba está na moda, por Manoel Hygino dos Santos.
O DEMÔNIO E O ELEITO, por Airo Zamoner.