Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Vê se te enxerga !
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 05/08/2007.
Quando eu comecei nisto, pouco depois do século 19, a coisa era feita com papel vegetal, lápis e planímetro. Usar uma imagem de satélite era assunto para várias dezenas de milhares de dólares.
Na década de 90, os programas se simplificaram, e passaram a rodar em computadores pessoais. Para nós, foi muito importante um programa (SPRING) criado pelo INPE e distribuído gratuitamente. Em nenhum outro país do mundo, as pessoas podem baixar de graça um programa como este. Lá fora, isto ainda é assunto para alguns milhares de dólares. Para completar o pacote, a partir de 2004, as imagens do Satélite CBERS, passaram também a estar disponíveis na Internet. Você entra no site, pede e em poucas horas tem as imagens de qualquer ponto do país, e ainda pode escolher a data.
Também em 2004, eu conheci um site chamado Keyhole. Nele havia o catálogo mais impressionante de imagens de satélite que eu jamais vi, simplesmente cobria o planeta inteiro, e de uso absolutamente intuitivo. Na abertura, você vê o globo terrestre e com seu mouse você roda e se aproxima. E se aproxima e se aproxima, até que está vendo sua casa, até seu carro, se tiver tido a sorte dele estar lá quando o satélite passou.
Tão animado quanto eu, ficaram os donos do Google, que compraram o site e aumentaram enormemente o catálogo de imagens. Hoje, mesmo cidades menores têm não só imagens com grande detalhe, mas também a possibilidade de sobrepor ruas, e até de ver fotos de alguns pontos mais importantes. Ele tem suas limitações, mas tem também a enorme vantagem de ser muito simples, e por isso ele tem popularizado o uso de imagens.
Todos têm a ganhar com isto. Em Londrina, até já descobriram desmatamento ilegal com Google Earth. Muito melhor, é o DETER, o sistema de detecção de fogo, do INPE, que está detectando focos de incêndio na Amazônia, e disponibilizando pela Internet. Ainda que esta transparência na divulgação dos dados não tenha trazido o resultado que se espera (todos os focos investigados no campo), a médio prazo, este amplo acesso irá gerar a exigência política de que algo seja feito.
A visão do seu ambiente está ao alcance do seu mouse, e mais fácil do que nunca. Só não se enxerga, quem não quer.
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Adeus, Lênin!, por Ademir Pascale Cardoso.
Eu te disse mamãe Rose, por Cláudio Márcio Ribeiro Portela.