Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Sabine Kiefer


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O show do Brasil!

por Sabine Kiefer *
publicado em 29/06/2006.

Nunca vou esquecer esta situação, na terça-feira passada. A cidade de Colônia estava ocupado! 60 mil ingleses e 25 mil suecos assistiram ao jogo das suas selecões, ou no estádio ou num dos telões colocados no centro. A cidade estava dividida. No centro os ingleses. No oeste, os suecos. Mesas carregadíssimas de chopes, ingleses apenas vestidos com uma calça e uma bandeira inglesa no pescoço, cantando sem parar um forte „God save the Queen“. E uma presença forte de policiais.

A Copa é uma grande festa de confraternização, adquirindo o tom das nacões jogando. O inglês um pouco „cru“, mas tumultos maiores, não houve, Graças a Deus! Dois dias mais tardes: uma docura! Já deu para ver no primeiro jogo da seleção brasileira, assisti na festa de torcedores. Os croatas, antes do jogo tinham balançado ao ritmo de samba – um grupo animou. Logo depois do apito inicial formaram um grupo definido num canto da festa.
Os brasileiros não. Misturam se logo, fazem amizades. Se eu tivesse de dizer porque viajo ao Brasil, há vinte anos, uma razão seria a minha admiração por essa leveza de fazer amizades. E não só eu! Se fizer uma pesquisa, para quem os alemães torcem (obviámente exceto da própria seleção), o resultado seria bem claro: Para os brasileiros.

Assim não foi muito surpreendente achar muitos alemães no barzinho brasileiro assistindo o jogo contra Japão. Depois do apito final apenas o som aumentou. A festa já começou a rolar depois do primeiro gol do Ronaldo. No caminho para casa, ainda curiosa, dei uma olhada na festa de torcedores no Centro da Cidade.

- Soccer é legal, soccer é legal – brasileiros e australianos, duma maneira geral uma multidão bem amarela, estavam cantando, e no meio, um kanguru de plástico balançando.

Mas há pelo menos uma pessoa triste nestes dias, minha irmã Alice. Ela tem amigos de coração no Japão, assim como eu tenho em Blumenau.

Sobre o Autor

Sabine Kiefer: Sabine Kiefer, alemã, nasceu em 1962 em Colônia, onde ficará nossa Seleção durante a Copa. É formada em antropologia cultural, português e economia. Esteve no Brasil pela primeira vez em 1986 quando desenvolveu sua tese de mestrado sobre o fundador da cidade de Blumenau/SC. Esteve inúmeras vezes e por longo tempo em Santa Catarina. Tornou-se uma grande admiradora do nosso país. Sua visão desde a Alemanha é muito interessante. Hoje trabalha em uma emissora de rádio de Colônia, Alemanha.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Tamanho é documento, por Efraim Rodrigues.

Raúl Gonzalez Tuñon, UN POETA PLURAL, por Zaide Moz.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos